A Hyundai CAOA retornou ao topo do ranking de qualidade em Vendas, divulgado pela consultoria J.D. Power, em estudo que mede a Satisfação dos Clientes nas Concessionárias durante o processo de compra de veículos novos, analisando fatores como: negociação, processo de entrega, vendedor, instalações e test drive.
A pesquisa Sales Satisfaction Index foi realizada entre dezembro de 2017 e novembro de 2018 e a Hyundai CAOA atingiu 871 pontos, saltando da segunda colocação alcançada no ano passado para a primeira neste ano.
O Sales Satisfaction Index StudySM, divulgado pela J.D. Power, é baseado nas avaliações de 4.630 proprietários de veículos novos no Brasil entre 1 a 12 meses após a compra.
O estudo realiza uma análise da experiência de compra e entrega de veículos novos e verifica a Satisfação do Cliente. A Hyundai CAOA esteve presente entre os três primeiros colocados em todas as edições, desde que foi iniciada a divulgação do ranking: 1º lugar em 2014 – dividindo o posto com a Toyota, 3º lugar em 2015, 2º lugar em 2016, 1º em 2017, 2º em 2018 e retornando à 1ª colocação em 2019.
Segundo o Diretor Executivo Comercial da CAOA, Anselmo Borgheti, “esta presença constante da Hyundai CAOA nas primeiras colocações demonstra a consistência dos processos desenvolvidos para todas as etapas de comercialização do veículo, assim como o engajamento de toda equipe comercial na implementação e melhoria continua dos quesitos inseridos no processo de Vendas”.
O presidente da CAOA, Mauro Correia, ressalta que a capacitação e treinamento da equipe são complementados com uma estrutura totalmente voltada para o conforto e conveniência de nossos clientes.
“Realizamos, exaustivamente, análises e um acompanhamento completo sobre a Satisfação dos nossos Clientes, buscando, sempre, superar as expectativas destes Consumidores desde o primeiro momento em que visitam nossas lojas, até o momento da entrega do veículo. Da mesma forma, temos um impecável cuidado com nossas instalações e uma altíssima qualificação e treinamento constante de nossas equipes, com isso garantimos não só o alto nível de qualidade, mas a continuidade destes processos e adequação à toda nossa Rede”.
A lista de satisfação das montadoras de volume demonstra o quanto os clientes estão satisfeitos com seus veículos, desde o momento da compra até o pós-venda. Foram avaliadas 16 marcas, tendo uma média de 839 pontos de satisfação se juntadas todas as marcas.
A líder deste segmento de marcas foi a Hyundai-CAOA, divisão de veículos da marca sul-coreana como Elantra, Tucson e Santa Fé, com impressionantes 871 pontos, números estes que poderiam colocar a marca no top 3 das marcas de luxo em satisfação. Em nível de comparação, a Hyundai Brasil (veículos como a linha HB20 e Creta) está em sétimo lugar com 846 pontos, 25 abaixo da linha importada.
Logo em seguida, vêm a já esperada montadora japonesa Honda com seus 859 de pontuação, 5 a mais que os 854 da arquirrival Toyota. Mas a grande surpresa vem logo completando o Top 3 com a francesa Peugeot, com os mesmos 859 da Honda, lembrando que a outra marca francesa a estar na lista (Citroen em 11º) está a 31 pontos atrás da Peugeot.
Mesmo estando com a Hyundai no topo da lista, a mesma CAOA está amargando a lanterna desta lista com a CAOA-Chery, com míseros 771 de pontuação devido a desconfiança da população e a falta de peças que a tempos assombra os veículos chineses.
A pesquisa J. D. Power, divulgada neste ano de 2019, marcou também a estreia da marca CAOA Chery entre as empresas pesquisadas. Durante o período do estudo, a pesquisa contemplou apenas uma pequena amostra de veículos Tiggo 2 e não incluiu os últimos lançamentos da marca, como Arrizo 5, Tiggo 5X e Tiggo7, e as novas e modernas lojas inauguradas pela parceria CAOA Chery. Com isso, a expectativa de crescimento no ranking da consultoria da pesquisa que será divulgada no próximo ano torna-se ainda mais positiva, mesmo assim, esta primeira participação no estudo atual deixou claro pontos muito positivos na performance de nossos consultores.
Outro motivo pelo qual a CAOA Chery já aponta um grande potencial de crescimento é que entre as pessoas que deixaram de comprar, os índices da marca foram os melhores na atual edição da pesquisa, indicando que os pesquisados poderão considerar a CAOA Chery em uma futura compra.