Inovação com o novo MINI Clubman

A marca inglesa Mini sempre teve um estilo único e charmoso que chama atenção por qualquer lugar do planeta onde estiver. Suas linhas são clássicas e exclusivas, sendo praticamente impossível confundir qualquer veículo da Mini com qualquer outro, mesmo que de longe.

Vídeos
2 semanas atrás
Inovação com o novo MINI Clubman

Seguindo este mesmo estilo de inovações, a montadora inglesa pertencente à BMW lançou a versão 2019 do modelo Clubman com inovações suficientes para fazer do modelo um verdadeiro compacto de luxo, se destacando entre seus concorrentes com tamanha facilidade

Sobre o Mini Clubman

O Mini Clubman que conhecemos nasceu da vontade da marca inglesa de criar um veículo que servisse como uma variante do Mini Cooper, porém com algumas alterações tanto em seu visual quanto na parte mecânica.

Mas seu nome é mais antigo do que se imagina, surgindo nos anos 70 como o nome dado ao facelift do clássico Mini. O nome foge um pouco com a tradição da marca pois os modelos da Mini no estilo wagon eram chamados de Traveler ou Countryman, nomes estes que a BMW não possuía direitos de uso, enquanto o nome Clubman era de propriedade da marca.

Morris Mini Minor Traveller - 1966 (foto: wikimedia)
Morris Mini Minor Traveller – 1966 (foto: wikimedia)

Feito isso, em 2007 a primeira geração do Clubman foi lançada cumprindo bem a tarefa de ser uma variante do Cooper com 5 portas. Sua frente era idêntica a do Cooper, sendo possível os diferenciar pela traseira, visto que o Clubman possuía um visual bem mais quadrado e as colunas B e C seguindo este estilo mais conservados. Os motores utilizados eram os 1.6 (do Cooper comum), 1.6 Turbo (Cooper S) e 1.6 diesel fabricado pela Peugeot, ambos os motores com opção de câmbio manual ou automático, ambos de 6 velocidades.

O tempo passou e o veículo realmente estava precisando de uma reformulação tanto em seu design quanto em sua mecânica para poder acompanhar os rivais que estavam crescendo nesse segmento.

Foi então que no Salão de Genebra de 2014 foi apresentado um modelo chamado F54 que, um ano depois, no Salão de Frankfurt, serviria como base para a segunda geração do Clubman, sendo este completamente renovado, com linhas mais curvas e menos conservadoras, conseguindo levar de certa forma a esportividade do Cooper ao seu “irmão”.

Seu interior recebeu incrementos para ficar mais atual e a motorização também foi alterada, sendo os três novos motores de 1.6 4 cilindros em linha, 1.5 turbo com 3 cilindros em linha e o mais cobiçado 2.0 turbo com 4 cilindros em linha atrelados aos câmbios manual (6 velocidades) e automático (6 e 8 marchas). Vale lembrar que todo o conjunto mecânico foi desenvolvido pela BMW.

Mini Clubman 2019

Para o ano de 2019, a Mini preparou um facelift do Clubman para continuar destacando seu perfil estiloso e moderno no meio dos compactos premium que rivalizam com o mesmo.

MINI Cooper S Clubman
MINI Cooper S Clubman

MINI Cooper S Clubman
MINI Cooper S Clubman

Seu design possui traços elegantes, esportivos e principalmente exclusivos para suas dimensões, seus traços conquistam a atenção apenas em alguns instantes. Sua parte frontal recebeu uma grade frontal preta com um leve friso cromado, faróis de LED com função Matrix (detecta quando um veículo vem do outro lado e reduz a intensidade da luz até com que o sensor não detecte mais o outro veículo), faróis de neblina também em LED e as novas rodas de 16, 17, 18 ou 19 polegadas fazem o exterior do carro estar em perfeita harmonia.

MINI Cooper S Clubman
MINI Cooper S Clubman

MINI Cooper S Clubman
MINI Cooper S Clubman

MINI Cooper S Clubman
MINI Cooper S Clubman

Seu interior recebeu um novo volante esportivo Mini Yours e os bancos em couro na coloração Mini Yours Leather Lounge Carbon Black trazem a sensação de poucas mudanças em seu interior, sendo que na realidade o Clubman traz mais inovações tecnológicas do que estéticas, como por exemplo o sinal de 4G presente no veículo, chamadas de emergência com a localização do carro, multimídia inteligente e a conexão com o App Mini Connected App, que possibilita planejamento de viagens do dia-a-dia.

MINI Cooper S Clubman
MINI Cooper S Clubman

MINI Clubman
MINI Clubman

Como todos os veículos da Mini, a motorização não poderia ser esquecida no modelo 2019. O modelo One Clubman contará com um motor de 102 cv, One D Clubman com motor de 116 cv, o Cooper Clubman de 136 cv, Cooper D Clubman com 150 cv, os modelos Cooper SD Clubman e Clubman ALL4 com 190 cv e os motores mais fortes ficaram com a série S dos Cooper Clubman, com um motor de 192 cv.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?