Grande, forte e muito bonito, assim podemos começar a definir o novo Jeep Cherokee 2019, ele conta com um novo motor 2.0 turbo de injeção direta com 274 cv e 40,8 kgfm para otimizar a economia e minimizar as emissões, além do sistema Uconnect de quarta geração com Apple CarPlay, Android Auto e função de zoom com os dedos.
Como grandes novidades, o novo Jeep Cherokee 2019 – o SUV mais capaz de sua categoria – traz design renovado além de um moderno motor de 2 litros turbo com injeção direta, que melhora o desempenho e reduz os níveis de consumo de combustível e de emissões. Além disso, oferece maior conforto e conveniência, proporcionando a versatilidade de um carro de uso diário com um dinamismo surpreendente na estrada, graças à suspensão independente nas quatro rodas com alta rigidez torcional, três opções motores, sempre acoplados ao reformulado e eficientíssimo câmbio de nove marchas e mais de 80 itens de segurança ativa e passiva.
“O impressionante design premium e a adição do eficiente motor turbo de 2 litros tornam o novo Jeep Cherokee 2019 ainda mais atraente”, diz o chefe global da Jeep, Mike Manley. “Além disso, o novo Cherokee baseia-se em sua capacidade 4×4 e comportamento dinâmico refinado, vários novos atributos e motorizações e uma tecnologia atualizada perfeitamente adequada a consumidores em todo o mundo.”
Fabricado nos Estados Unidos em Belvidere, no estado de Illinois, o Jeep Cherokee chegará às concessionárias Jeep dos EUA ainda no primeiro trimestre de 2018 para competir no maior segmento de SUVs daquele país, o D-SUV (ou SUVs médios – para os padrões de lá), que supera os 2 milhões de vendas anuais.
O Jeep Cherokee 2019 exibe uma imagem completamente renovada. A maioria dos componentes estéticos mais destacados do SUV recebeu uma atualização profunda, desde a frente até a traseira, por meio do capô (que também ficou mais leve), faróis de LED, luzes diurnas, faróis de neblina. Na frente, o modelo também se distingue pela avançada tecnologia de iluminação. Os novos projetores frontais bi-LED integram as luzes diurnas (DRLs), formando um único elemento.
Atrás, o novo conjunto ótico exibe uma assinatura de LED homogênea, que envolve as lanternas de posição, e luzes de freio e as setas. Mais leve, a tampa traseira foi redesenhada, com a maçaneta mais elevada, para maior conforto de uso. Além disso, está disponível a função mãos-livres, que abre a tampa automaticamente quando se faz um movimento de chute embaixo do para-choque.
Por sua vez, a cabine atualizada do Cherokee 2019 recebeu um toque de elegância e frescor, mantendo a praticidade e o conforto. O hub de conectividade, com entrada USB e tomada de 110 volts, foi reposicionado para a parte traseira do console central, aumentando o espaço de armazenamento frontal, ideal para colocar telefones celulares e outros dispositivos.
Um dos motores mais avançados da indústria automotiva, o novo 2 litros de quatro cilindros em linha com turbo e injeção direta rende 274 cv e 40,8 kgfm é casado a um câmbio automático de nove marchas. Os benefícios deste novo motor incluem economia de combustível extraordinária com tecnologia Stop-Start (ESS), baixas emissões, ótimo desempenho em acelerações e retomadas e melhor dirigibilidade.
O novo motor de 2 litros conta com turbina de fluxo duplo (twin scroll) de baixa inércia, com válvula de alívio (waste gate) com atuação eletrônica, o que proporciona resposta excepcional e desempenho mesmo em terrenos difíceis. O turbo é montado diretamente no cabeçote para reduzir emissões e aumentar a durabilidade. Um circuito de refrigeração dedicado permite diminuir a temperatura do ar de admissão, do corpo do acelerador e da turbina.
Este motor faz parte da família de motores GME (Global Medium Engine) e exibe arquitetura de duplo comando variável de válvulas e sistema refrigerado de recirculação de gases de escape (C-EGR, por sua sigla em inglês). É a primeira vez que são usados conjuntamente turbo de fluxo duplo, sistema C-EGR, injeção direta central e refrigeração líquida independente para o ar de admissão, corpo do acelerador e turbina. Essa combinação de tecnologias permite atingir alto nível de desempenho e reduz o consumo de combustível.
Outras duas opções de motores muito eficientes estarão disponíveis no Jeep Cherokee 2019. São eles o Pentastar V6 de 3,2 litros com 271 cv e 33 kgfm e o Tigershark 2.4 MultiAir2 de 180 cv e 23,5 kgfm, sempre acoplados à transmissão automática de nove marchas.
O Jeep Cherokee 2019 se beneficia do novo software aplicado ao câmbio automático de nove velocidades TorqueFlite, que coloca ênfase especial no refinamento ainda maior. Além disso, há outras vantagens que vão desde arrancadas vigorosas até a suavidade para despejar a força em velocidades de estrada, sem falar da alta eficiência energética.
O novo Jeep Cherokee 2019 recebe a mais recente encarnação dos sistemas Uconnect, incluindo recursos fáceis de usar, poder de processamento aprimorado, mais rapidez para iniciar as funções e telas sensíveis ao toque de 7 ou 8,4 polegadas, com conectividade para Android Auto e Apple Car Play e função de zoom com os dedos, entre outros destaques.
O novo Jeep Cherokee foi projetado com mais de 80 componentes de segurança e proteção disponíveis. Para começar, 65% dos seus elementos foram construídos com aço de alta resistência. Os engenheiros posteriormente adicionaram diferentes elementos de segurança ativa e passiva, incluindo o sistema de estacionamento semi-autônomo ParkSense, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alarme de colisão frontal (FCW), sistema de alerta de mudança de faixa LaneSense, botão SOS, controle eletrônico de estabilidade (ESC), mitigação de rolagem eletrônica (ERM), monitor de ponto cego (BSM), controle de tráfego cruzado traseiro, câmera traseira ParkView com linhas dinâmicas e oito air bags de série.