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Jeep Wrangler tomba em um pequeno teste de colisão

Acontece que, quando a IIHS adquiriu um modelo para realizar o teste de um impacto frontal ao se chocar com uma parede pegando a lateral do carro, em uma velocidade de 65 km/h o não apenas destruiu a sua frente por completa como também saiu capotando até parar na parede, um resultado muito infeliz para o modelo.
Publicado em Notícias dia 1/05/2021 por Alan Corrêa

Saber o quanto um carro é seguro é extremamente importante na hora da compra, afinal, ninguém quer andar em um carro pouco seguro que, caso uma infelicidade aconteça, possa machucar mais do que o normal os passageiros.

Para isso, existem os testes de segurança organizados por instituições. Agora, imagine que você deseja comprar um dos modelos mais famosos da Jeep e, ao procurar descobre que em um teste de colisão simples o mesmo capotou não só uma como duas vezes? Pode parecer uma grande loucura, mas essa é a realidade que a FCA enfrenta atualmente com o Wrangler.

Wrangler decepcionou

Novo Jeep Wrangler tomba em teste de colisão

O Jeep Wrangler, um dos modelos mais tradicionais da marca, passou por algumas atualizações em sua nova geração e foi entregue ao público para vendas. Antes disso, passou por um teste de segurança auditado pela própria FCA que entregou resultados satisfatórios.

Acontece que, quando a IIHS adquiriu um modelo para realizar o teste de um impacto frontal ao se chocar com uma parede pegando a lateral do carro, em uma velocidade de 65 km/h o não apenas destruiu a sua frente por completa como também saiu capotando até parar na parede, um resultado muito infeliz para o modelo.

Perplexos com o resultado, os engenheiros da FCA pediram um novo teste, alegando que talvez os engenheiros da ONG tivessem regulado errado o sistema de propulsão e, ao realizar o teste pela segunda vez…novamente o Wrangler capotou e só parou ao se chocar com a parede, se tornando assim o primeiro carro a capotar duas vezes no mesmo tipo deste teste.

Os testes de colisão

Os testes de colisão são organizados para que os consumidores possam ver o quão seguro são os veículos das montadoras, podendo ir de 0 a 5 estrelas como nota dependendo do teste.

Aqui na América do Sul, por exemplo, utilizamos o Latin NCAP, uma entidade já conhecida e que nos proporcionou testes inesquecíveis como as 0 estrelas do Onix, fator esse que fez a GM rever o projeto.

Já nos EUA, existem dois testes de colisão, sendo um deles oficial e um a parte. O oficial fica por conta da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), uma divisão do governo para a segurança dos veículos. Mas ao mesmo tempo, existe uma ONG chamada Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) que realiza testes com o mesmo objetivo, porém de maneiras diferentes.

Consequências

Jeep Wrangler JL – Teste de colisão

No geral houve duas consequências para o Jeep Wrangler após os dois testes fracassados. O primeiro deles foi que o veículo teve sua nota oficial de teste reduzida devido aos novos testes, impactando diretamente nas decisões dos consumidores ao adquirir tal veículo.

Jeep Wrangler JL – Teste de colisão

De acordo com a própria FCA, cerca de 500 mil veículos deste foram produzidos e até agora não houve nenhum acidente como estes que foram simulados nos testes. O fato é que, agora com estes testes simples de segurança falhando, as chances de algum consumidor adquirir um Jeep Wrangler sem ter o pé atrás após toda essa repercursão é praticamente zero.