Enquanto a versão 2020 do Kia Soul estreia no Salão do Automóvel em Los Angeles, sem previsão para o Brasil, resta conhecer a segunda geração que temos disponível aqui no país e que chama bastante atenção pelo design interessante.
Como consolo a versão elétrica EV com o novo design da terceira geração já está confirmada para o Brasil ainda este ano.
O Kia Soul 2019 está disponível no Brasil em versão única U265 com valor sugerido R$ 89.990 e com quatro opções de cores:
Com 1,625 mm de altura, 1,800 mm de largura, 4,140 mm de comprimento e 2,570 mm de distância entre eixos, o Kial Soul é um modelo compacto com capacidade ampla de porta malas de 686 litros.
A versão U265 está equipada com motor 1.6 Flex, de 4 cilindros, 16 V, 122 cv de potência (gasolina) e 128 cv de potência (etanol), ambos a 6.000 rpm e com câmbio automática de 6 marchas com opção de trocas sequenciais.
O Soul também se adapta as condições de pista de acordo com três opções de condução no sistema Drive Mode: normal, eco e sport.
O design do Kia Soul é bem harmônico, particularmente na versão bicolor, onde a cor branca do veículo combina com os espelhos retrovisores com rebatimento elétrico em cor vermelha, bem como o teto e o painel de abertura do porta-malas.
O Soul tem estilo premium, com faróis de neblina, setas em LED integradas nos retrovisores, roda de liga leve 18 polegadas, grade frontal e rack no teto com acabamento cromado.
A lista de itens de série é voltada para atender o conforto e conveniência do motorista e dos passageiros:
O Kia Soul também é bem completo em equipamentos de segurança e de assistência, entre os quais se destacam:
Apenas para degustar a terceira geração do Soul, lançada nos EUA, trouxe um design mais futurista, com lanternas traseiras em formato bumerangue, teto flutuante e o afinamento das luzes dianteiras formando uma mesma linha de lado a lado acima da robusta grande frontal.
A marca sul coreana investiu em duas opções de motorização, uma com motor 1.6 turbo de 204 cv de potência e 26,9 kgfm de torque; outra com motor 2.0 aspirado, com 149 cv de potência e 18,2 kgfm de torque, ambos com transmissão de seis velocidades manual ou automática CVT.
As dimensões são levemente maiores, com 5,6 cm a mais de comprimento e 3 cm a mais entre eixos. Internamente, o espaço para as pernas nos bancos dianteiros aumentou 0,5 cm, embora os passageiros atrás perderam 0,7 cm.
Outra novidade é o Soul EV, versão elétrica que estará disponível no Brasil, trazendo os traços novos da terceira geração e o diferencial de autonomia de até 219 km em perímetro urbano.