Mercado aquecido: vendas de veículos novos têm melhor abril

As vendas de veículos novos tiveram um excelente desempenho em abril de 2024, de acordo com a Fenabrave. Com um total de 220.813 unidades emplacadas, este foi o melhor resultado para o mês em cinco anos. O aumento foi significativo em comparação com março, representando um aumento de 17,63%, e em relação ao mesmo período do ano passado, com um crescimento de 37,44%.
Publicado em Notícias dia 3/05/2024 por Alan Corrêa

As vendas de veículos novos apresentaram um desempenho notável em abril de 2024, de acordo com dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Com um total de 220.813 unidades emplacadas, este foi o melhor resultado para o mês em cinco anos, representando um aumento significativo tanto em comparação com o mês anterior quanto em relação ao mesmo período do ano passado.

O segmento de automóveis liderou as vendas, com 164.365 emplacamentos, seguido por comerciais leves, caminhões e ônibus. Esse crescimento pode ser atribuído, em parte, ao maior número de dias úteis em abril em comparação com março, bem como ao aumento das vendas diárias.

José Maurício Andreta Jr., presidente da Fenabrave, destacou que o crescimento observado no mês reflete a confiança em um crescimento sustentado ao longo do ano de 2024. Ele mencionou fatores como condições de crédito favoráveis e juros contidos como contribuintes para esse cenário positivo.

Além disso, o mercado de veículos híbridos e elétricos também está em ascensão, com aumentos significativos nas vendas. Os números indicam um aumento tanto nas vendas de veículos híbridos quanto elétricos puros, refletindo uma tendência de mercado em direção a opções de mobilidade mais sustentáveis.

Embora o cenário geral seja otimista, é importante observar que o crédito ainda está restrito para alguns consumidores, embora as vendas financiadas por bancos de montadoras tenham registrado resultados positivos.

O desempenho das vendas de veículos novos em abril de 2024 reflete um momento favorável do mercado automotivo, impulsionado por uma combinação de fatores, incluindo condições econômicas favoráveis e uma ampla gama de opções de financiamento disponíveis para os consumidores.

*Com informações da Fenabrave e G1.