Mercedes-AMG ONE bate novo recorde em Nürburgring-Nordschleife

O Mercedes-AMG ONE superou seu próprio recorde na icônica pista de Nürburgring-Nordschleife, sendo o primeiro carro de produção a quebrar a marca de 6:30 minutos. O piloto Maro Engel, embaixador da marca, estabeleceu o novo tempo no dia 23 de setembro de 2024, elevando ainda mais o padrão de performance para veículos de rua.
Publicado em Mercedes dia 4/10/2024 por Alan Corrêa

Em 2022, o Mercedes-AMG ONE já havia se estabelecido como o veículo de produção mais rápido em Nürburgring-Nordschleife, uma pista conhecida por seus desafios técnicos e exigentes. Agora, com a nova marca de 6 minutos e 29.090 segundos, o modelo reafirma sua posição no topo dos superesportivos de produção, sendo o único carro de rua com tecnologia de Fórmula 1 disponível no mercado.

Pontos Principais:

  • Mercedes-AMG ONE quebra a marca de 6:30 min em Nürburgring-Nordschleife.
  • Piloto Maro Engel melhora o tempo anterior em mais de cinco segundos.
  • Tecnologia híbrida da Fórmula 1 aplicada diretamente em um carro de rua.
  • Tempo de 6:29.090 registrado e autenticado pela TÜV Rheinland.

O recorde foi conquistado em condições ideais. No dia 23 de setembro de 2024, às 18h56, Engel, em sua terceira volta cronometrada, aproveitou ao máximo as temperaturas amenas de 15°C no ar e 20°C no asfalto, além de uma pista totalmente seca e com excelente aderência. O uso eficiente do sistema híbrido foi um dos fatores decisivos para a quebra do recorde, com Engel utilizando técnicas como “lift and coast” para recuperar energia nas baterias em momentos estratégicos da volta.

O Mercedes-AMG ONE quebrou seu próprio recorde no circuito de Nürburgring-Nordschleife, tornando-se o primeiro carro de produção a completar a pista em menos de 6:30 minutos, com um tempo de 6:29.090.
O Mercedes-AMG ONE quebrou seu próprio recorde no circuito de Nürburgring-Nordschleife, tornando-se o primeiro carro de produção a completar a pista em menos de 6:30 minutos, com um tempo de 6:29.090.

O Mercedes-AMG ONE conta com um sistema de propulsão híbrida derivada da Fórmula 1, composto por um motor a combustão e quatro motores elétricos, totalizando uma potência combinada de 1.063 cv. A velocidade máxima é limitada a 352 km/h, e o sistema híbrido E PERFORMANCE é uma das principais inovações tecnológicas que fazem deste modelo um carro único. Além disso, o veículo oferece uma série de tecnologias avançadas, como o monocoque e a carroceria em fibra de carbono, aerodinâmica ativa e chassi “pushrod”, tudo isso para maximizar a performance em altas velocidades.

A preparação para a tentativa de recorde envolveu uma série de ajustes técnicos. O modo de condução “Race Plus” foi ativado, configurando o chassi na posição mais rígida possível, com um rebaixamento de 37 mm na dianteira e 30 mm na traseira. O Sistema de Redução de Arrasto (DRS) também foi essencial, permitindo ao piloto alcançar maiores velocidades nas seções rápidas da pista ao reduzir o arrasto aerodinâmico. Quando necessário, o sistema revertia para aumentar a downforce nas curvas.

A preparação envolveu ajustes no chassi e na aerodinâmica, além da utilização do Sistema de Redução de Arrasto (DRS), que permitiu maior velocidade em trechos rápidos da pista.
A preparação envolveu ajustes no chassi e na aerodinâmica, além da utilização do Sistema de Redução de Arrasto (DRS), que permitiu maior velocidade em trechos rápidos da pista.

Para garantir a autenticidade do recorde, a tentativa foi monitorada pela TÜV Rheinland, que validou que o carro estava em sua configuração padrão, sem modificações não permitidas. Um notário também esteve presente para assegurar que todos os requisitos fossem cumpridos de acordo com as normas da Nürburgring 1927 GmbH & Co KG.

A tentativa de recorde foi realizada no dia 23 de setembro de 2024, com Maro Engel ao volante. O piloto utilizou o modo de condução "Race Plus" e aproveitou as condições ideais da pista para alcançar o feito.
A tentativa de recorde foi realizada no dia 23 de setembro de 2024, com Maro Engel ao volante. O piloto utilizou o modo de condução “Race Plus” e aproveitou as condições ideais da pista para alcançar o feito.

O Mercedes-AMG ONE oferece aos seus clientes todas as ferramentas para uma experiência de condução inigualável. O sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+, com vetorização de torque no eixo dianteiro elétrico e tração híbrida no eixo traseiro, garante máxima tração e controle. Os pneus MICHELIN Pilot Sport Cup 2 R MO, desenvolvidos especialmente para o carro, complementam o conjunto, proporcionando aderência máxima em todas as condições de pista.

Outro ponto de destaque são os freios compostos de cerâmica de alta performance, que garantem desaceleração precisa em qualquer situação. Esses elementos, combinados, fazem do Mercedes-AMG ONE uma verdadeira máquina de corrida, pronta para entregar performance superior tanto em circuitos fechados quanto em estradas abertas.

O hipercarro Mercedes-AMG ONE combina um motor a combustão e quatro motores elétricos, permitindo uma performance superior, com velocidade máxima de 352 km/h e tração AMG Performance 4MATIC+.
O hipercarro Mercedes-AMG ONE combina um motor a combustão e quatro motores elétricos, permitindo uma performance superior, com velocidade máxima de 352 km/h e tração AMG Performance 4MATIC+.

O recorde recente de Nürburgring é mais uma prova de que a Mercedes-AMG continua a inovar e a liderar o segmento dos superesportivos. Com o Mercedes-AMG ONE, a marca oferece a entusiastas do automobilismo a possibilidade de experimentar a tecnologia mais avançada da Fórmula 1 diretamente nas ruas, algo que nenhum outro fabricante de automóveis conseguiu replicar de forma tão eficaz até o momento.

Com seu novo recorde, o Mercedes-AMG ONE continua a liderar o segmento dos superesportivos híbridos, reafirmando a capacidade da Mercedes-AMG de transferir tecnologia de ponta da Fórmula 1 para as ruas.
Com seu novo recorde, o Mercedes-AMG ONE continua a liderar o segmento dos superesportivos híbridos, reafirmando a capacidade da Mercedes-AMG de transferir tecnologia de ponta da Fórmula 1 para as ruas.

Com esse desempenho recorde, o Mercedes-AMG ONE mantém sua posição como o carro de produção mais rápido a já ter enfrentado Nürburgring-Nordschleife, continuando a inspirar novos padrões de engenharia automotiva.

Fonte: Mercedes.