Montadora chinesa Neta inicia vendas no Brasil em novembro

A montadora chinesa Neta anunciou o início de suas operações no Brasil a partir de 1º de novembro de 2024, com a pré-venda dos modelos Aya e X. O faturamento para o cliente final começará em dezembro, e os veículos virão com carregador wallbox incluso.
Publicado em Neta dia 21/10/2024 por Alan Corrêa

O início das operações da Neta no Brasil está marcado para 1º de novembro de 2024. A montadora chinesa traz para o país seus dois primeiros modelos de carros elétricos, o SUV compacto Neta Aya e o utilitário esportivo médio Neta X. Ambos os modelos estarão disponíveis para pré-venda com preços promocionais e com carregador do tipo wallbox incluído. O faturamento para os clientes começará em dezembro.

Pontos Principais:

  • A Neta inicia suas vendas no Brasil em 1º de novembro de 2024.
  • Os modelos disponibilizados serão o Neta Aya e o Neta X, com preços promocionais.
  • O Aya custará R$ 124.900 e o X terá preço de R$ 194.900.
  • Ambos os veículos virão com carregador wallbox incluso.

O modelo Neta Aya, um SUV compacto 100% elétrico, será vendido a partir de R$ 124.900. Já o modelo Neta X, um utilitário esportivo médio, terá preço inicial de R$ 194.900. Ambos os veículos terão como diferencial um carregador do tipo wallbox, com capacidade de 7 kW, já incluído no valor total da compra.

Além de trazer seus primeiros veículos ao mercado brasileiro, a Neta já está se preparando para expandir suas operações no país. A montadora chinesa anunciou que está trabalhando na finalização de processos legais e burocráticos necessários para iniciar a produção de veículos no Brasil no futuro. Para isso, a empresa já estabeleceu um centro de distribuição de peças em São Bernardo do Campo, São Paulo, onde pretende complementar o estoque de componentes essenciais para atender à demanda de vendas e manutenção dos veículos.

Com foco no mercado de veículos elétricos, a Neta busca se consolidar no Brasil, que é um dos mercados emergentes com maior potencial para a adoção de carros eletrificados. A empresa também já confirmou que pretende trazer mais dois modelos ao país em 2025: o Neta GT e o Neta L.

O mercado automotivo brasileiro está cada vez mais competitivo, especialmente no segmento de carros elétricos. Outras marcas chinesas, como a BYD, já estão consolidadas no país, e a Neta busca um espaço nesse mercado em ascensão com seus modelos modernos e preços competitivos. A empresa, inclusive, participou do Festival Interlagos em agosto de 2024, evento que marcou a sua estreia oficial no Brasil.

O início das vendas da Neta ocorre em um momento de crescimento do mercado de carros elétricos no Brasil, com cada vez mais consumidores optando por veículos movidos a energia limpa devido a incentivos governamentais e preocupações ambientais. Além disso, o custo-benefício dos modelos elétricos em comparação com os carros movidos a combustíveis fósseis tem sido um fator decisivo para muitos compradores.

A infraestrutura para suportar a operação dos veículos elétricos também está sendo aprimorada. A inclusão do carregador wallbox nos veículos Neta Aya e Neta X é um ponto estratégico, pois facilita a adaptação dos consumidores brasileiros ao uso de carros elétricos, oferecendo uma solução prática para o carregamento dos veículos em casa.

Nos próximos anos, espera-se que a Neta invista fortemente no Brasil, não apenas com a venda de veículos importados, mas também com a instalação de uma fábrica local, o que pode contribuir para a redução de preços e a oferta de novos modelos no mercado nacional. A concorrência com outras montadoras que também investem em carros elétricos deverá impulsionar ainda mais o desenvolvimento de tecnologias e a oferta de veículos mais acessíveis para o consumidor brasileiro.

Os carros elétricos têm conquistado cada vez mais espaço no Brasil, e a Neta promete ser uma forte concorrente nesse mercado. A combinação de tecnologia avançada, preços competitivos e o compromisso de fabricar localmente pode ser um diferencial importante para a marca chinesa.

Fonte: Neta, UOL e iG.