Na gringa GMC Sierra ganha caçamba em fibra de carbono

Embora não possua um número tão expressivo de vendas quando a F-Series da Ford ou o Silverado da Chevrolet, a caminhonete da GMC, o Sierra, conta com mais tecnologia que ambos e algumas inovações, como o novo conceito de caçamba, que podem justificar o preço elevado que a divisão de carros grandes de luxo da GM cobra em seu “truck”.
Publicado em Carros dia 9/05/2019 por Alan Corrêa

O mercado automobilístico norte americano é reconhecido no mundo inteiro pela preferência de seus motoristas por veículos mais robustos e fortes, fazendo assim as caminhonetes de grande porte os veículos mais vendidos por lá (3 dos 5 primeiros colocados).

Embora não possua um número tão expressivo de vendas quando a F-Series da Ford ou o Silverado da Chevrolet, a caminhonete da GMC, o Sierra, conta com mais tecnologia que ambos e algumas inovações, como o novo conceito de caçamba, que podem justificar o preço elevado que a divisão de carros grandes de luxo da GM cobra em seu “truck”.

Sierra ou Silverado?

Uma pergunta constante que persiste no mercado americano é o quanto a Silverado, da Chevrolet, é baseada no Sierra, da GMC, ou vice-versa.

É de conhecimento geral que a Chevrolet pertence ao grupo da GM que, por sua vez, possui a marca da GMC para produzir veículos para um público com poder aquisitivo mais alto do que os que visam a compra de modelos de maior porte da Chevrolet, como o Tahoe e o Suburban.

Já que as marcas são irmãs, tanto o Silverado quanto o Sierra compartilham da mesma plataforma e de peças em sua produção, possuindo algumas diferenças entre elas como a grade frontal e a caçamba, porém ao se analisar bem a estrutura de ambos os veículos a semelhança fica nítida.

Para completar ainda mais a semelhança entre ambas, basta entrar no interior de qualquer uma delas e você praticamente não notará diferenças, a não ser pelo distintivo diferente no volante. Apenas o volante se apresenta diferente, sendo todos os outros componentes sendo iguais.

Mas por qual razão pagar mais por um Sierra se você pode pagar menos em um Silverado que é basicamente o mesmo carro? Simples, pois o Sierra possui alguns componentes não presentes na Silverado que fazem da caminhonete da GMC estar enquadrada nas caminhonetes de luxo, ou seja, se sobressaindo sobre a Silverado (que também não fica muito atrás)

GMC Sierra 2019

Para continuar sua caminhada para provar que vale a pena os 56 mil dólares sobrados, a GMC lançou o modelo 20919 de sua caminhonete Sierra com um visual imponente e com novidades interessantes de serem observadas, principalmente pelas concorrentes que procuram se reinventar.

Simplesmente tudo que um americano gosta está presente na Sierra 2019. Uma grande grade frontal cromada com capô bem alto, conjunto ótico full Led em forma de gancho, linhas bem avantajadas e as rodas de liga leve de aro 22 fazem do Sierra uma das picapes mais bonitas do mercado americano.

O interior continua sendo praticamente idêntico ao da Silverado em questão de design, mas com a adição de materiais de melhor qualidade como madeira e alumínio escurecido e novas tecnologias como as câmeras nos retrovisores e HUD colorido ajudam o Sierra a se diferenciar de seu “irmão”.

A motorização também não poderia ficar de lado no Sierra. Como uma boa caminhonete americana, os motores disponíveis são um 4.3 V6 com câmbio automático de 6 velocidades, 5.3 V8 com câmbio de 8 ou 10 velocidades, 2.7 turbo com 8 marchas, 6.2 V8 de 10 marchas ou um modelo 3.0 turbo-diesel com câmbio também de 10 velocidades.

Caçamba renovada

Sem sombra de dúvidas, a maior mudança neste modelo 2019 do Sierra é a nova caçamba, que foi completamente redesenhada e contendo novos conceitos que podem ajudar a caminhonete da GMC a se diferenciar mais da Silverado.

A caçamba de 1.784 litros agora possui seu assoalho constituído em fibra de carbono, economizando assim 28 KG da carroceria. As laterais e a tampa são compostas por fibra de vidro com peças em alumínio, aço e plástico.

Por falar na tampa, a mesma agora contará com uma abertura fracionada, fazendo com que seja possível abrir somente uma parte da tampa se necessário. Ainda por cima, esta parte também poderá ser dobrável de modo que sirva como escada para subir na caçamba, estando claramente exposto isso na propaganda da caminhonete, que tem esta tampa como seu principal diferencial das outras caminhonetes concorrentes, inclusive de sua irmã Silverado.