Nissan GT-R50 terá produção limitada de 50 unidades

Sucesso como protótipo, o Nissan GT-R50 by Italdesign poderá ser adquirido, mas apenas por 50 compradores sortudos e com os bolsos cheios para poder comprar essa expressão do ícone Nissan GT-R.
Publicado em Carros dia 7/12/2018 por Alan Corrêa

Sucesso como protótipo, o Nissan GT-R50 by Italdesign poderá ser adquirido, mas apenas por 50 compradores sortudos e com os bolsos cheios para poder comprar essa expressão do ícone Nissan GT-R.

GT-R50 by Italdesign

Para desenvolver o modelo, a Nissan fez uma parceria com o Italdesign, famoso estúdio italiano sediado na cidade de Turim, baseando-se na última geração do Nissan GT-R NISMO. O objetivo era comemorar os 50 anos do GT-R, em 2019, e da Italdesign, em 2018. O protótipo foi criado com a cor de carroceria cinza e detalhes em dourado, mas os clientes terão a chance de especificar as combinações de cores de sua preferência ao encomendar o modelo de produção limitada. Os clientes também poderão escolher os pacotes e cores internas.

Além do Festival de Velocidade de Goodwood, o protótipo do Nissan GT-R50 também apareceu no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, no evento anual Rolex Monterrey Motorsports Reunion, nos EUA, e na Nissan Crossing, a galeria da marca localizada no badalado distrito de Ginza, em Tóquio. A partir de 7 de dezembro, o modelo estará em exposição na Nissan Gallery, localizada na sede da marca em Yokohama, no Japão.

“A reação dos fãs da Nissan em todo o mundo – e dos clientes do GT-R50 em potencial – foi muito além de nossas expectativas”, comentou Bob Laishley, diretor mundial do programa de carros esportivos na Nissan.

“Estes 50 carros, feitos para comemorar os 50 anos do GT-R e o aniversário de 50 anos da Italdesign, constituem uma forma de homenagear a liderança da Nissan e seu rico legado de carros esportivos por muitos anos”.

O design no seu melhor

Começando pela frente, o Nissan GT-R50 Italdesign apresenta um elemento dourado que se estende por quase toda a largura do veículo. O capô tem ressalto por conta da maior potência extraída do motor e os faróis de LED se estendem do arco da roda até acima das entradas de resfriamento.

Dominando a vista lateral, a linha de teto foi rebaixada em 54 milímetros e possui uma seção central mais baixa enquanto, as partes externas levemente elevadas conferem ao perfil do teto uma aparência musculosa. As saídas de resfriamento “samurai blade”, assinatura do GT-R atrás das rodas dianteiras, ganharam mais destaque com uma incrustação de ouro e se estendem da parte inferior das portas até a linha de cintura.

A parte traseira destaca-se pela largura do carro com chamas fortes e musculosas ao redor das rodas. A linha de cintura se estreita em torno da base da janela traseira e se dirige para o centro da tampa do porta-malas. De uma forma pronunciada, a linha da janela traseira desce mais do que no carro padrão. Combinado com mais toques de ouro, aparece como um elemento modular separado da estrutura traseira.

As lanternas duplas do GT-R foram reinventadas como um recurso “flutuante” separado, com anéis leves finos e centros ocos, montados de forma a se unirem à parte central da estrutura do porta-malas. Uma asa traseira grande e ajustável completa a aparência. Rodas personalizadas – 21 x 10 polegadas na frente e 21 x 10,5 polegadas na atrás – acentuam o visual ousado.

No interior, o Nissan GT-R50 Italdesign reflete seu DNA de alta performance. Dois acabamentos diferentes de fibra de carbono são amplamente utilizados em todo o console central, painel de instrumentos e revestimentos de portas, juntamente com couro italiano preto fino nos assentos. O cubo central e os raios do volante são feitos sob medida de fibra de carbono enquanto o aro apresenta acabamento Alcântara.

Puro desempenho

O Nissan GT-R50 Italdesign tem como base a experiência da marca nas corridas de GT3. A NISMO aprimorou o motor V6 VR38DETT, de 3.8 litros, montado manualmente para produzir 720 cavalos e 79,5 kgfm de torque, ambos estimados.

As mudanças no powertrain incluem turbo compressores de grande diâmetro utilizados na GT3, com alto fluxo e intercoolers maiores; virabrequim, pistões, bielas e rolamentos com perfis revistos; jatos de óleo de pistão de alto fluxo; bicos injetores com maior fluxo e sistemas de ignição, admissão e escape otimizados. Uma transmissão traseira sequencial reforçada de seis velocidades e dupla embreagem com diferenciais e eixos de transmissão mais fortes direcionam a potência para as rodas.

Uma suspensão específica foi desenvolvida com o sistema de amortecimento BILSTEIN DampTronic® continuamente ajustável. Para a frenagem, conjunto Brembo de seis pistões na dianteira e de quatro pistões na traseira com pinças vermelhas e claramente visíveis. Os pneus Michelin Pilot Super Sport, de tamanho 255/35 R21 na frente e 285/30 R21 na traseira, adicionam o nível de aderência necessário para aproveitar a potência do motor.

“Embora não seja a próxima geração do GT-R, é uma celebração empolgante de dois aniversários de forma provocativa e criativa – envolvendo uma das melhores plataformas de engenharia da Nissan e o design japonês com a construção italiana de carrocerias”, disse Albaisa.

Nissan GT-R 50 Italdesign – Especificações