O Salão do Automóvel de Genebra teve uma grande surpresa da Nissan, a marca revelou o IMQ concept crossover, equipado com seu premiado sistema e-POWER, e, ao mesmo tempo, anunciou que lançará esta tecnologia de powertrain eletrificado na Europa.
A tecnologia e-POWER se tornou um grande sucesso entre os consumidores japoneses, fazendo com que o Nissan Note se tornasse o campeão de vendas no Japão. O sistema e-POWER associa um motor 100% elétrico a outro movido a gasolina, utilizado para recarregar a bateria, oferecendo aos clientes uma aceleração instantânea e suave, bem como excelente eficiência energética.
O lançamento desta tecnologia na Europa fortalecerá a liderança da Nissan em veículos eletrificados na região, onde o Nissan LEAF já é o carro elétrico mais vendido.
Seguindo o caminho de sucesso do LEAF, o sistema e-POWER estará entre uma série de novas tecnologias que serão introduzidas nos veículos mais vendidos pela Nissan na Europa nos próximos três anos. Até 2022, as vendas de veículos eletrificados da Nissan aumentarão cinco vezes e até o fim do mesmo ano dobrarão a média de mercado.
“A Nissan já é líder mundial em tecnologias para veículos elétricos produzidos em série e, agora, eletrificar totalmente a Europa logo será uma realidade”, comentou Roel de Vries, Vice-Presidente Corporativo da Nissan Motor Company.”Com a chegada do sistema e-POWER às ruas europeias nos próximos dois anos, levaremos os benefícios da Nissan Intelligent Mobility a mais clientes, movendo as pessoas para um mundo melhor”.
Revelado hoje no Salão do Automóvel de Genebra 2019, o IMq é uma demonstração de tecnologia e de design avançados, equipado com uma versão do e-POWER com tração integral. Ele reflete a posição da Nissan de líder no segmento de crossovers, com um design que sai do lugar comum no segmento.
O sistema e-POWER inclui um motor a gasolina com um gerador de potência, um inversor, uma bateria e um motor elétrico. Utilizado apenas para recarregar a bateria de alta potência, o motor a gasolina sempre trabalha na velocidade ideal, oferecendo mais eficiência energética e menos emissões quando comparado a um motor de combustão interna tradicional.
Atualmente, o e-POWER está disponível no Japão, nos modelos Note e Serena. Mais de 70% das versões do Note e quase metade das do Serena vendidas naquele país são equipadas com o sistema e-POWER.
A partir de amanhã, 6 de março, o Nissan LEAF e+, que apresenta uma bateria maior e mais larga, estará disponível para encomendas pelos clientes por meio dos sites da Nissan dedicados aos consumidores europeus.
Apenas um mês após seu lançamento mundial, mais de 3 mil clientes já havia encomendado o LEAF de 62 kWh.
O sistema Nissan Energy também ganha destaque. Ainda em 2019, será lançado o Nissan Energy ROAM, um sistema de armazenagem de energia portátil e à prova d’água. O ROAM utiliza células reaproveitadas de baterias do LEAF, oferecendo uma capacidade de armazenagem de 700 kWh, para uma potência de 1 kW.
A Nissan revelou hoje no Salão do Automóvel de Genebra o novíssimo IMQ concept. Com design e tecnologias avançadas, o veículo sinaliza a direção da próxima geração de crossovers da marca.
De forma sutil, o IMQ associa a tecnologia de ponta centrada no ser humano à tradição japonesa. O crossover-conceito incorpora as últimas inovações que dão vida à Nissan Intelligent Mobility – a visão da marca para o futuro do transporte automotivo –, refletindo o papel da Nissan como pioneira e líder em crossovers, com um visual impactante que sai do lugar comum para o segmento na Europa.
No coração do IMQ se encontra a última geração do e-POWER, um sistema de motor 100% elétrico que entrega uma aceleração instantânea e linear. Ele foi desenvolvido a partir da tecnologia e-POWER disponível nos atuais modelos campeões de vendas no Japão, o Nissan Note e o Serena. No IMQ, ele entrega potência total de 250 kW (ou 340 cavalos) e 71,38 kgfm de torque.
A potência elevada é dirigida a um novo sistema multimotor de tração nas quatro rodas, que proporciona controle preciso e independente de cada roda. A associação do e-POWER à tração integral é ideal nas condições de baixa aderência, como, por exemplo, nas estradas alpinas cobertas de neve nos arredores de Genebra.
O IMQ dá várias pistas sobre a visão da tecnologia da Nissan. O crossover é equipado com uma versão de protótipo avançado do sistema de assistência à condução ProPILOT* da Nissan, que pode oferecer uma capacidade maior de condução autônoma. O modelo também conta com a tecnologia Invisible-to-Visible (I2V), que foi revelada pela Nissan durante a CES (Consumer Electronics Show), realizada em Las Vegas, em janeiro.
As dimensões do IMQ o colocam no segmento C de crossovers da Europa. O exterior e o interior formam design único, limpo e despretensioso, que fica ainda mais surpreendente nas linhas fora da cabine, que foram desenhadas para dar a impressão de uma superfície única contínua.
O IMQ apresenta uma nova e ousada direção para a linguagem do design da Nissan. Ele tem como foco o logo da Nissan integrado à grade V-motion, que está deliberadamente mais sutil. Ela se estende verticalmente pelo capô e horizontalmente pelo para-choque dianteiro, criando cantos proeminentes nas extremidades. Já o capô apresenta surpreendentes recortes com molduras cromadas, com o para-choque se estendendo das passagens de rodas em direção à parte central.
Na traseira, uma linha vertical marcante sai do conjunto ótico formando um spoiler lateral, melhorando a performance aerodinâmica. A parte superior traseira é integrada em uma nova e elegante interpretação do conjunto ótico em formato de bumerangue da Nissan. Formando uma peça única, a tampa traseira se estende até os para-lamas traseiros, repetindo o design do capô.
Um olhar mais atencioso revela o amplo uso de vincos tridimensionais nas áreas escurecidas da parte inferior da carroceria. Estas camadas detalhadas – conhecidas como lamelas (estrutura fina e achatada encontrada muito próximas umas às outras em órgãos respiratórios de alguns animais) – remetem ao design tradicional japonês e se estendem por todo o contorno do crossover.
Completam o exterior as rodas de liga leve de 22 polegadas, com exclusivos pneus Bridgestone Connect, que passam informações ao motorista por meio de interface gráfica. Os dados transmitidos incluem a pressão dos pneus, carga, temperatura, nível de aderência, desgaste e condição em geral, ajudando o IMQ a calibrar automaticamente os sistemas embarcados de controle, para que eles funcionem em seu nível ideal.
A temática do design japonês continua do lado de dentro, associada a tecnologias contemporâneas. As portas do IMQ são articuladas pelas extremidades externas e, quando abertas, revelam um interior espaçoso e futurístico, composto por bancos individuais que se erguem suavemente do assoalho revestido por lamelas, proporcionando uma harmonia visual em relação à parte externa.
O já conhecido painel de instrumentos em formato de “asa planadora” domina a frente da cabine, de onde parte o console central que se estende em direção aos bancos dianteiros e traseiros.
Cada banco esculpido tem acabamento em tecido tecnológico em 3D de dois tons, com corte a laser em um design geométrico inspirado na arte japonesa de trabalhar a madeira, conhecida como kumiko. Esta estampa aparece novamente no painel de instrumentos, revestimentos das portas e bandeja do porta-malas, assim como no acabamento metálico rígido dos encostos dos bancos. As lamelas também foram integradas ao acabamento das portas e na parte superior dos encostos dos bancos, cumprindo o papel de apoio para a cabeça.
Tudo no interior do IMQ é focado no motorista. Isso é evidenciado pela interface gráfica do usuário, dominada por uma tela de 840 mm embutida no painel de instrumentos. Assim como em um smartphone, ela é totalmente preta quando desligada, mas, quando ligada, ganha vida para exibir tanto o status do sistema e-POWER como outras informações sobre o veículo. Outros usos para as lamelas pretas estão sempre visíveis atrás da tela.
Outra tela secundária e menor aparece sobre o console central, com a função de abrigar o Assistente Pessoal Virtual do IMQ. Ele melhora a experiência de condução controlando as funções do veículo, como a navegação, respondendo aos comandos do motorista. O volante foi ergonomicamente desenhado para colocar o motorista em uma posição relaxante, maximizando a visibilidade do painel de instrumentos. Na parte de trás da direção ficam controles avançados do tipo borboleta com superfície macia ao toque.
O IMQ é equipado com a tecnologia Invisible-to-Visible (I2V) da Nissan, uma interface 3D onde o “mundo real” converge com o mundo virtual. Desenvolvido pela Nissan, o sistema I2V ajuda os ocupantes do veículo a ver o que estaria normalmente invisível, aumentando a segurança e o prazer da experiência de dirigir.
Esta oportunidade para “ver o invisível” é possível graças à tecnologia Omni-Sensing da Nissan, que conecta o IMQ às informações do mundo real dentro e fora da cabine, combinadas a informações do mundo virtual, sendo exibidas para o motorista e o passageiro, para uma rica experiência de realidade mista.
Esta tecnologia pode ajudar os motoristas a ver além da curva, visualizar informações precisas sobre congestionamentos – inclusive as causas – e determinar rotas alternativas para um trajeto sem estresse. Os motoristas podem até mesmo desfrutar da companhia de um passageiro virtual, que se apresenta como um avatar de realidade aumentada em 3D dentro do carro.
“O design do IMQ combina influências japonesas tradicionais e modernas, apresentando o que será possível quando os futuros crossovers forem propulsionados pela Nissan Intelligent Mobility”, comentou Alfonso Albaisa, vice-presidente sênior de design na Nissan. “Com o IMQ, o interior e o exterior se fundem de forma suave, dando pistas de qual será a direção do nosso design na terceira geração de crossovers da Nissan na Europa”.
O compromisso da Nissan com um futuro autônomo é apresentado na visão da Mobilidade Inteligente da Nissan, que também se reflete no IMQ. O carro é equipado com um protótipo avançado do sistema de assistência ProPILOT, que auxilia o condutor em ruas urbanas e vias rápidas suburbanas. Isso é possível graças a uma série de câmeras, radares e sensores avançados distribuídos ao redor do veículo, que podem interpretar sinais de informações do trânsito e da pista, proporcionando uma condução mais suave e segura.