O cenário escolhido pela Nissan para apresentar o novo Versa 2020 incluiu música alta na praia durante o Tortuga Music Festival, nas margens do Oceano Atlântico o subcompacto apareceu completamente redesenhado.
Com um novo design e repleto de novas tecnologias, o carro promete melhoras na motorização e na segurança.
“As primeiras impressões são excepcionalmente importantes, e é por isso que estamos entusiasmados em apresentar a novíssima Versa 2020 diretamente aos nossos clientes de maneira tão memorável”, disse Claudia Marquez, vice-presidente de operações de vendas da Nissan North America, Inc. “O Versa é a nossa primeira impressão na família Nissan. Acredito que quando os clientes virem este lindo carro novo e toda a incrível tecnologia que o acompanha pelo preço, eles farão parte da família Nissan por toda a vida”.
O design também é uma vantagem estratégica fundamental para a Versa 2020, combinando um novo exterior dramático e expressivo com um novo interior com características e qualidade acima da classe.
O novo design, que apresenta dimensões exteriores mais baixas, mais largas e mais longas, mantendo o espaço interior espaçoso da Versa, é o mais recente na reformulação da linha completa de sedans da Nissan.
“O design da Versa de terceira geração tem tudo a ver com proporção e postura, a ponto de esperarmos que as pessoas olhem para ele e digam: ‘Nossa, isso é uma Versa?'”, Disse Giovanny Arroba, diretor de design de programa da Nissan Global Design.
A Nissan confirmou que, em 2020, o a nova geração do sedan compacto Versa irá desembarcar no Brasil para brigar com nomes como City, Yaris, Virtus e até mesmo o Onix Sedan (ou Prisma se preferir).
Mas desta vez o sedan japonês não estará tão desfavorecido nesta disputa acirrada, visto que desta vez o mesmo contará com um visual repaginado e novas tecnologias para, enfim, ser reconhecido de verdade no mercado brasileiro.
Lançado como o sedan compacto da Nissan no Brasil, o Versa foi apresentado no dia 26 de outubro de 2011 e suas vendas iniciaram apenas um mês depois de seu anúncio, vindo equipado com um motor 1.6 de 111 cv e posteriormente um motor 1.0 3 cilindros do New March em 2015 que rendia cerca de 77 cv.
O modelo foi dividido nas seguintes versões: S (mais básica), SV (intermediária) e SL (topo de linha). Mesmo tendo diferentes tipos de acabamento, o mesmo em geral era bem fraco e simples, que atrelado ao design nada animador do veículo e a ausência de câmbio automático, fizeram o veículo desapontar e, mesmo sendo econômico e tendo uma mecânica confiável, não agradou os consumidores.
Um leve facelift veio em 2015, com a adição do ar digital, multimídia mais bem equipada e, algum tempo depois, o tão desejado câmbio CVT que faltava no veículo. Fatores estes que fizeram o veículo crescer no conceito do mercado, mas não o suficiente para fazer do mesmo um veículo que pudesse disputar a liderança com City, Prisma e HB20S.
Sua base desde o início é compartilhada com o March. No começo o hatch compacto da Nissan conseguiu agradar o público, mas depois perdeu fôlego e foi preterido por outros modelos e, mesmo com o facelift, não conseguiu recuperar o terreno perdido.