O novo Honda WR-V 2025 já está rodando em testes no Brasil, e sua produção será concentrada na fábrica de Itirapina (SP), onde outros modelos compactos da Honda também são fabricados. O SUV, que contará com motor 1.5 flex aspirado em suas versões básicas, promete ser uma das principais apostas da marca no país, oferecendo eficiência e uma opção híbrida flex na versão topo de linha. A estreia está prevista para o segundo semestre de 2025, e o modelo já é visto como uma opção estratégica para concorrer com SUVs compactos como Renault Kardian e Fiat Pulse.
Pontos principais:
O design do novo WR-V foi totalmente reformulado, com uma dianteira mais quadrada e faróis afilados, conferindo ao SUV uma estética moderna. O modelo será maior do que a versão anterior, com 4,31 metros de comprimento, 1,79 metros de largura e 2,65 metros de entre-eixos. O porta-malas também aumentou, agora com capacidade para 458 litros. O interior do veículo terá um painel de instrumentos digital de 7 polegadas, central multimídia de 10,25 polegadas e o sistema Magic Seat, que permite o rebatimento dos bancos traseiros para ampliar o espaço interno. A versão híbrida flex, que estreará no Brasil, utilizará um motor 1.5 a gasolina com dois motores elétricos.
O novo WR-V será o primeiro SUV híbrido flex da Honda no Brasil, um sistema que combina etanol e eletricidade. Esse sistema híbrido, chamado e flex, utiliza o motor a combustão principalmente para gerar energia para os motores elétricos. A bateria do sistema é recarregada através do freio regenerativo, aproveitando a energia das frenagens. Além disso, o modelo deve vir equipado com o pacote de segurança Honda Sensing, incluindo frenagem de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e assistência de permanência em faixa.
O novo Honda WR-V 2025 já está sendo testado no Brasil, com fotos de protótipos camuflados circulando, indicando a proximidade do seu lançamento. O modelo, que será produzido na fábrica de Itirapina (SP), marca a volta do SUV ao mercado brasileiro, desta vez totalmente renovado e com tecnologia híbrida flex. Esse veículo é parte de um plano de investimentos da Honda no país, que inclui a modernização de sua linha de produção e a contratação de novos funcionários.
Além de ser maior que o modelo anterior, o novo WR-V terá novidades no design e na motorização, sendo uma opção para preencher a lacuna entre o Honda City Hatch e o HR-V. O lançamento está previsto para o segundo semestre de 2025, com expectativas de competir com outros SUVs compactos, como Renault Kardian e Fiat Pulse.
O design do novo Honda WR-V foi reformulado, apresentando uma frente com faróis mais afilados e linhas mais quadradas em comparação ao modelo anterior. Apesar da camuflagem pesada, as imagens revelam que o veículo terá uma grade frontal menor e lanternas traseiras mais finas, além de mudanças significativas na estrutura da carroceria.
As dimensões também foram ampliadas. O novo WR-V mede 4,31 metros de comprimento, 1,79 metros de largura, 1,65 metros de altura e 2,65 metros de entre-eixos. Comparado à versão anterior, que tinha 4,07 metros de comprimento e 2,55 metros de entre-eixos, o modelo atual oferece mais espaço interno e capacidade de carga, acomodando até 458 litros no porta-malas.
O novo Honda WR-V será equipado com duas opções de motorização. As versões básicas utilizarão o motor 1.5 aspirado de 126 cavalos, o mesmo presente na linha Honda City, acompanhado por uma transmissão CVT com sete marchas simuladas. Já as versões topo de linha estrearão o sistema híbrido e flex, que combina um motor a combustão com dois motores elétricos.
O motor 1.5, funcionando com o ciclo Atkinson, foi projetado para priorizar eficiência energética, gerando 98 cavalos. Os motores elétricos geram 108 cavalos, entregando um torque de 25,8 kgfm. Essa configuração será adaptada para o uso de etanol, aproveitando o sistema flex. A energia dos motores elétricos é fornecida pela bateria, que é recarregada por um sistema de frenagem regenerativa.
O interior do novo Honda WR-V deverá ter diversos recursos tecnológicos e um acabamento semelhante ao dos modelos City sedã e hatch. As versões mais equipadas contarão com um painel de instrumentos digital de 7 polegadas e uma central multimídia de 10,25 polegadas. Além disso, o SUV virá com ar-condicionado automático e o pacote de segurança Honda Sensing, que inclui frenagem de emergência e controle de cruzeiro adaptativo.
Entre os recursos adicionais, o WR-V pode trazer carregador de celular por indução e o sistema Magic Seat, conhecido por permitir diversas configurações de rebatimento dos bancos traseiros para aumentar o espaço interno, sem comprometer o conforto.
A plataforma do novo WR-V é compartilhada com o Honda City, o que proporciona dimensões semelhantes e um comportamento dinâmico já testado em outros modelos. Embora compartilhem a base, o WR-V terá uma largura ligeiramente maior, favorecendo o espaço interno.
Com 220 mm de altura do solo, o SUV também está preparado para enfrentar terrenos mais irregulares, oferecendo uma condução mais versátil. O modelo será produzido na fábrica de Itirapina (SP), onde a Honda concentra a produção de seus veículos compactos.
A Honda planeja lançar o WR-V no segundo semestre de 2025, reforçando sua presença no segmento de SUVs compactos no Brasil. O investimento de R$ 4 bilhões no país visa não apenas a produção desse modelo, mas também o desenvolvimento de novas tecnologias híbridas e flexíveis para o mercado nacional. O WR-V será o primeiro veículo da Honda a estrear o sistema híbrido flex, que combina etanol e eletricidade para uma maior eficiência energética.
Com a produção localizada no Brasil, a Honda espera consolidar sua posição no mercado de SUVs compactos, competindo diretamente com modelos de outras marcas já estabelecidas. O modelo também será exportado para países vizinhos da América Latina, aproveitando a capacidade produtiva da planta de Itirapina.
Fonte: Honda, MobiAuto, Tecmundo, Motor1 e QautroRodas.