Não é novidade para ninguém que, após a chegada da Ram oficialmente no Brasil tanto com a nova geração da 2500 quanto da 1500 e, posteriormente, da 3500, o mercado de caminhonetes deu uma balançada. Ao ser importada de forma oficial para o Brasil, o modelo disparou de vendas e provocou até a chegada de outros concorrentes como a Chevrolet Silverado, que volta ao Brasil no ano que vem.
Mas ainda no grupo FCA, na marca irmã da Ram, a Jeep, também chegou ao Brasil uma caminhonete nada convencional e que chama muito a atenção, mas não pelas suas dimensões exageradas, mas sim pela peculiaridade! Foi assim que a Jeep trouxe ao país o novo Gladiator, um conceito de caminhonete rústico, tecnológico e (muito) caro!
Esqueça os tipos de picapes que costumamos ver normalmente pelo Brasil, o Jeep Gladiator é completamente diferente de todas aquelas que você já viu! Seu estilo é único e já conquistou seu espaço, ao menos nos Estados Unidos.
Não espere a grandiosidade das “irmãs” Ram, a liquidez de mercado de uma Toyota Hilux ou a praticidade de um Maverick ou Fiat Toro: as pessoas que buscam um Jeep Gladiator estão atrás de uma experiência única e querem sair da mesmice custe o que custar!
Seu estilo é uma mescla de rústico com sofisticação, em partes algo parecido com o que a Mercedes faz até hoje com o classe G e a própria Jeep faz com o Wrangler, o modelo irmão do Gladiator.
Não há forma melhor de descrever o Gladiator do que um Jeep Wrangler com caçamba, pois afinal, é exatamente isto que a picape é! Até a coluna B, o carro é exatamente o mesmo, com a mesma frente e também com o mesmo conjunto óptico.
As mudanças começam a ocorrer da metade para trás do carro, onde os assentos traseiros foram remodelados e também para que a caçamba de mil litros e 674 kg de carga pudesse ser adaptada ao veículo.
Como o carro é construído sob fibra de vidro, é possível retirar os para-brisas, portas, vidros e até o teto do Gladiator, exatamente no mesmo estilo da Wrangler, característica esta que consagrou o modelo.
Quando falamos do interior do veículo, traços rústicos ainda continuam presentes, porém sofisticações como câmeras dianteiras e traseiras, central multimídia e diversos itens tecnológicos e de condução semi autônoma fazem com que os ocupantes possam se sentir confortáveis e especiais, mesmo que em situações mais “off-road”, tal como é a proposta do modelo.
Estamos basicamente falando da versão picape do Wrangler, não é mesmo? Com isso, a motorização não poderia ser diferente e, por conta disso, o Gladiator recebe exatamente o mesmo conjunto mecânico.
Estamos falando de um motor de seis cilindros em V, com 3.6 litros que, acoplado a um câmbio automático de 8 velocidades, resulta em 284 cv de potência e 35,4 kgfm de torque em um veículo de 5,6 metros de comprimento e 2,2 toneladas de peso.
Com estes números, a picape ainda consegue entregar um 0-100 na faixa dos 8 segundos, mas não espere um consumo além dos 7 km/l na estrada com gasolina!
A ideia de ter um Jeep Gladiator pode até parecer uma boa ideia para aqueles que buscam uma picape própria para trilhas, mas que mesmo assim não abrem mão de um certo refinamento a bordo.
Em compensação, vale ressaltar que a Jeep cobra um preço salgado por toda esta exclusividade, fazendo com que o Gladiator fosse vendido em versão única e custando a bagatela de 500 mil reais, sendo este valor quase 50 mil a mais do que os modelos da Ram e 10 mil a mais do que o próprio Wrangler.
A exclusividade no caso do Gladiator cobra um preço extremamente salgado quando olhamos para o grupo FCA, visto que é possível levar o mesmo carro por 10 mil reais a menos no caso do Wrangler e, caso espaço seja necessário, qualquer outro modelo da Ram custará menos.
*Com informações da Stellantis.