Novo Porsche Cayenne S Coupe

Se você sempre gostou do estilo do SUV esportivo Cayenne da marca alemã Porsche mas sempre achou que faltava algum requinte de esportividade ao design do veículo, este problema foi sanado pela montadora com uma versão coupe do carro feito para encomendas.

Carros
4 meses atrás
Novo Porsche Cayenne S Coupe

Na linha de 2020, a Porsche pretende melhorar cada vez mais o estilo cupê do Cayenne para poder atrair um público mais exclusivo, que antes buscava modelos de SUV com requintes maiores de esportividade no design como por exemplo o X6 da BMW, um dos principais concorrentes do Cayenne Coupe.

Sobre o Cayenne

O Cayenne nasceu com a missão de quebrar paradigmas, sendo um SUV com design bem mais moderno e esportivo do que os outros veículos habituais e também quebrando o então tabu de marcas esportivas em produzir veículos do nicho de SUVS.

Poucos imaginariam que, anos depois, o Cayenne seria uma referência para as montadoras de veículos esportivos de como entrar no segmento dos SUVS, que cresce sem parar no cenário automobilístico mundial.

Lançado em 2002, o Cayenne marcou a volta do motor V8 em veículos da Porsche, motorização esta que não era mais utilizada desde que o Porsche 928 saiu de linha (1995). Paralelamente ao seu lançamento, a Volkswagen (marca proprietária da Porsche) lançava o SUV Touareg, que compartilha com o Cayenne tanto o motor de 8 cilindros quanto a plataforma.

Em 2006, um facelift alterou levemente a feição do Cayenne, fazendo o modelo ganhar novos faróis, rodas e uma nova grade frontal, além de uma nova motorização e das versões Turbo e Turbo S com motores de 450 cv e 521 cv, respectivamente, e a versão GTS com motor 4.8 V8 e 405 cv com a opção de transmissão manual.

Em 2010, no Salão de Genebra, a segunda geração do Cayenne foi apresentada ao público já como modelo 2011. Com seu design exterior e interior completamente renovados, o Cayenne voltou a ser a referência neste segmento como um exemplo de SUV que conseguia atrelar luxo, velocidade e conforto ao mesmo tempo.

No dia 29 de agosto de 2019, a Porsche lançou a terceira geração do Cayenne com uma leve modernização em seu exterior e com mudanças mais aparentes em seu interior, mostrando o porquê de ser o SUV de topo da Porsche (em 2014 a marca lançou o Macan como SUV de entrada).

O sucesso do Cayenne perpetua até os dias atuais, e este sucesso pode ser demonstrado através dos números, visto que o SUV é o segundo modelo que mais vendeu veículos na história da marca, perdendo apenas para o icônico 911.

Cayenne Coupe

Com o passar do tempo, o design do Cayenne ficou datado e acabou perdendo seu conceito de esportividade que tanto pregava em seu lançamento. O modelo foi ficando cada vez mais com cara de SUV e se assemelhando ao Macan, que foi criado com a proposta de ser mais “manso” que o Cayenne.

Porsche Cayenne S Coupe
Porsche Cayenne S Coupe

Mas aparentemente este problema está resolvido com o novo Cayenne S Coupe, que entrega um design mais esportivo do que o do Cayenne habitual. Com uma frente igual a do modelo normal, a diferenciação se da com a caída das colunas C e D e com os faróis traseiros de interligando, retratando perfeitamente o estilo cupê no veículo.

Porsche Cayenne S Coupe
Porsche Cayenne S Coupe

Além disso, pacotes de opcionais também podem ajudar a acrescentar no visual do veículo, uma vez que o Cayenne S Coupe já vem de fábrica com o pacote Sport Chrono, que entrega rodas aro 20, teto panorâmico, assentos do tipo 2+2 e bancos esportivos. Os pacotes adicionais podem trazer vários componentes que retratam a esportividade desta versão, mas as rodas aro 22 GT e o teto em fibra de carbono são os itens que mais merecem destaque neste acabamento ainda mais esportivo.

Porsche Cayenne S Coupe
Porsche Cayenne S Coupe

Além de muito bonito esteticamente, o Cayenne S Coupe também possui uma potência digna de um esportivo da Porsche. Com um motor 2.9 turbo de 6 cilindros em V, o motor atrelado a um câmbio Tiptronic de 8 velocidades e tração integral produz cerca de 434 cv de potência, além de 0-100 km/h em 4,7 segundos e velocidade máxima em pista de 265 km/h.

O preço, no entanto, deve ser ainda mais salgado que o habitual. Com previsão de chegada para o mercado americano no outono de 2019, o preço partirá de U$ 88.600,00 (363 mil reais), fora os 1.250 dólares extras de entrega, processamento e manuseio. Não há previsão de chegada do modelo ao Brasil.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?