Novo sistema permite pesagem de caminhões em movimento nas rodovias de SP

O Estado de São Paulo implementou uma tecnologia que possibilita a pesagem de caminhões e carretas em movimento, evitando a necessidade de parar em postos de fiscalização.
Publicado em Local dia 11/09/2024 por Alan Corrêa

O Estado de São Paulo, por meio da Agência de Transporte do Estado (Artesp), implementou um novo sistema de pesagem de caminhões e carretas em movimento nas rodovias, conhecido como High Speed Weigh in Motion (HS-WIM). Esse sistema, que está previsto nos contratos de concessão, permite que veículos sejam pesados diretamente nas faixas de rolamento sem a necessidade de paradas nos Postos Gerais de Fiscalização (PGF). Atualmente, seis pórticos equipados com essa tecnologia estão em operação nas rodovias sob concessão.

O HS-WIM funciona de forma autônoma e ininterrupta, com sensores instalados no pavimento das rodovias que detectam o peso bruto total, o peso por eixo e o conjunto de eixos dos veículos. Além disso, câmeras e scanners identificam a placa e as dimensões dos caminhões, como altura, largura e comprimento. Essa triagem em movimento otimiza o tempo dos motoristas e garante que apenas os veículos com sobrepeso ou outras irregularidades precisem parar nos PGFs para uma nova verificação.

Caso o sistema detecte alguma irregularidade, como excesso de peso ou dimensões inadequadas, o painel de mensagem variável (PMV) nas rodovias exibe a mensagem “Pesagem Obrigatória”. Com essa sinalização, o motorista é direcionado ao PGF, onde o veículo passa por uma pesagem tradicional e o agente de fiscalização pode emitir um auto de infração, que pode variar entre R$ 130,16 e R$ 293,47, dependendo do peso excedente. Além disso, a multa implica na perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.

José Tavares, supervisor da Diretoria de Operações da Artesp, destaca que a presença de caminhões sobrecarregados é um problema recorrente nas rodovias. O excesso de peso compromete a segurança viária, aumentando o risco de acidentes e danificando o pavimento. Tavares ressalta que o HS-WIM ajuda a mitigar esses riscos, já que sua operação contínua e sem necessidade de intervenção humana amplia a fiscalização e contribui para a conservação das estradas.

O sistema de pesagem em movimento, além de garantir a segurança viária, também melhora a experiência dos motoristas. Aqueles que seguem as normas de peso e dimensões podem continuar suas viagens sem interrupções. Apenas veículos que excedem o limite ou apresentam alguma anomalia estrutural precisam ser redirecionados para os postos de pesagem.

A operação 24 horas do sistema HS-WIM é mais um passo para a modernização da fiscalização nas rodovias paulistas. O objetivo é melhorar a eficiência das operações de transporte e, ao mesmo tempo, garantir a integridade das vias, evitando o desgaste acelerado causado por veículos com sobrecarga. Isso prolonga a vida útil do pavimento e reduz a necessidade de manutenção frequente.

Esse avanço tecnológico também reflete um compromisso com a segurança viária, já que a triagem eficaz dos veículos de carga reduz o risco de acidentes. O excesso de peso afeta o controle dos caminhões, elevando o centro de gravidade e aumentando a relação peso/potência, o que pode sobrecarregar os sistemas de frenagem. Com o sistema em pleno funcionamento, a fiscalização se torna mais rápida, eficiente e precisa.

Os pórticos instalados nas rodovias contam com uma infraestrutura de última geração, equipada com câmeras panorâmicas, leitoras de tags de radiofrequência e scanners a laser. Essas tecnologias integram as informações coletadas e fornecem uma análise completa sobre as condições de cada veículo que trafega nas rodovias. A integração entre os dados obtidos pelo sistema permite a identificação rápida de possíveis irregularidades, evitando que veículos com sobrepeso causem danos às estradas ou representem um perigo para outros usuários.

Além da redução de acidentes, a implementação do HS-WIM contribui para a economia de recursos públicos. Ao prolongar a vida útil do pavimento, o sistema evita gastos excessivos com reparos e manutenção das vias. Esse benefício se reflete diretamente na melhoria da qualidade das rodovias e na segurança dos motoristas que utilizam essas rotas diariamente.

Entrevias

Eixo SP

Estão em fase final de implantação mais dois sistemas na Entrevias, dois na Eixo SP, três na EcoNoroeste, dois no Rodoanel Norte e em outros novos contratos.

Fonte: AgenciaSP e Governo-SP.