O Corsa turbo que deixou uma Ferrari 488 Pista para trás em corrida

O mecânico inglês Adam Beard, é o proprietário do “Corsinha” campeão, e conta que ao longo de uma década gastou cerca de R$ 360 mil para turbinar o veículo.
Publicado em Notícias dia 20/07/2021 por Alan Corrêa

Sim, isso mesmo, um Corsa ganhou numa disputa de velocidade contra a Ferrari 488 Pista. O desafio foi realizado pelo canal de YouTube Driven.

O mecânico inglês Adam Beard, é o proprietário do “Corsinha” campeão, e conta que ao longo de uma década gastou cerca de R$ 360 mil para turbinar o veículo.

Sobre os veículos

Corsa turbinado vence Ferrari
Corsa turbinado vence Ferrari

O Chevrolet Corsa que ganhou da Ferrari passou por uma série de modificações, foi equipado com dois motores turbo 2.0 16v DOHC da Vauxhall, que entregam 1.216 cv de potência e 132 kgfm de torque, com tração tanto dianteira, quanto traseira ou, ainda, integral. O câmbio é de seis velocidades. Por conta de todo esse incremento extra, o modelo passou a pesar 200 kg a mais, em comparação ao automóvel original.

Já o superesportivo Ferrari 488 Pista, além de ter um design glamouroso, carrega um motor 3.8 V8 biturbo de 720 cv de potência, com uma caixa de câmbio paddle-shift de dupla embreagem com sete marchas.

Sobre o desafio

Foram realizados três desafios diferentes com ambos os carros, o primeiro foi o de arrancada de 400 metros, conhecido como “quarto de milha”. Nesse desafio a Ferrari levou a melhor, porém com apenas 0,09s na frente do Corsa Turbo, enquanto a Ferrari percorreu o trajeto em 11s, o “Corsinha” chegou a 11,9s.

O “carrinho” popular da Chevrolet levou a melhor ao percorrer 400 metros em 7,2s no segundo confronto, enquanto o superesportivo levou 0,03s a mais. Nesse desafio foi realizada uma largada lançada a 64 km/h, para compensar a ausência de auxílios e a falta de preparo mecânico de rodas e pneus do carro Corsa.

Já na terceira e última disputa, que foi via “teste do alce”, os resultados já não importavam mais para Adam Beard, pois ele já estava orgulhoso o suficiente.