O que é o HEC do Waze e outras dicas para aproveitar o GPS

Hoje em dia segurança é um dos pontos mais importantes quando precisamos sair de casa. E quando é necessário sair sozinho a situação fica ainda mais complicada. Para mitigar um pouco essa situação o Waze criou uma ferramenta que pode ser muito útil: compartilhamento da localização (HEC).
Publicado em Tecnologia dia 31/08/2018 por Alan Corrêa

Hoje em dia segurança é um dos pontos mais importantes quando precisamos sair de casa. E quando é necessário sair sozinho a situação fica ainda mais complicada. Para mitigar um pouco essa situação o Aplicativo Waze criou uma ferramenta que pode ser muito útil: compartilhamento da localização (HEC).

Baixar Waze GPS grátis

Além de um GPS grátis, o Waze vai muito além, este aplicativo é uma verdadeira rede social entre motoristas que vai te ajudar com o trânsito do dia a dia ou de uma viagem importante.

Este aplicativo cruza dados disponibilizados pelos diversos usuários, assim ele pode determinar velocidade média em cada trecho, podendo assim escolher a melhor trajetória para você, tudo isso de forma automática e gratuita.

Além de traçar a rota e te mostrar o caminho, o app ainda mostra o que você vai encontrar pelo caminho e que precisa de atenção, como radares, carros parados e buracos na via. As pessoas que utilizam o serviço podem enviar recados, mensagens e diversos alertas, além de poderem adicionar preços de gasolinas e marcar locais de interesse.

Como compartilhar a localização no Waze?

Compartilhar a localização do GPS no Waze á bastante simples. Assim que o endereço for introduzido no campo de busca aparecerão algumas opções, dentre elas a de “Enviar”. Assim que ela for selecionada, antes mesmo de clicar em “Ir agora”, a sua lista de contatos aparecerá, e então basta escolher com quem deseja compartilhar seu percurso.

Se a pessoa com quem você deseja compartilhar seu trajeto não tiver o aplicativo do Waze instalado, é possível enviar um link através SMS, WhatsApp ou mesmo por e-mail.

Dessa forma, se você for chegar atrasado a um compromisso, basta utilizar essa ferramenta para que seus amigos saibam exatamente ondo você está e quanto tempo vai chegar atrasado.

Outras funcionalidades importantes

O aplicativo do Waze não é apenas um bom GPS, ele traz outros recursos importantes, como pro exemplo o de escolher entre a rota mais curta ou a mais rápida. Para isso, entre em “Navegação”, depois em “tipo de rota” e escolha a que preferir.

Ele permite também escolher elementos que devem ser evitados em trajetos, como o pedágio, vias expressas ou estradas de terra, calculando o percurso em função dessas escolhas.

O aplicativo ainda permite indicar o final da placa do veículo e assim ser lembrado do dia do rodízio (importante para veículos de São Paulo).

Encontrando o posto com combustível mais barato

O Waze também se destaca pela ferramenta de pesquisa do preço do combustível nos postos da região, podendo filtrar a busca por distância, bandeira ou preço. É possível também salvar a localização do posto de sua preferência.

Personalizar o mapa

O aplicativo permite a personalização do mapa. Em “Configuração de exibição” > “Modo” é possível determinar se a aparência do mapa ficará como dia ou noite, ou ainda a mudança automática de acordo com o horário.

Além disso, podem ser escolhidos os itens que deverão aparecer no mapa, como radares, aviso de acidente, pontos de interdição ou perigos, polícia à frente, bate-papos , e outras informações que podem acabar atrapalhando alguns motoristas.

Outro aspecto personalizável é a apresentação de seu carro no mapa, que vem por default como uma seta, mas que pode ser alterado para outras opções em “Configuração de exibição” > “Carro no mapa”.

A visualização do mapa pode ser em 2D ou 3D de acordo com a preferência do motorista.

Velocímetro inteligente

Recentemente o aplicativo recebeu uma atualização muito útil quanto à apresentação do velocímetro. Além de mostrar a velocidade atual, agora ele mostra também o limite da velocidade permitida naquele ponto do trajeto. Nas configurações é possível determinar se esse alerta deve ser emitido quando o veículo atinge a velocidade limite ou, por exemplo, quando estiver 5km/h acima desse limite.

As opções são de 5, 10, 15 e 20 km/h acima. Ou ainda em porcentagem, sendo 5%, 10% e 15% acima do limite.

Comando de voz

Não é mais preciso de um carro de luxo para contar com um GPS com comando de voz, o Waze faz a vez. A ferramenta conta com as seguintes funções:

  • Alertar (acidente por exemplo, serão pedidos dados adicionais)
  • Navegar/dirigir para (apenas para casa ou trabalho previamente cadastrado)
  • Parar navegação
  • Cancelar
  • Voltar (um nível anterior)

Para utilizar as funções basta tocar na tela com três dedos e em seguida iniciar um dos comandos.