O que esperar do novo Fiat Argo Tributo 125 2025 que comemora a história da marca; veja ficha técnica e preço

Fiat lança a série especial Tributo 125 do Argo, baseada na versão Drive 1.0. Com novos itens de tecnologia e acabamento, o modelo se diferencia por oferecer recursos como bancos em couro, sistema Keyless e pintura bicolor. A série ainda traz incrementos visuais exclusivos e aprimoramentos funcionais.
Publicado em Fiat dia 26/09/2024 por Alan Corrêa

O Fiat Argo Tributo 125 foi lançado como uma série especial, baseada na versão Drive 1.0, para marcar os 125 anos da Fiat. O modelo traz diversas melhorias que visam proporcionar uma experiência de direção mais prática e confortável, sem comprometer o acesso a um veículo com tecnologia atualizada. Entre os destaques estão bancos e volante revestidos em couro, itens que normalmente estão disponíveis em versões superiores.

Pontos Principais:

  • Baseado na versão Drive 1.0, o Argo Tributo 125 traz melhorias em tecnologia.
  • Bancos e volante em couro proporcionam um acabamento mais refinado.
  • Sistema Keyless facilita o acesso e a partida do veículo.
  • Possibilidade de pintura bicolor e rodas escurecidas destacam o design.

Além disso, o sistema Keyless foi incluído na série Tributo 125, oferecendo mais praticidade para abrir e dar partida no carro, sem a necessidade de usar uma chave tradicional. A série também disponibiliza a opção de pintura bicolor, uma característica que permite ao comprador personalizar o visual do veículo, conferindo um aspecto mais moderno e diferenciado.

Externamente, o novo integrante da linha 2025 do Argo apresenta badges laterais exclusivos e rodas de liga leve escurecidas, características que agregam valor estético ao modelo. A inclusão de faróis de neblina melhora a visibilidade em condições climáticas adversas, enquanto o sensor de estacionamento e a câmera de ré facilitam as manobras em espaços reduzidos, garantindo maior segurança e comodidade ao motorista.

A série Tributo 125 também foi projetada para oferecer um conjunto completo de equipamentos, mantendo a essência da versão Drive 1.0, mas com aprimoramentos que tornam o modelo mais atraente para quem busca um carro com mais recursos de tecnologia e acabamento superior. O design diferenciado e os incrementos tecnológicos fazem dessa versão especial uma alternativa interessante para os consumidores que valorizam o equilíbrio entre preço e funcionalidades.

Em termos de performance, o Argo Tributo 125 mantém as características do motor 1.0 da versão Drive, focado na eficiência de consumo e na praticidade para o uso urbano. Contudo, o apelo dessa série está nas melhorias em acabamento e tecnologia, que tornam o modelo uma opção mais completa dentro de sua faixa de preço.

Com todas essas melhorias e itens exclusivos, o Fiat Argo Tributo 125 se destaca no mercado como uma série especial que oferece mais conforto e tecnologia, sem abrir mão das características práticas e acessíveis que já são associadas à versão Drive 1.0. A inclusão de itens como câmera de ré e sensor de estacionamento contribuem para facilitar a vida do motorista em seu dia a dia, proporcionando uma experiência mais completa e agradável.

Desempenho, motor e potência

O modelo oferece uma combinação de desempenho adequado para o dia a dia, com motor dianteiro de aspiração natural, uma potência máxima de 75 cv (álcool) ou 71 cv (gasolina) a 6000 rpm, e torque máximo de 10,7 kgfm (álcool) ou 10 kgfm (gasolina) a 3250 rpm. Esse motor de 3 cilindros em linha possui 333 cm³ de cilindrada unitária e usa um sistema de injeção multiponto. A relação de compressão é de 13,2:1, com curso de pistão de 86,5 mm e diâmetro de cilindro de 70 mm. Além disso, o motor é acoplado a uma transmissão manual de 5 marchas com tração dianteira, proporcionando uma aceleração de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos e uma velocidade máxima de 162 km/h.

A plataforma utilizada é a MP1, que traz uma estrutura bem ajustada para a categoria, oferecendo boa dirigibilidade. O câmbio manual é conhecido pelo código c513, e o acoplamento é feito via embreagem monodisco a seco, garantindo uma troca de marchas eficiente e suave, adequada tanto para o uso urbano quanto rodoviário.

Consumo e autonomia

O consumo é um ponto de destaque, especialmente em termos de economia. Na cidade, o consumo com álcool é de 9,4 km/l, enquanto na estrada sobe para 10,2 km/l. Quando abastecido com gasolina, esses números aumentam consideravelmente, com um consumo urbano de 13,3 km/l e rodoviário de 14,7 km/l. A autonomia, que é diretamente ligada ao consumo, é satisfatória. Com álcool, a autonomia urbana é de 451 km, e a rodoviária atinge 490 km. Já com gasolina, esses números sobem para 638 km em trajetos urbanos e 706 km em rodovias, com o tanque de combustível comportando até 48 litros.

Interior

O espaço interno é bem aproveitado para um carro compacto, oferecendo conforto para até 5 ocupantes. O modelo traz um porta-malas com capacidade de 300 litros, o que é suficiente para o transporte de bagagens em viagens curtas ou para o uso diário. Além disso, a carga útil é de 400 kg, o que permite levar bagagens adicionais ou objetos mais pesados sem comprometer o desempenho do veículo.

Os bancos são revestidos em couro, proporcionando mais sofisticação e durabilidade, e o banco do motorista conta com ajuste de altura, aumentando o conforto e a ergonomia durante a condução. O banco traseiro é rebatível, o que permite ampliar o espaço de carga quando necessário. A iluminação no porta-malas e no porta-luvas também é um destaque para garantir mais praticidade no uso diário.

Medidas

No que diz respeito às dimensões, o carro possui um comprimento de 3998 mm, largura de 1724 mm e altura de 1503 mm, com distância entre-eixos de 2521 mm. As bitolas dianteira e traseira são de 1465 mm e 1500 mm, respectivamente, garantindo uma boa estabilidade nas curvas. O peso total do carro é de 1077 kg, proporcionando uma boa relação peso-potência de 14,36 kg/cv, o que é bastante razoável para a categoria.

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com molas helicoidais como elemento elástico. Na traseira, o carro utiliza eixo de torção, também com molas helicoidais, o que garante um bom equilíbrio entre conforto e estabilidade. Os freios dianteiros são a disco sólido, enquanto os traseiros são a tambor, complementando o sistema de freios ABS, que vem de série. A direção é assistida eletricamente, com um diâmetro de giro de 10,3 metros, ideal para manobras em espaços reduzidos.

Os pneus são 185/60 r15 tanto na dianteira quanto na traseira, com estepe de dimensões 175/65 r14. Esses pneus proporcionam boa aderência em diferentes condições de rodagem, além de contribuir para o conforto da condução.

Preço aproximado

Em termos de preço, este modelo se posiciona como uma opção interessante dentro do segmento dos hatches compactos. O valor de mercado gira em torno de R$ 93.990, o que coloca o carro em um patamar competitivo, levando em consideração seu pacote de equipamentos, motorização e proposta de economia de combustível.

Ficha Técnica do Fiat Argo Tributo 125 1.0 2025

Geral

Motor

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Desempenho

Consumo

Autonomia

Equipamentos do Fiat Argo Tributo 125 1.0 2025

Segurança

Conforto

Entretenimento

125 anos de história

Para celebrar seus 125 anos de história, a Fiat lançou a série especial Tributo 125, reunindo seus principais modelos com toques de exclusividade. Argo, Pulse, Fastback, Strada e Toro foram os escolhidos para integrar essa edição comemorativa, cada um com características únicas que ressaltam a importância desse marco para a marca. As mudanças vão desde cores especiais, como o branco Alaska perolizado, até acabamentos internos diferenciados, que combinam sofisticação com a tradição italiana.

Cada modelo da série Tributo 125 reflete a filosofia de inovação da Fiat, mantendo a tecnologia e o design como pontos centrais. No Argo, por exemplo, o destaque vai para os bancos de couro, volante também revestido em couro e a inclusão de itens de conveniência, como o sistema Keyless e ar-condicionado digital. Já no Pulse e no Fastback, a aposta é na combinação de funcionalidades premium, como câmera de ré, central multimídia e rodas escurecidas, mantendo um visual moderno e imponente.

A Strada e a Toro, líderes de venda no Brasil, também receberam atenção especial na série Tributo 125. A Strada vem equipada com comandos borboleta no volante e acabamento interno escurecido, enquanto a Toro destaca seu sistema ADAS, de assistência avançada ao condutor. Ambas oferecem, além dos recursos tecnológicos, uma experiência visual única com detalhes exclusivos dessa edição comemorativa, reafirmando o compromisso da Fiat em oferecer sempre inovação aos seus clientes.

Durante esses 125 anos, a Fiat não apenas expandiu sua presença na Itália, mas também se tornou uma força global, com fábricas e operações em diversos continentes. No Brasil, a marca fincou raízes sólidas desde a inauguração de sua fábrica em Betim, Minas Gerais, em 1976. A partir daí, o mercado brasileiro se tornou um dos principais da marca, ajudando a Fiat a se tornar líder de vendas no país.

Além de produzir veículos acessíveis e inovadores, a Fiat sempre manteve seu compromisso com a evolução tecnológica e com o design, características que moldaram sua identidade. A celebração de 125 anos é um marco que reflete a capacidade da marca de se reinventar, sem perder sua essência, mantendo-se relevante em um setor em constante transformação.

Fonte: Stellantis.