O que podemos esperar do Novo Peugeot 2008 2025?

A chegada do novo Peugeot 2008 tem o potencial de redefinir a posição da Peugeot no segmento de SUVs compactos no Brasil. Com atualizações significativas em design, tecnologia e espaço interno, o modelo está bem posicionado para competir com líderes de mercado como o VW T-Cross. Além disso, a variedade nas opções de motorização e o design interno moderno podem atrair uma gama mais ampla de consumidores, buscando equilibrar desempenho e eficiência.
Publicado em Notícias dia 16/05/2024 por Alan Corrêa

O novo Peugeot 2008, previsto para ser lançado no Brasil até o final deste semestre, marcará uma evolução significativa em relação ao modelo anterior, já bastante conhecido no mercado nacional. O SUV compacto, que agora entrará em sua segunda geração, foi revelado no mercado europeu há um ano e incorpora várias atualizações que refletem os mais recentes padrões de design e tecnologia da marca.

A produção do novo 2008 está sendo realizada na fábrica de El Palomar, na Argentina. Esta instalação recentemente recebeu um investimento significativo para iniciar a montagem do modelo, que servirá não apenas ao mercado argentino, mas também abastecerá todas as concessionárias brasileiras da Peugeot. A decisão de mudar a produção para a Argentina vem após o encerramento das operações na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro.

O novo Peugeot 2008 deve chegar ao Brasil até o final do semestre, com produção na Argentina, na fábrica de El Palomar.
O novo Peugeot 2008 deve chegar ao Brasil até o final do semestre, com produção na Argentina, na fábrica de El Palomar.

O design do novo 2008 segue as linhas do facelift europeu, introduzindo uma nova grade frontal e faróis revisados. O design incorpora elementos visuais inspirados no sedã 508, e o modelo será o primeiro veículo da Peugeot no Brasil a exibir o novo logotipo da marca. O veículo apresentará duas versões distintas da grade frontal, uma com uma série de retângulos de diferentes tamanhos e outra com filetes verticais, provavelmente destinadas a diferenciar as configurações padrão e de topo de linha.

Luzes diurnas de LED em três filetes verticais e rodas redesenhadas marcam o exterior, junto com o novo logotipo da Peugeot.
Luzes diurnas de LED em três filetes verticais e rodas redesenhadas marcam o exterior, junto com o novo logotipo da Peugeot.

Em termos de dimensões, o novo 2008 é mais longo, mais largo e possui um entre-eixos maior do que o modelo anterior, o que resulta em mais espaço interno – um ponto que foi considerado uma limitação na geração anterior. Com 4,30 metros de comprimento, 1,82 metros de largura, 1,55 metros de altura e 2,60 metros de entre-eixos, o SUV oferece mais conforto e uma capacidade de carga aumentada, com o porta-malas agora proporcionando 434 litros.

Internamente, o novo 2008 deverá adotar um layout semelhante ao do modelo e-2008 vendido na Europa, mas com algumas simplificações para se adaptar ao mercado brasileiro. As versões mais caras contarão com uma central multimídia com tela de 10 polegadas, enquanto os acabamentos mais acessíveis terão uma tela de 7 polegadas. Espera-se também um novo quadro de instrumentos digital de 10 polegadas com efeito 3D nas versões mais equipadas.

Internamente, o veículo terá central multimídia de 10 polegadas nas versões mais caras e de 7 polegadas nos acabamentos mais simples.
Internamente, o veículo terá central multimídia de 10 polegadas nas versões mais caras e de 7 polegadas nos acabamentos mais simples.

Sob o capô, o novo 2008 no Brasil contará com opções de motorização que incluem o 1.0 turbo de três cilindros, oferecendo até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, acoplado a um câmbio CVT com sete marchas simuladas. Também é possível que uma variante mais potente com o motor 1.3 turbo de quatro cilindros esteja disponível, trazendo 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque.

Com essa gama de motores, que já são utilizados em outros modelos do grupo Stellantis, o novo 2008 visa oferecer uma combinação equilibrada de desempenho e eficiência. A expectativa é que o modelo possa concorrer de forma mais efetiva no segmento de SUVs compactos, onde modelos como o VW T-Cross atualmente lideram em vendas.

A Peugeot registrou o design do novo 2008 no INPI para proteger sua propriedade intelectual no Brasil, destacando duas configurações de grade dianteira.
A Peugeot registrou o design do novo 2008 no INPI para proteger sua propriedade intelectual no Brasil, destacando duas configurações de grade dianteira.

O lançamento do novo Peugeot 2008 é aguardado com expectativa, pois representa um passo importante para a Peugeot no fortalecimento de sua presença no mercado sul-americano, especialmente no Brasil. Com seu design renovado, maior espaço interno e tecnologias atualizadas, o modelo tem potencial para atrair um público mais amplo e estabelecer uma posição competitiva no segmento.

O preço do novo Peugeot 2008 ainda não foi revelado, mas espera-se que esteja entre R$ 110 mil e R$ 150 mil no mercado brasileiro.

*Com informações da Peugeot, Terra e Motor1.