O SUV com o motor 1.0 turbo mais potente do Brasil

Os motores turbo agora já fazem parte do nosso dia a dia, e essa tecnologia vem se desenvolvendo cada vez mais. A última novidade nessa linha é o motor 1.0 Turbo que está sob o capô do Fiat Pulse, que promete ser o mais potente do Brasil em sua categoria. Segundo o que a própria marca revelou, o propulsor reúne a “melhor performance, consumo, torque e aceleração” entre os seus concorrentes. O novo SUV da fabricante italiana promete ser uma grande sensação entre os brasileiros.
Publicado em Carros dia 15/10/2021 por Alan Corrêa

Os motores turbo agora já fazem parte do nosso dia a dia, e essa tecnologia vem se desenvolvendo cada vez mais. A última novidade nessa linha é o motor 1.0 Turbo que está sob o capô do Fiat Pulse, que promete ser o mais potente do Brasil em sua categoria.

Segundo o que a própria marca revelou, o propulsor reúne a “melhor performance, consumo, torque e aceleração” entre os seus concorrentes. O novo SUV da fabricante italiana promete ser uma grande sensação entre os brasileiros.

O motor 1.0 Turbo mais potente do Brasil

No mundo automobilístico as novidades são cada vez mais frequentes, quase todos os dias descobrimos alguma nova tecnologia, um avanço em tecnologias, redução de emissão de poluentes, e assim por diante.

O destaque da vez vai para o Fiat Pulse, o mais novo SUV da fabricante italiana, que promete oferecer o motor 1.0 Turbo mais potente do Brasil em sua própria categoria. Tudo isso está em consonância com o conceito downsizing.

O motor 1.0 Turbo mais potente do Brasil
O motor 1.0 Turbo mais potente do Brasil

Motores mais modernos, mais eficientes, e menos poluentes

Não é novidade que toda a comunidade europeia vem insistindo fortemente na necessidade de reduzirmos a emissão de poluentes, especialmente de CO2. Lá no Velho Continente, inclusive, já existem leis sobre o assunto, e as montadoras têm um prazo estabelecido para desenvolver produtos e tecnologias que se adequem às novas regras.

Visando essa nova realidade, e já se prevenindo para o futuro, a Fiat desenvolveu o motor 1.0 Turbo mais potente do Brasil, em sua categoria, com a melhor relação de eficiência e consumo. Sem deixar de ser poderoso, vai emitir consideravelmente menos CO2 do que os motores das gerações anteriores.

O motor 1.0 Turbo mais potente do Brasil
O motor 1.0 Turbo mais potente do Brasil

Uma tecnologia nova e exclusiva

No caso do seu SUV Pulse, recém lançado, o motor 1.0 Turbo 200 Flex é capaz de gerar 130 cv de potência, e um torque máximo de 20,4 kgfm a 1.750 rpm tanto com etanol quanto com gasolina. Com certeza uma marca importante e surpreendente.

Segundo a Stellantis, isso só é possível por causa de elementos de uma nova e exclusiva tecnologia, que utiliza um turbocompressor com wastegate eletrônica, que trabalha com injeção direta de combustível, além do exclusivo sistema MultiAir III, o qual permite um controle mais flexível e eficiente das válvulas de admissão.

O motor 1.0 Turbo mais potente do Brasil
O motor 1.0 Turbo mais potente do Brasil

Uma performance excepcional

Todas essas qualidades do novo motor 1.0 Turbo da Fiat proporcionam uma alta eficiência energética e um consumo de combustível muito reduzido em relação aos motores da geração anterior.

Ao equipar o SUV Fiat Pulse, esse propulsor é capaz de aliar potência e torque e levar o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 9,4 segundos, sendo o menor tempo entre seus concorrentes, como afirma a própria marca.

O motor 1.0 Turbo mais potente do Brasil
O motor 1.0 Turbo mais potente do Brasil

Câmbio CVT é grande aliado do motor

Para trabalhar com esse motor, a Fiat colocou um grande aliado: o câmbio automático do tipo CVT que simula 7 marchas. Isso proporciona o melhor consumo da categoria, que é de 12 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada quando abastecido com gasolina.

A nova transmissão foi projetada para trabalhar com um óleo lubrificante for life, que não exige troca ao longo de toda a vida útil do veículo. Isso aumenta a durabilidade e reduz o custo de manutenção. Tecnologia também exclusiva da marca.

O motor 1.0 Turbo mais potente do Brasil
O motor 1.0 Turbo mais potente do Brasil

Modos de condução

Essa excelente transmissão conta ainda com três modos de condução. O modo Automático, onde o conjunto se ajusta ao modo de condução do motorista, aliando performance, eficiência e conforto.

Tem também o modo Manual, que é voltado para quem gosta de estar sempre no controle, permitindo trocas sequenciais por meio da alavanca de câmbio ou das Paddle Shift instaladas no volante.

Mas não podia faltar o modo Sport, que eleva ainda mais a sensação de diversão na condução do modelo. O modo Sport atua na direção, no controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador, e altera o tempo de resposta e de troca de marchas. Nesse modo, você aproveita completamente a potência do Turbo 200 Flex.