O último ano do Chevrolet Camaro como conhecemos; próximo muscle car poderá ser elétrico

O Chevrolet Camaro, um ícone dos "muscle cars" americanos, despede-se das linhas de montagem após uma história marcada por inovação e rivalidade intensa, especialmente com o Ford Mustang. A decisão da General Motors de encerrar a produção reflete uma mudança significativa no setor automotivo, com um foco crescente em veículos elétricos e autônomos.
Publicado em Chevrolet dia 29/04/2024 por Alan Corrêa

A General Motors encerrou a produção do Chevrolet Camaro nos Estados Unidos, marcando o fim de uma era para um dos mais icônicos “muscle cars” da história. A última unidade produzida foi um modelo ZL1 1LE com câmbio manual. Este fechamento foi antecipado por um anúncio feito em março e concluído com uma série especial de despedida, a Collector´s Edition. Esta edição limitada a 350 unidades nos Estados Unidos possui uma pintura preta especial chamada Black Panther Matte e um volante com emblema especial.

O encerramento da produção do Camaro foi uma decisão que acompanha uma tendência mais ampla da indústria automotiva de transição para veículos elétricos, com a GM planejando uma linha totalmente elétrica até 2035. Este movimento reduziu significativamente o investimento em novos modelos de veículos com motor de combustão interna. O Camaro, que foi lançado originalmente em 1966, viu suas vendas declinarem nos últimos anos, não conseguindo igualar as do Dodge Challenger ou do Ford Mustang.

O modelo ZL1 1LE representa o ápice da linha Camaro em termos de performance, o que o torna um potencial colecionador de interesse para entusiastas e admiradores do modelo. Com a descontinuação de outros veículos similares como o Dodge Challenger, o Mustang permanece como o último dos “muscle cars” americanos movidos a gasolina ainda em produção, o que pode aumentar seu apelo nos próximos anos.

Ao avaliar a compra do último modelo do Camaro, consumidores e colecionadores podem considerar o valor histórico do veículo, a exclusividade da edição de despedida e o desempenho característico que definiu sua legenda. No entanto, sem previsões de uma nova versão do Camaro e com a indústria se movendo em direção à eletrificação, o momento é de reflexão sobre o que tais aquisições representam tanto em termos práticos quanto nostálgicos para os potenciais compradores.

O preço de mercado para este modelo está em aproximadamente R$ 555.000. Este valor reflete a avançada tecnologia embarcada, as especificações de desempenho e o luxo interior. Para aqueles que valorizam a experiência de condução proporcionada por um veículo esportivo de alta potência, este preço pode ser considerado um investimento justificável na combinação de desempenho, estilo e tecnologia de ponta.

O último Chevrolet Camaro a combustão

O Chevrolet Camaro, emblemático "muscle car" americano, encerra sua produção, marcando um ponto de virada no setor automotivo em direção a tecnologias mais sustentáveis.
O Chevrolet Camaro, emblemático “muscle car” americano, encerra sua produção, marcando um ponto de virada no setor automotivo em direção a tecnologias mais sustentáveis.

Ao contemplar a aquisição do Chevrolet Camaro 6.2 V8 2024, os potenciais compradores encontram-se diante de um dilema envolvente: esse ícone da engenharia americana, com seu motor V8 robusto que entrega 461 cavalos de potência, realmente justifica o investimento?

Começando pelo coração do veículo, o motor V8 aspirado, é evidente que o Camaro não é apenas um carro, mas uma declaração de potência e adrenalina. A capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e atingir uma velocidade máxima de 290 km/h coloca esse modelo em uma categoria própria, longe de ser apenas um meio de transporte, mas sim uma máquina de experiências intensas.

Porém, a performance bruta é contrabalançada pelo consumo de combustível, com o Camaro fazendo 6,2 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada. Para os entusiastas, esse pode ser um pequeno preço a pagar pela emoção de dirigir um carro com tais credenciais de desempenho. Para outros, pode ser um ponto de reflexão importante, especialmente considerando o cenário de combustíveis e a conscientização ambiental crescente.

No que tange a equipamentos, o Camaro não economiza em tecnologias de segurança e conforto. Desde sistemas avançados de assistência ao condutor até um interior luxuosamente equipado com ajustes elétricos e tecnologia de infotenimento de ponta, o carro oferece uma cabine que combina estilo e funcionalidade. A segurança é reforçada por uma suíte completa de recursos, incluindo alertas de colisão frontal e controle de estabilidade, fazendo deste não apenas um carro poderoso, mas também um veículo que cuida de seus ocupantes.

Em última análise, decidir se o Chevrolet Camaro 6.2 V8 2024 vale a pena é uma questão de prioridades. Para aqueles que valorizam desempenho espetacular e tecnologia de ponta embalados em um design atemporalmente agressivo, o Camaro pode ser a escolha perfeita. Contudo, para aqueles cujas prioridades incluem eficiência de combustível ou custo-benefício a longo prazo, pode ser prudente explorar alternativas. O que é inegável é que, dentro de sua classe, o Camaro continua a ser uma força a ser reconhecida, oferecendo emoções que poucos carros podem igualar.

Futuro Camaro deve ser um carro elétrico

eCOPO é o conceito de carro elétrico baseado no Chevrolet Camaro
eCOPO é o conceito de carro elétrico baseado no Chevrolet Camaro

Com o encerramento da produção do Chevrolet Camaro, surgem especulações sobre o futuro do modelo, que poderá renascer como um veículo elétrico. A General Motors não confirmou planos para uma nova versão do Camaro, mas a estratégia da empresa indica uma mudança significativa para veículos elétricos.

Até 2035, a GM planeja ter uma linha totalmente elétrica, e um Camaro elétrico se alinharia com essa visão. Transformar um ícone como o Camaro em um carro elétrico poderia atrair tanto entusiastas de longa data quanto novos consumidores interessados em desempenho sem emissões. A possível eletrificação do Camaro permitiria à GM explorar novas tecnologias de propulsão, mantendo o legado do modelo em um mercado automotivo em evolução.

Edição especial do último Camaro

Chevrolet lança no Brasil o Camaro Collection, edição limitada para comemorar o fim da produção da sexta geração. O modelo terá apenas 125 unidades com pintura preta e faixas cinza.
Chevrolet lança no Brasil o Camaro Collection, edição limitada para comemorar o fim da produção da sexta geração. O modelo terá apenas 125 unidades com pintura preta e faixas cinza.

A GM anunciou que trouxe o Camaro Collection ao Brasil, uma edição exclusiva que celebra o encerramento da produção da sexta geração deste ícone automotivo nos Estados Unidos. O modelo será limitado a apenas 125 unidades e promete ser um marco no mercado de superesportivos do país.

Com características únicas, o Camaro Collection ostenta uma pintura preta complementada por faixas cinza no capô e na tampa do porta-malas, além de bancos customizados com acabamentos que remetem ao lendário Z/28 de 1967. Cada veículo será numerado e acompanhado de um kit especial, incluindo uma miniatura 1:18 do carro.

Equipado com motor 6.2 V8 de 461 cv, o Camaro Collection possui transmissão automática de 10 marchas e acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos. A velocidade máxima é de 290 km/h.
Equipado com motor 6.2 V8 de 461 cv, o Camaro Collection possui transmissão automática de 10 marchas e acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos. A velocidade máxima é de 290 km/h.

Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul, destaca que a série Collection “simboliza nosso reconhecimento a cada cliente e fã do Camaro, consolidando sua reputação entre os superesportivos mais prestigiados do mercado brasileiro”.

Disponível nas versões cupê e conversível, o modelo oferece ajustes para corrida e mais três modos de condução.
Disponível nas versões cupê e conversível, o modelo oferece ajustes para corrida e mais três modos de condução.

Embora a Chevrolet não tenha confirmado um sucessor imediato para o Camaro, o Collection será disponibilizado nas versões cupê e conversível, equipado com o robusto motor 6.2 V8, que entrega 461 cv e 62,9 kgfm de torque. O veículo conta ainda com uma transmissão automática sequencial de 10 marchas, incluindo controles de largada e aquecimento dos pneus traseiros, e promete aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,2 segundos, com velocidade máxima de 290 km/h limitada eletronicamente para o modelo cupê.

Além de um modo específico para circuitos, que ajusta a rigidez da direção e a atuação dos controles de estabilidade e tração, o Camaro Collection oferece outras três configurações de condução, adaptando-se perfeitamente tanto a pistas de corrida quanto a passeios mais tranquilos. As entregas dos veículos estão previstas para começar no início do próximo ano, elevando ainda mais a expectativa dos entusiastas e colecionadores.

Ficha Técnica do Chevrolet Camaro 6.2 V8 2024

Geral

  • Ano: 2024
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Gasolina
  • Procedência: Importado
  • Configuração: Cupê
  • Porte: Grande
  • Lugares: 4
  • Portas: 2
  • Geração: 6
  • Plataforma: Alpha
  • Série: 589,70

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Disposição: Longitudinal
  • Cilindros: 8 em V
  • Cilindrada unitária: 770 cm³
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Razão de compressão: 11,5:1
  • Deslocamento: 6162 cm³
  • Código do motor: LT1
  • Peso/potência: 3,71 kg/cv
  • Peso/torque: 27,2 kg/kgfm
  • Aspiração: Natural
  • Alimentação: Injeção direta
  • Comando de válvulas: Único no bloco
  • Variação do comando: Admissão
  • Acionamento comando: Corrente
  • Diâmetro do cilindro: 103,25 mm
  • Curso do pistão: 92 mm
  • Potência máxima: 461 cv a 6000 rpm
  • Torque máximo: 62,9 kgfm a 4400 rpm
  • Torque específico: 10,2 kgfm/litro
  • Potência específica: 74,8 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Traseira
  • Câmbio: Automático de 10 marchas
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Traseira: Independente, multibraço
  • Elemento elástico: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Disco ventilado

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 11,7 m

Pneus

  • Dianteiros: 245/40 R20
  • Altura do flanco: 98 mm
  • Traseiros: 275/35 R20
  • Altura do flanco: 96 mm
  • Estepe: Kit de reparo

Dimensões

  • Comprimento: 4784 mm
  • Distância entre-eixos: 2812 mm
  • Bitola dianteira: 1601 mm
  • Porta-malas: 208 litros
  • Peso: 1709 kg
  • Reboque sem freio: Não especificado
  • Ângulo de entrada: Não especificado
  • Ângulo central: Não especificado
  • Inclinação lateral máx.: Não especificado
  • Altura mínima do solo: Não especificado
  • Largura: 1894 mm
  • Altura: 1340 mm
  • Bitola traseira: 1598 mm
  • Tanque de combustível: 72 litros
  • Carga útil: 333 kg
  • Reboque com freio: Não especificado
  • Ângulo de saída: Não especificado

Desempenho

  • Velocidade máxima: 290 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 4,2 s

Consumo

  • Urbano: 6,2 km/l
  • Rodoviário: 9,4 km/l

Autonomia

  • Urbana: 446 km
  • Rodoviária: 677 km

Equipamentos do Chevrolet Camaro 6.2 V8 2024

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais
  • Airbags de cortina
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Câmera traseira para manobras
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Faróis de LED
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis com regulagem de altura
  • Luz traseira de neblina
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Luz de condução diurna
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Alerta de colisão frontal
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Sensores de estacionamento traseiro
  • Alerta de ponto cego
  • Chamada de assistência de emergência
  • Assistência na recuperação veicular
  • Vetorização de torque

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Ar-condicionado automático
  • Zonas de ar-condicionado: 2
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Câmbio automático
  • Ajuste do volante em altura
  • Ajuste do volante em profundidade
  • Bancos revestidos em couro
  • Banco do motorista com ajuste elétrico
  • Banco do motorista com memórias de ajuste
  • Banco do motorista com ventilação
  • Controle automático de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Faróis com acendimento automático
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Retrovisores rebatíveis eletricamente
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Retrovisor interno por câmera
  • Rodas de liga leve
  • Teto solar elétrico (Opcional)
  • Troca de marchas no volante
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Chave presencial
  • Controle eletrônico de amortecimento (Opcional)
  • Controle de largada
  • Desativação de cilindros
  • Acionamento remoto do motor
  • Freio de estacionamento elétrico

Entretenimento

  • Rádio
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Navegador GPS
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Indicador de temperatura externa
  • Espelhamento da tela do celular
  • Carregador de celular por indução
  • Roteador Wi-Fi
  • Sistema de som premium Bose
  • Head-up display
  • Comandos ao veículo através de aplicativo
  • Informações do veículo através de aplicativo

*Com informações da GM, CNN e Webmotors.