O Porsche 718 Boxster é um modelo que reúne em si diversas qualidades: conversível, muito esportivo, cheio de tecnologia, totalmente customizável e com uma motorização muito potente. Claro que isso tem um valor elevado, mas que justifica cada centavo.
O preço base do Porsche 718 Boxster é R$ 349.000. O que significa esse “preço base”? Seria o valor para ter o veículo sem nenhuma customização nem acréscimo de itens de série. Mas é preciso ressaltar que alguns desses opcionais tem o custo de um carro popular, e a todos eles juntos podem fazer dobrar o preço do modelo.
Para dar alguns exemplos, uma cor customizada da carroceria pode custar mais de 45 mil reais, um conjunto de rodas de 20 polegadas mais de 16 mil reais, o revestimento dos bancos em couro quase 20 mil reais, bancos esportivos tipo concha mais de 16 mil reais, um dos pacotes de acabamento externos 15 mil reais, e o conjunto especiais de freios compostos de cerâmica quase 40 mil reais. Ficamos por aqui, mas existem ainda um universo de opcionais que o modelo oferece.
Um dos itens que mais admite personalização é a cartela de cores, sendo elas: branca, preta, vermelha e amarela (standard); branca, preta, azul escuro, chumbo e prata (metálicas); vermelho Carmim, branca Giz, azul Miami e laranja Lava (especiais por R$ 12.000); além das customizáveis. AS capotas também podem ser de várias cores: preta, azul, vinho e marrom.
A motorização é um dos elementos de maior destaque no modelo, e não é pra menos. Composta pelo motor turboalimentado e horizontalmente oposto 2.0 de 4 cilindros, cuja potência total chega a 300 cv e o torque máximo a 380 Nm entre 1.950 e 4.500 rpm.
As principais características do motor são o bloco e cabeçote em alumínio, refrigeração a água com gerenciamento térmico, quatro válvulas por cilindro com comando variável VarioCam Plus, lubrificação de cárter seco integrada com bomba de óleo controlada sob demanda.
Além disso, ele trabalha com injeção direta de combustível (DFI), dois catalisadores de três vias e diagnóstico on-board que monitora o sistema de controle de emissão. E para completar o conjunto o modelo conta com o sistema de escapamento esportivo.
O Porsche 718 Boxster conta com a tecnologia Start Stop que é responsável por desligar e ligar o motor de forma automática. Quando a velocidade está abaixo de 7 km/h e o acelerador não acionado o motor desliga para economizar combustível. Assim que o motorista aciona o acelerador o motor é religado tão rapidamente que é imperceptível o fato de que ele estava desligado.
Para muitas pessoas a emoção de um veículo como o Porsche 718 Boxster é ter o câmbio manual para dar mais esportividade e controle durante a pilotagem. Pois bem, apensar de o modelo contar com o câmbio automático de 7 velocidades, existe a possibilidade de optar pelo câmbio manual de 6 velocidades.
Esse câmbio é feito sob medida para essa motorização, e se harmoniza perfeitamente ao conjunto, oferecendo engates suaves e totalmente ajustados para proporcionar um condução esportiva, o que fica ainda mais facilitado pelo curso curto que a alavanca percorre para executar as trocas de marcha.
O Porsche Doppelkupplung (PDK) nada mais é que sistema de dupla embreagem que o modelo abriga, pelo qual o veículo fica em modo de “planagem” em determinadas situações, como se o motor estivesse desacoplado do câmbio, de modo que se aproveita completamente do coeficiente aerodinâmico e dispensa o uso continuado do impulso do motor. Esse sistema é um dos responsáveis, junto com o sistema Start Stop, pelo baixo consumo de combustível e consequente redução de poluentes do veículo.
O Porsche Torque Vectoring (PTV) é o sistema responsável pelo controle da dinâmica de direção e controle de estabilidade do modelo. Ele atua distribuindo de forma variável o torque em ada uma das rodas do veículo de acordo com a necessidade instantânea, além de atuar junto ao bloqueio do diferencial traseiro.
Traduzindo, esse sistema é capaz de identificar quando o veículo está realizando um curva e pode frear ligeiramente a roda traseira da parte interior da curva, entregando mais torque à roda traseira da parte exterior, facilitando a curva e oferecendo mais estabilidade ao veículo, sem detrimento da agilidade na realização da manobra. Esse sistema é um dos opcionais que o modelo oferece.
O Porsche Active Suspension Management (PASM) é o sistema responsável pelo controle eletrônico das suspensões, atuando de forma individuada em cada um das rodas, proporcionando mais conforto aos ocupantes do veículo em terrenos irregulares, mas sobretudo auxiliando o sistema Porsche Torque Vectoring na execução das curvas, equilibrando o veículo na medida certa em cada circunstância.
O Porsche Stability Management (PSM) também é um sistema eletrônico que ajuda o motorista no controle da direção do modelo, oferecendo mais estabilidade e uma direção dinâmica com mais segurança. Quando atua junto com o pacote Sport Chrono proporciona uma pilotagem mais esportiva sem deixar de lado a segurança.
Por falar em segurança, o Porsche Side Impact Protection System é um sistema de segurança que oferece um dos melhores resultados do mercado automobilístico, e não podia ser diferente com um modelo como o 718 Boxster.
Esse sistema conta com o acionamento inteligente dos airbags em dois estágios de acordo com a intensidade do impacto produzido sobre o veículo. Ele está composto por proteções nas portas (duas bolsas de cada lado), dois airbags de tórax instalados nas laterais dos assentos, e outros airbag para a cabeça, o qual se enche de baixo para cima a partir do painel da porta.
E se o fato de ser conversível pudesse causar alguma preocupação, o modelo também conta com um tipo de proteção especial em caso de capotamento. Essa proteção está composta por duas peças que protegem o espaço residual de sobrevivência, o cokpit, em caso de colisão lateral e de capotamento. Ela está composta de aço de alta resistência, de modo que oferecem toda segurança que se pode esperar de um modelo como o 718 Boxster.
Não é preciso dizer que o 718 Boxster conta com um incrível sistema de som de última geração da BOSE. Composto, na versão de fábrica, por 6 alto-falantes que juntos oferecem 110 watts de potência, além de um amplificador no PCM de modo que o som fica perfeitamente ajustado tanto para o motorista quanto para o passageiro ao seu lado.
Contudo, assim como tantos outros elementos do modelo, o sistema de som pode ser personalizado, e uma das configurações disponíveis é a seguinte: 12 canais amplificadores com potência total de 821 watts, 12 alto-falantes, incluindo um subwoofer com amplificador classe D de 300 watts, mais de 1.340 cm2 de área total de membrana, e frequência de 35 Hz a 20 kHz.
Abaixo segue a lista dos principais itens de série do modelo sem contar com nenhuma customização ou acréscimo de item opcional: