O Porsche 718 GTS é a esportividade sobre rodas. O modelo, que conta com uma versão convencional e outra conversível, oferece ao piloto muita diversão e agilidade, sem deixar de lado a tecnologia, segurança e conforto. Claro que isso tem um preço, e não é pequeno.
O preço base da versão Cayman GTS é de R$ 460.000 e da versão Boxster GTS (conversível) é de R$ 480.000. Por preço base se entende o valor de entrada para a aquisição do modelo, sem contar nenhum opcional ou pacote tecnológico, nenhuma customização.
Mas o valor pode facilmente dobrar se forem adicionados todos os elementos que a marca disponibiliza como opcionais ou elementos de personalização do veículo. Apenas para dar um exemplo, a pintura customizada – na qual o comprador escolhe a composição da tinta e a tonalidade exata que deseja – tem valor acima dos 50 mil reais.
A motorização é um dos elementos de maior destaque no modelo, e não é difícil entender o motivo. Equipado pelo motor 2.5 de turbina com geometria variável (VTG), com 4 cilindros e alimentado por injeção direta, o modelo é capaz de entregar até 365 cv de potência e um torque máximo de 430 Nm entre 1.900 e 5.000 rpm.
Aliado a ele está o câmbio PDK de 7 velocidades, mas é possível também a escolha do câmbio manual de 6 marchas. A tração é traseira e inclui o bloqueio do diferencial traseiro para ajudar o piloto no controle do veículo durante as curvas.
Apesar de tanta potência, o motor é relativamente econômico, fazendo em média 7,9 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada, sempre abastecido com Gasolina.
Como uma das possibilidades de configuração dessa incrível motorização, é possível ao comprador optar pelo câmbio manual de 6 marchas. Seus engates são suaves e precisos, pois que é totalmente ajustado para esse motor em específico. O curso da alavanca é curto, o que permite trocas mais rápidas e respostas ágeis, o que se traduz numa grande esportividade e completo controle sobre o veículo.
A tecnologia Porsche Doppelkupplung (PDK) é um dos itens opcionais mais cobiçados pelos apaixonados por Porsches. Trata-se de um sistema de dupla embreagem que permite trocas de marcha tão rápidas que são imperceptíveis aos sentidos humanos, praticamente como se não houvesse interrupção alguma entre uma e outra marcha.
Na prática esse sistema proporciona um aproveitamento completo do impulso do motor, de modo que não acontece o desperdício da eficiência energética que é comum em outros veículos sem essa tecnologia. O sistema está disponível tanto para a opção do câmbio automático quanto manual.
A ele ainda está agregada uma outra função que é a do desacoplamento do motor em determinadas circunstâncias, de modo que o motor não exerce sobre o veículo a frenagem própria de quando está engatado, de modo que o carro se desloca como se estivesse “planando”, aproveitando ainda mais o impulso do motor e reduzindo o consumo de combustível.
O modelo 718 GTS conta com um chassi diferenciado, construído com material mais leve, mais resiste e mais flexível ao mesmo tempo. Isso proporciona diferentes resultados que se harmonizam: deixa o veículo mais ágil, diminui o consumo de combustível e, sobretudo, dá a ele uma capacidade de executar curvas de forma mais segura, estável e veloz.
Para completar o modelo ainda conta com a tecnologia Porsche Active Suspension Maangenement, a qual é responsável pelo ajuste eletrônico dos amortecedores, regulando-os continuamente e de forma individuada em cada uma das rodas. Tudo isso de forma automática, “lendo” e respeitando o estilo de condução do piloto.
No modelo GTS a carroceria fica 20 mm mais baixa que nos modelos 718 e 718 S, suas molas são mais curtas e por isso mais rígidas, além das barras estabilizadoras serem mais resistentes à torção, o que proporciona ao conjunto do veículo ainda mais estabilidade em curvas de alta velocidade. Traduzindo, o carro fica “colado” no chão.
O pacote Sport Chrono é um item de série no modelo 718 GTS, tanto na versão convencional quanto na conversível, e que permite uma série de ajustes do chassi, motor e câmbio, além de oferecer até 4 modos de condução, os quais são selecionados diretamente no volante esportivo GT que equipa o modelo.
Esse pacote e os recursos acima descritos atuam em conjunto com o sistema de embreagem Porsche Doppelkupplung (PDK) para proporcionar o melhor desempenho e uma resposta mais ágil ao comando do acelerador.
Por último, o pacote traz também o aplicativo Porsche Track Precision, pelo qual o piloto pode cronometrar e controlar o tempo de suas voltas e analisar dados do veículo, gerenciar e compartilhar seus resultados.
Evidentemente um modelo como o 718 GTS precisava de um sistema de freios que estivesse à altura de tanta potência e agilidade, capaz de responder de forma precisa e segura aos comandos do piloto.
Para isso a Porsche não economizou esforços e material de alta qualidade. Os freios do modelo são constituídos por pinças fixas (na cor vermelha) de alumínio monobloco de 4 pistões, material mais leve e estável. Os seus discos internos são perfurados e ventilados para evitar o superaquecimento e oferecer melhor frenagem, mesmo em pistas molhadas.
Mas como se isso não bastasse, a marca ainda oferece como opcional um sistema de freios ainda melhor, o Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), desenvolvido especialmente para pistas. Ele conta com pinças fixas de alumínio monobloco de 6 pistões na dianteira e de 4 pistões na traseira (na cor amarela). Mas o conjunto pode custar quase 40 mil reais.
A tecnologia do modelo não iria deixar de fora o sistema de comunicação e entretenimento. Com o Porsche Communication Management (PCM) a diversão é garantida. O sistema conta com uma central multimídia de última geração com tela touchscreen com sensor de proximidade capaz de reconhecer gestos, tudo de forma intuitiva para facilitar o controle.
Essa central conta com o protocolo Apple CarPlay, pelo qual é possível uma conectividade e integração completa do iPhone. Além disso, ainda traz leitor de CD/DVD, entrada USB e AUX, conexão via Bluetooth e duas entradas para cartão SD.
O sistema de som acompanha a qualidade da central multimídia, trazendo um conjunto de 6 alto-falantes com potência total de 110 watts, na versão conversível, ou 8 alto-falantes com 150 watts.
Mas se não for suficiente, a marca oferece um conjunto de som ainda melhor como opcional, o Surround da BOSE, composto de 10 canais amplificadores e 10 alto-falantes, com direito a um woofer de alto desempenho que sozinho tem 100 watts de potência, elevando o conjunto a 505 watts totais.
Ainda não acabou, é possível ainda instalar um conjunto mais potente, também como opcional, o High-End Surround da Burmester. Esse conjunto está composto por 12 canais de amplificadores com 821 watts de potência total, 12 alto-falantes e 1 subwoofer ativo com amplificador classe D de 300 watts, ou seja, mais de 1.340 cm2 de área total de membrana, com resposta de frequência 35 Hz a 20kHz.