Porsche é multada em milhões por fraude relacionada a diesel na Alemanha

No cenário automobilístico atual, utilizar motores a combustão é uma tecnologia que está sendo gradativamente substituída pelos motores eletrificados. Já predestinados a morte no futuro, os motores a combustão atuais buscam, pelo menos, serem menos poluentes do que o convencional, ou ao menos parecerem…

Notícias
4 meses atrás
Porsche é multada em milhões por fraude relacionada a diesel na Alemanha

Nesta terça feira (7 de maio), a marca alemã com descendência austríaca Porsche foi condenada a pagar uma multa de 535 milhões de euros ao governo alemão por fraudar os reais números de emissão de poluentes de seus veículos, problema este que o grupo proprietário da marca está passando constantemente, degradando cada vez mais seu nome.

Dieselgate: O começo de tudo

Primeiramente vale ressaltar que a Porsche, marca de luxo pertencente ao grupo Volkswagen, não foi a primeira marca do grupo a se envolver em tal omissão de dados que acarretou em tamanha falta de credibilidade das montadoras e suas informações sobre os dados de emissão de poluentes.

No dia 18 de setembro de 2015, o governo dos Estados Unidos acusou a Volkswagen de fraudar a emissão de poluentes de seus veículos vendidos com motores TDI (motorização a diesel). Veículos da própria Volkswagen como Golf, Jetta, Beetle produzidos de 2009 até 2015, o Passat produzido de 2014-2015 e até mesmo o Audi A3 estavam entre os 500 mil veículos comercializados que possivelmente tiveram seus dados de emissão alterados.

Não demorou muito e 4 dias depois, no dia 22 de Setembro, a Volkswagen admitiu que utilizava softwares em seus veículos que realmente fraudavam o número real de poluentes emitidos (podendo ser até 40 vezes maior do que o permitido), mas a confissão poderia ficar pior ainda: Não foi apenas nos EUA que os veículos foram adulterados, mas sim em todo mundo, contabilizando um total de 11 milhões de veículos do grupo Volkswagen adulterados.

Tal ação resultou em uma chuva de críticas a marca, que teve sua imagem queimada além do esperado por ter assinado ainda em 2014, um ano antes, um a carta ao Greenpeace se comprometendo a reduzir o número de emissão de CO2 de seus veículos até o ano de 2020.

O CEO da Volkswagen, Martin Winterkorn, pediu renúncia do cargo (hoje aguarda julgamento em liberdade), as ações da marca despencaram na bolsa de valores, a marca precisou fazer um recall para consertar os veículos gastando cerca de 29 bilhões de reais, teve sua imagem completamente manchada e ainda por cima causou danos ao meio ambiente que, até então, vinham sendo camuflados.

Nem a Porsche escapou da fraude

Descrita pelo promotor de Stuttgart (cidade sede da Porsche) como “negligente descumprimento do dever”, a fraude que a montadora alemã realizou começou a ser investigada em junho de 2017, sendo comprovada logo em seguida pela análise da quantidade de CO2 emitido pelos seus veículos e também graças a proximidade da marca por pertencer ao grupo Volkswagen, o que aumentou ainda mais as suspeitas em cima da Porsche.

De acordo com os juízes que aplicaram a multa, os deveres de supervisão que tornaram a venda de veículos a diesel apresentaram uma falha cujas emissões de poluentes não correspondiam as normas ambientais.

Apenas na Alemanha, as multas ultrapassam os 2,3 bilhões de euros com a nova sanção à Porsche, sendo que apenas entre a Volkswagen e a Audi o número estava entre 1,8 bilhões.

Qual o futuro da Porsche?

Depois de ter passado por um episódio que marcou o grupo Volkswagen tão negativamente no mundo inteiro, as marcas que realizaram tal fraude, como a Porsche, devem focar seus planos em veículos para poder recuperar o prestígio perdido por tal irresponsabilidade.

A própria Porsche já admitiu ano passado que pretende parar de produzir veículos a diesel e focar sua produção somente em veículos híbridos e elétricos no futuro, abandonando assim o motor 3.0 V6 turbo-diesel que acompanhava os veículos Cayenne, Panamera e Macan desde 2009.

Pelo visto, o grupo Volkswagen aparenta ter aprendido uma lição para nunca mais realizarem tais omissões novamente, visto que as consequências podem ser as piores possíveis.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?