O Porsche Panamera 4S é o carro perfeito para quem busca por uma grande sofisticação aliada à alta esportividade, característica inconfundível da marca. O modelo conta com uma motorização impressionante e toda tecnologia que se pode desejar sobre 4 rodas. O problema é poder pagar por ele.
O preço base do Porsche Panamera 4S é de R$ 758.000, aproximadamente. Esse valor “inicial” pode subir bastante se à aquisição forem acrescentados pacotes de opcionais ou itens de customização, como por exemplo uma pintura personalizada que pode passar dos 50mil reais.
O motor sem dúvida é um dos elementos de maior atração para apaixonados por veículos. Com 2.894 cilindradas reais e 6 cilindros ele é capaz de gerar até 440 cv de potência e um torque máximo de 550 Nm entre 4.650 e 5.600 rpm. Isso permite que o veículo alcance de 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos. Aliada a ele está a transmissão automática de 8 velocidades com a tecnologia Porsche Doppelkupplung.
A tecnologia Porsche Doppelkupplung consiste num sistema de dupla embreagem que possibilita trocas de marcha em frações de segundos, de modo que praticamente não há intervalo entre uma marcha e outra, o que significa que a energia cinética é aproveitada por completo.
Outra tecnologia importante é a Porsche Traction Management (PTM) que ajuda o condutor a manter o controle do veículo mesmo em situações extremas. Como sua tração é integral, o sistema ajuda na distribuição de tração entre cada uma das rodas para favorecer a estabilidade e aderência ao solo.
Mas além desse controle de tração o modelo também conta com a tecnologia Porsche Active Suspension Management (PASM) que atua diretamente sobre o conjunto de suspensão do veículo de forma a entregar mais conforto aos ocupantes, absorvendo a maior parte das irregularidades da via.
Para completar o conforto o modelo ainda traz a Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC), tecnologia que monitora através de sensores a inclinação e torção do chassi, ajustando-o de acordo com a necessidade do momento para oferecer mais comodidade aos passageiros e um melhor desempenho ao veículo.
Outra tecnologia importante, mais na linha da segurança, é a Porsche Torque Vectoring Plus (PTV). Esse sistema é capaz de gerenciar a entrega de torque em cada uma das rodas individualmente de forma a ajudar na execução de curvas em alta velocidade, ou mesmo a evitar derrapagem se o terreno oferecer baixa aderência em certo ponto. Isso ajuda muito o condutor manter o controle e a estabilidade do veículo.
O pacote Porsche Sport Chrono conta com um conjunto de 4 modos de condução: Normal, Personalizado, Sport e Sport Plus. Cada um oferece o melhor mapeamento do motor para entregar a sensação desejada, e o “Personalizado” permite fazer o próprio mapeamento.
O pacote ainda traz duas importantes funções: Sport Response, que proporciona a máxima eficiência do motor de forma instantânea por até 20 segundos; e a Launch Control, capaz de otimizar a aceleração nas arrancadas.
Claro que tamanha potência precisava estar cercada de elementos que garantem a segurança dos ocupantes. Por isso a marca desenvolveu um sistema de freios exclusivo, o Porsche Ceramic Composite Brake.
Esse sistema começa por apresentar um material de construção diferenciado, o disco em cerâmica de alta resistência. Ele é mais durável, não superaquece como o material comumente utilizado, e ainda oferece muito mais precisão na frenagem. Outra vantagem é que o conjunto pode ser a até 50% mais leve que o convencional.
A tecnologia não fica atrás, o modelo conta com diversos recursos, um deles é o Porsche InnoDrive, sistema que oferece uma das melhores e mais avançadas centrais de multimídia do mercado, contado com um excelente sistema de navegação.
Esse sistema de navegação é capaz de “ler” a sinalização da via e auxiliar o condutor, bem como prever curvas em até 3 km de distância, podendo até otimizar a velocidade do veículo por antecipação através do modo “Velejar” que impede o efeito do freio motor.
Outro elemento que o sistema oferece é o controle adaptativo de velocidade de cruzeiro. Ou seja, estabelecida uma velocidade limite o veículo se manterá nela até que um obstáculo ou outro veículo surja à frente, quando reduzirá a velocidade e tão logo seja possível retomará aquela pré-determinada.
As tecnologias se multiplicam e acumulam no Panamera 4S. Outro recurso que alivia o desgaste do condutor é o assistente de mudança de faixa que conta com assistente de mudança de direção.
O sistema está composto por sensores que indicam através de um sinal luminoso no retrovisor correspondente se tem outro veículo ou obstáculo que impeçam a manobra e que estão naquela região que se costuma chamar de “ponto cego”.
O modelo também conta com o assistente de faixa de rodagem, que através de sensores e câmera consegue identificar as faixas de rodagem, e se perceber que o motorista está se desviando de forma inadvertida (por exemplo mudando de faixa sem dar seta) emite sinais sonoros e visuais para alertar, além de pequenas vibrações no volante. Se a situação se repetir o sistema perceberá que o motorista está cansado e apresentará a sugestão de interromper a viagem para um café ou um repouso.
O modelo ainda conta com o sistema de estacionamento ParkAssist com câmera de marcha ré, a qual aparece na tela da central multimídia quando a ré é engatada. A esse sistema ainda pode ser agregado o pacote Surround View, que conta com três câmeras de alta resolução que dão uma visão completa do espaço onde está sendo executada a manobra.
Como um dos requintes o Panamera 4S conta ainda com teto solar panorâmico que cobre praticamente toda a extensão do veículo, com vidros escurecidos e um sistema eletrônico topo de linha para abertura e fechamento, permitindo até a abertura dupla deixando o modelo quase um conversível.
Por falar em tecnologia, o modelo conta com um dos mais modernos sistemas de entretenimento, o Porsche Rear Seat Entertainment, composto por duas telas touchscreen de 10 polegadas presas ao encosto dos assentos dianteiros. São como dois iPads com 32 gigas, conexão Bluetooth, USB e Cartão de Memória, além de acesso à internet, que podem ser removidos de seu suporte e utilizados fora do veículo.
Outro elemento do veículo que mostra a alta tecnologia empregada é o painel de instrumentos em TFT de alta resolução, no centro do qual está um esportivo conta-giros analógico. É o digital ao encontro do analógico, ícone da marca.