Porsche Panamera 4S é perfeito para quem quer luxo e esportividade

O Porsche Panamera 4S é o carro perfeito para quem busca por uma grande sofisticação aliada à alta esportividade, característica inconfundível da marca. O modelo conta com uma motorização impressionante e toda tecnologia que se pode desejar sobre 4 rodas. O problema é poder pagar por ele.

Vídeos
4 meses atrás
Porsche Panamera 4S é perfeito para quem quer luxo e esportividade

Qual o preço do Porsche Panamera 4S?

O preço base do Porsche Panamera 4S é de R$ 758.000, aproximadamente. Esse valor “inicial” pode subir bastante se à aquisição forem acrescentados pacotes de opcionais ou itens de customização, como por exemplo uma pintura personalizada que pode passar dos 50mil reais.

Motorização potente

O motor sem dúvida é um dos elementos de maior atração para apaixonados por veículos. Com 2.894 cilindradas reais e 6 cilindros ele é capaz de gerar até 440 cv de potência e um torque máximo de 550 Nm entre 4.650 e 5.600 rpm. Isso permite que o veículo alcance de 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos. Aliada a ele está a transmissão automática de 8 velocidades com a tecnologia Porsche Doppelkupplung.

Porsche Panamera 4S
Porsche Panamera 4S

Porsche Doppelkupplung

A tecnologia Porsche Doppelkupplung consiste num sistema de dupla embreagem que possibilita trocas de marcha em frações de segundos, de modo que praticamente não há intervalo entre uma marcha e outra, o que significa que a energia cinética é aproveitada por completo.

Porsche Traction Management

Outra tecnologia importante é a Porsche Traction Management (PTM) que ajuda o condutor a manter o controle do veículo mesmo em situações extremas. Como sua tração é integral, o sistema ajuda na distribuição de tração entre cada uma das rodas para favorecer a estabilidade e aderência ao solo.

Porsche Active Suspension Management

Mas além desse controle de tração o modelo também conta com a tecnologia Porsche Active Suspension Management (PASM) que atua diretamente sobre o conjunto de suspensão do veículo de forma a entregar mais conforto aos ocupantes, absorvendo a maior parte das irregularidades da via.

Porsche Panamera 4S
Porsche Panamera 4S

Porsche Dynamic Chassis Control Sport

Para completar o conforto o modelo ainda traz a Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC), tecnologia que monitora através de sensores a inclinação e torção do chassi, ajustando-o de acordo com a necessidade do momento para oferecer mais comodidade aos passageiros e um melhor desempenho ao veículo.

Porsche Torque Vectoring Plus

Outra tecnologia importante, mais na linha da segurança, é a Porsche Torque Vectoring Plus (PTV). Esse sistema é capaz de gerenciar a entrega de torque em cada uma das rodas individualmente de forma a ajudar na execução de curvas em alta velocidade, ou mesmo a evitar derrapagem se o terreno oferecer baixa aderência em certo ponto. Isso ajuda muito o condutor manter o controle e a estabilidade do veículo.

Pacote Porsche Sport Chrono

O pacote Porsche Sport Chrono conta com um conjunto de 4 modos de condução: Normal, Personalizado, Sport e Sport Plus. Cada um oferece o melhor mapeamento do motor para entregar a sensação desejada, e o “Personalizado” permite fazer o próprio mapeamento.

O pacote ainda traz duas importantes funções: Sport Response, que proporciona a máxima eficiência do motor de forma instantânea por até 20 segundos; e a Launch Control, capaz de otimizar a aceleração nas arrancadas.

Porsche Ceramic Composite Brake

Claro que tamanha potência precisava estar cercada de elementos que garantem a segurança dos ocupantes. Por isso a marca desenvolveu um sistema de freios exclusivo, o Porsche Ceramic Composite Brake.

Porsche Panamera 4S
Porsche Panamera 4S

Esse sistema começa por apresentar um material de construção diferenciado, o disco em cerâmica de alta resistência. Ele é mais durável, não superaquece como o material comumente utilizado, e ainda oferece muito mais precisão na frenagem. Outra vantagem é que o conjunto pode ser a até 50% mais leve que o convencional.

Porsche InnoDrive com controle de velocidade de cruzeiro

A tecnologia não fica atrás, o modelo conta com diversos recursos, um deles é o Porsche InnoDrive, sistema que oferece uma das melhores e mais avançadas centrais de multimídia do mercado, contado com um excelente sistema de navegação.

Esse sistema de navegação é capaz de “ler” a sinalização da via e auxiliar o condutor, bem como prever curvas em até 3 km de distância, podendo até otimizar a velocidade do veículo por antecipação através do modo “Velejar” que impede o efeito do freio motor.

Outro elemento que o sistema oferece é o controle adaptativo de velocidade de cruzeiro. Ou seja, estabelecida uma velocidade limite o veículo se manterá nela até que um obstáculo ou outro veículo surja à frente, quando reduzirá a velocidade e tão logo seja possível retomará aquela pré-determinada.

Assistente de mudança de faixa com assistente de mudança de direção

As tecnologias se multiplicam e acumulam no Panamera 4S. Outro recurso que alivia o desgaste do condutor é o assistente de mudança de faixa que conta com assistente de mudança de direção.

Porsche Panamera 4S
Porsche Panamera 4S

O sistema está composto por sensores que indicam através de um sinal luminoso no retrovisor correspondente se tem outro veículo ou obstáculo que impeçam a manobra e que estão naquela região que se costuma chamar de “ponto cego”.

Assistente de faixa de rodagem com detecção de sinais de trânsito e aviso de curva

O modelo também conta com o assistente de faixa de rodagem, que através de sensores e câmera consegue identificar as faixas de rodagem, e se perceber que o motorista está se desviando de forma inadvertida (por exemplo mudando de faixa sem dar seta) emite sinais sonoros e visuais para alertar, além de pequenas vibrações no volante. Se a situação se repetir o sistema perceberá que o motorista está cansado e apresentará a sugestão de interromper a viagem para um café ou um repouso.

ParkAssist com câmera de marcha ré e Surround View

O modelo ainda conta com o sistema de estacionamento ParkAssist com câmera de marcha ré, a qual aparece na tela da central multimídia quando a ré é engatada. A esse sistema ainda pode ser agregado o pacote Surround View, que conta com três câmeras de alta resolução que dão uma visão completa do espaço onde está sendo executada a manobra.

Teto solar panorâmico

Como um dos requintes o Panamera 4S conta ainda com teto solar panorâmico que cobre praticamente toda a extensão do veículo, com vidros escurecidos e um sistema eletrônico topo de linha para abertura e fechamento, permitindo até a abertura dupla deixando o modelo quase um conversível.

Porsche Rear Seat Entertainment

Por falar em tecnologia, o modelo conta com um dos mais modernos sistemas de entretenimento, o Porsche Rear Seat Entertainment, composto por duas telas touchscreen de 10 polegadas presas ao encosto dos assentos dianteiros. São como dois iPads com 32 gigas, conexão Bluetooth, USB e Cartão de Memória, além de acesso à internet, que podem ser removidos de seu suporte e utilizados fora do veículo.

Porsche Panamera 4S
Porsche Panamera 4S

Painel de instrumentos

Outro elemento do veículo que mostra a alta tecnologia empregada é o painel de instrumentos em TFT de alta resolução, no centro do qual está um esportivo conta-giros analógico. É o digital ao encontro do analógico, ícone da marca.

Ficha técnica detalhada

  • Layout do motor: dianteiro
  • Número de cilindros: 6
  • Deslocamento do motor: 2.894 cc
  • Potência (kW): 324 kW
  • Potência (cv): 440 cv
  • Torque máximo: 550 Nm entre 5.650 e 6.500 rpm
  • Taxa de compressão: 10.5 :1
  • Urbano: 7,5 km/l
  • Rodoviário: 10,3 km/l
  • Emissões de CO2: 161
  • Classe de eficiência: E
  • Eixo dianteiro: Double-wishbone em alumínio
  • Eixo traseiro: Multi-link em alumínio
  • Controle de estabilidade: Porsche Stability Management (PSM) com ABS
  • Velocidade máxima: 289 km/h
  • Aceleração de 0 – 100 km/h: 4,4 s
  • Aceleração de 0 – 160 km/h: 10,3 s
  • Aceleração em marcha (80-120km/h): 2,9 s

Interior do Porsche Panamera 4S
Interior do Porsche Panamera 4S

Lista dos principais itens de série

  • Aberturas laterais de saída de ar em preto (brilhante)
  • Aerofólio traseiro adaptável (bidirecional) na cor externa
  • Airbags de cortina ao longo de toda estrutura do teto e janelas laterais, da coluna A até a coluna C, do lado esquerdo e direito
  • Airbags de joelho para o motorista e o passageiro da frente
  • Airbags de tamanho grande para o motorista e o passageiro da frente
  • Airbags laterais dianteiros
  • Ativação automática dos faróis, incluindo as luzes de cortesia na chegada
  • Console central dianteiro do apoio de braço da porta com compartimento de armazenagem integrado
  • Controle de chassi integrado Porsche 4D-Chassis Control
  • Discos de freio integrados com diâmetro de 360 mm na dianteira e 330 mm na traseira
  • Dois tubos de escapamento duplos com saídas esquerda e direita, em aço inoxidável escovado
  • Eixo dianteiro com braço transversal duplo em alumínio
  • Eixo traseiro multibraço em alumínio
  • Faróis principais de LED
  • Filtro de partículas/pólen com filtro de carvão ativado
  • Freio com pinças de quatro pistões fixadas em monobloco de alumínio na traseira, discos de freio estriados e ventilados internamente
  • Freio com pinças de seis pistões fixadas em monobloco de alumínio na dianteira, discos de freio estriados e ventilados internamente
  • Freio de estacionamento elétrico
  • Frisos da janela lateral em prata (brilhante)
  • Função de partida e parada automática e coasting
  • Imobilizador do motor com travamento central por controle remoto e sistema de alarme com vigilância interior por meio de radar
  • Lanternas traseiras em LED tridimensionais com luzes de freio integradas de quatro pontos e fita de iluminação
  • Logotipo e designação de modelo “PORSCHE” na porta traseira em prata (brilhante)
  • Luzes de condução diurna com quatro refletores LED em cada farol principal
  • Pacote do interior em preto (brilhante)
  • Pinças de freio em cinza titânio
  • Pontos de fixação nos bancos traseiros para sistema de montagem de assento de crianças ISOFIX
  • Porsche Doppelkupplung (PDK) de 8 velocidades
  • Porsche Side Impact Protection System (POSIP), incluindo elementos de proteção contra impactos laterais nas portas, airbags de tórax integrados ao apoio lateral de cada banco dianteiro
  • Porsche Traction Management (PTM): tração ativa em todas as rodas com embreagem multidisco eletrônica e controlada por diagrama característico, diferencial automático de frenagem (ABD) e aceleração antiderrapagem (ASR)
  • Protetores da soleira das portas em alumínio escovado com a designação do modelo na dianteira
  • Sistema antitravamento dos freios (ABS)
  • Sistema de capô ativo
  • Sistema de estabilidade do veículo Porsche Stability Management (PSM) com ABS
  • Sistema do lavador do para-brisa, incluindo sensor de chuva
  • Suspensão pneumática
  • Todos os vidros com isolamento térmico escurecido e para-brisa com faixa escurecida em cinza
  • Unidades de iluminação dianteira com lanterna e seta em LED
  • Volante multifuncional com borboletas do câmbio com aro em couro liso

Dados técnicos
Dados técnicos

Dimensões

  • Comprimento: 5.049 mm
  • Largura: 2.165 mm
  • Largura: 1.937 mm
  • Altura: 1.423 mm
  • Coeficiente aerodinâmico (Cd): 0,29 cW
  • Entre-eixos: 2.950 mm
  • Distância entre as rodas dianteiras: 1.671 mm
  • Peso (DIN): 1.870 kg
  • Peso (EG): 1.945 kg
  • Peso total permissível: 2.495 kg
  • Carga máxima: 625 kg

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?