Porsche Panamera 4S Executive oferece luxo e tecnologia, mas não abre mão da esportividade

O Porsche Panamera 4S Executive é um dos veículos mais sofisticados e exclusivos do mundo, acessível apenas para grande poder aquisitivo, um verdadeiro carro de luxo no rigor da palavra, com a melhor tecnologia e segurança disponível no mercado automobilístico.

Carros
5 meses atrás
Porsche Panamera 4S Executive oferece luxo e tecnologia, mas não abre mão da esportividade

Qual o preço do Porsche Panamera 4S?

O preço base do Porsche Panamera 4S Executive é de R$ 806.900, aproximadamente, sem falar nos opcionais ou customizações, no que a marca é especializada. Para dar ideia ao leitor, uma pintura com tinta de tonalidade customizada pode passar dos 50 mil reais.

Motorização potente

Um dos destaques do modelo é sua motorização. Apesar de ser um carro que preze pelo luxo e conforto, não deixa de lado – e com esse preço não podia ser diferente – o lado esportivo característico da marca.

Com seu motor de 2.894 cilindradas reais e 6 cilindros, é capaz de gerar 440 cv de potência e um torque máximo de 550 Nm entre 5.650 e 6.600 rpm. Potência de sobra para o transformar num esportivo de alta classe.

Porsche Panamera 4S Executive
Porsche Panamera 4S Executive

Seu motor o leva de 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos. Aliado a ele está a transmissão automática de 8 velocidades com a tecnologia Porsche Doppelkupplung.

Porsche Doppelkupplung

A tecnologia Porsche Doppelkupplung está composta por um sistema de dupla embreagem que permite trocas de marcha em milésimos de segundos, o que por sua vez garante o total aproveitamento da energia cinética gerada pelo motor, reduzindo significativamente o consumo de combustível.

Para que o consumo seja ainda menor, o sistema conta com a função “velejar”, ou seja, em certas situações o motor é desacoplado da embreagem para evitar o efeito “freio motor” que aumenta o arrasto natural do veículo.

Porsche Traction Management

O modelo ainda conta com outras tecnologias exclusivas, feitas sob medida para dar respaldo ao enorme desempenho do motor. Uma dessas tecnologias é a Porsche Traction Management (PTM), que opera por meio da tração integral e inteligente de forma a garantir a estabilidade e aderência mesmo em situações extremas.

Porsche Active Suspension Management

De forma semelhante a tecnologia Porsche Active Suspension Management (PASM) auxilia o condutor a manter o controle do veículo. O sistema trabalha sobre o conjunto de suspensão, calibrando de forma individuada as reações de cada uma delas de maneira a garantir o conforto dos ocupantes e a estabilidade do veículo.

Porsche Panamera 4S Executive
Porsche Panamera 4S Executive

Porsche Dynamic Chassis Control Sport

A tecnologia Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC) também faz parte do “pacote” de sistemas que vêm em prol do motorista para prestar assistência em caso de necessidade. Neste caso concreto o sistema monitora continuamente a inclinação e torção do chassi e faz ajustes em tempo real para proporcionar mais comodidade aos passageiros.

Porsche Panamera 4S Executive
Porsche Panamera 4S Executive

Porsche Torque Vectoring Plus

O Porsche Torque Vectoring Plus (PTV) é um sistema de distribuição inteligente de torque e que também opera junto ao complexo conjunto tecnológico, sendo responsável por entregar o torque necessário a cada uma das rodas de forma individual, garantindo o melhor desempenho do veículo e aumentando a segurança em curvas ou manobras inesperadas, evitando a perda do controle durante a condução.

Pacote Porsche Sport Chrono

Além de todas essas tecnologias de segurança e assistência ao motorista, o modelo ainda traz o pacote Porsche Sport Chrono, que amplia o leque de possibilidades de condução, podendo deixá-la mais confortável, mais econômica ou mais esportiva.

Entre os itens do pacote está o conjunto de modos de condução: Normal, Personalizado, Sport e Sport Plus. Além dessas opções, o pacote conta com a função Sport Response, o qual entrega toda potência do motor de forma instantânea quando acionado, e pode permanecer ativo por cerca de 20 segundos, e a função Launch Control, que otimiza a tração para uma arrancada rápida e sem perder aderência.

Porsche Ceramic Composite Brake

Com tanta potência e tecnologia o modelo não podia deixar de ter um sistema de freios à altura. Por isso, o Porsche Ceramic Composite Brake garante total eficiência em todas as circunstâncias.

Esse impressionante sistema está composto em parte por material cerâmico, que o torna até 50% mais leve que o convencional. Mas, mais importante, dá ao modelo maior eficácia nas frenagens, evita o superaquecimento do sistema e tem maior durabilidade.

Porsche InnoDrive com controle de velocidade de cruzeiro

O modelo ainda conta com uma tecnologia nova no mercado, a Porsche InnoDrive, sistema capaz de prever a sinalização – incluindo o limite de velocidade – e curvas com até 3 km de antecedência, predispondo o motor e outros sistemas para reagir de forma adequada.

Assistente de mudança de faixa com assistente de mudança de direção

O assistente de mudança de faixa já não é uma tecnologia tão exclusiva, mas nem todas contam com o assistente de mudança de direção. Através de sensores posicionados de forma estratégica o sistema informa o motorista através de um sinal luminoso no retrovisor da existência de um objeto no chamado “ponto cego”.

Porsche Panamera 4S Executive
Porsche Panamera 4S Executive

Assistente de faixa de rodagem com detecção de sinais de trânsito e aviso de curva

O modelo ainda conta com o assistente de faixa de rodagem, que por câmeras e sensores identificam a faixa de rodagem e alertam o motorista se entende que o desvio é involuntário, por exemplo, se a mudança de faixa se faz sem o uso da seta de indicação. Caso o fato se repita várias vezes o sistema emitirá uma sugestão para que o motorista faça uma parada para descansar e tomar um café.

ParkAssist com câmera de marcha ré e Surround View

Algo que também não é tão incomum em modelos mais simples, mas que de forma alguma podia faltar, é o sistema ParkAssist, capaz de executar manobras de estacionamento com mínima intervenção do condutor.

Como opcional o modelo ainda pode contar com o Surround View, composto por três câmeras que dão uma visão completa de tudo que está em torno do veículo. As imagens aparecem na tela de central multimídia e têm altíssima qualidade.

Porsche Rear Seat Entertainment

Por falar em central multimídia, esta conta com o Porsche Rear Seat Entertainment, sistema de última geração e que adiciona duas telas no encosto dos assentos dianteiros de forma que os passageiros do banco de trás podem se beneficiar do entretenimento. Essas duas telas podem ser retiradas do suporte e utilizadas fora do veículo.

Painel de instrumentos

Faz parte da identidade visual da marca o icônico conta-giros analógico, que dá uma aspecto de alta esportividade, e isso continua no modelo em questão. Mas ao seu redor existe um incrível painel de instrumentos digital e moderno que compõe um conjunto harmônico e sofisticado de cair o queixo.

Teto solar panorâmico

Outro item que não podia ficar de fora é o teto solar panorâmico. Com ele o ambiente dentro do veículo fica muito mais agradável, já que permite a entrada da luz natural ou ainda, quando aberto, a entrada de vento. Seu tamanho torna o modelo quase um conversível.

Ficha técnica detalhada

  • Layout do motor: dianteiro
  • Número de cilindros: 6
  • Deslocamento do motor: 2.894
  • Potência (kW): 324 kW
  • Potência (cv): 440 cv
  • Torque máximo: 550 Nm entre 5.650 e 6.600 rpm
  • Taxa de compressão: 10.5 : 1
  • Eixo dianteiro: Double-wishbone em alumínio
  • Eixo traseiro: Multi-link em alumínio
  • Controle de estabilidade: Porsche Stability Management (PSM) com ABS
  • Velocidade máxima: 289 km/h
  • Aceleração de 0 – 100 km/h: 4,5 s
  • Aceleração de 0 – 160 km/h: 10,7 s
  • Aceleração em marcha (80-120km/h): 3,0 s

Porsche Panamera 4S Executive
Porsche Panamera 4S Executive

Lista dos principais itens de série

  • Aberturas laterais de saída de ar em preto (brilhante)
  • Aerofólio traseiro adaptável (bidirecional) na cor externa
  • Airbags de cortina ao longo de toda estrutura do teto e janelas laterais, da coluna A até a coluna C, do lado esquerdo e direito
  • Airbags de joelho para o motorista e o passageiro da frente
  • Airbags de tamanho grande para o motorista e o passageiro da frente
  • Airbags laterais dianteiros
  • Ativação automática dos faróis, incluindo as luzes de cortesia na chegada
  • Console central dianteiro do apoio de braço da porta com compartimento de armazenagem integrado
  • Controle de chassi integrado Porsche 4D-Chassis Control
  • Discos de freio integrados com diâmetro de 360 mm na dianteira e 330 mm na traseira
  • Dois tubos de escapamento duplos com saídas esquerda e direita, em aço inoxidável escovado
  • Eixo dianteiro com braço transversal duplo em alumínio
  • Eixo traseiro multibraço em alumínio
  • Faróis principais de LED
  • Filtro de partículas/pólen com filtro de carvão ativado
  • Freio com pinças de quatro pistões fixadas em monobloco de alumínio na traseira, discos de freio estriados e ventilados internamente
  • Freio com pinças de seis pistões fixadas em monobloco de alumínio na dianteira, discos de freio estriados e ventilados internamente
  • Freio de estacionamento elétrico
  • Frisos da janela lateral em prata (brilhante)
  • Função de partida e parada automática e coasting
  • Imobilizador do motor com travamento central por controle remoto e sistema de alarme com vigilância interior por meio de radar
  • Lanternas traseiras em LED tridimensionais com luzes de freio integradas de quatro pontos e fita de iluminação
  • Logotipo e designação de modelo “PORSCHE” na porta traseira em prata (brilhante)
  • Luzes de condução diurna com quatro refletores LED em cada farol principal
  • Pacote do interior em preto (brilhante)
  • Pinças de freio em cinza titânio
  • Pontos de fixação nos bancos traseiros para sistema de montagem de assento de crianças ISOFIX
  • Porsche Doppelkupplung (PDK) de 8 velocidades
  • Porsche Side Impact Protection System (POSIP), incluindo elementos de proteção contra impactos laterais nas portas, airbags de tórax integrados ao apoio lateral de cada banco dianteiro
  • Porsche Traction Management (PTM): tração ativa em todas as rodas com embreagem multidisco eletrônica e controlada por diagrama característico, diferencial automático de frenagem (ABD) e aceleração antiderrapagem (ASR)
  • Protetores da soleira das portas em alumínio escovado com a designação do modelo na dianteira
  • Sistema antitravamento dos freios (ABS)
  • Sistema de capô ativo
  • Sistema de estabilidade do veículo Porsche Stability Management (PSM) com ABS
  • Sistema do lavador do para-brisa, incluindo sensor de chuva
  • Suspensão pneumática
  • Todos os vidros com isolamento térmico escurecido e para-brisa com faixa escurecida em cinza
  • Unidades de iluminação dianteira com lanterna e seta em LED
  • Volante multifuncional com borboletas do câmbio com aro em couro liso

Dados técnicos
Dados técnicos

Dimensões

  • Comprimento: 5.199 mm
  • Largura: 1.937 mm
  • Altura: 1.428 mm
  • Coeficiente aerodinâmico (Cd): 0,29 cW
  • Entre-eixos: 3.100 mm
  • Distância entre as rodas dianteiras: 1.671 mm
  • Distância entre as rodas traseiras: 1.651 mm
  • Peso (DIN): 1.980 kg
  • Peso (EG): 2.055 kg
  • Peso total permissível: 2.545 kg
  • Carga máxima: 565 kg

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?