O Porsche Panamera 4S Executive é um dos veículos mais sofisticados e exclusivos do mundo, acessível apenas para grande poder aquisitivo, um verdadeiro carro de luxo no rigor da palavra, com a melhor tecnologia e segurança disponível no mercado automobilístico.
O preço base do Porsche Panamera 4S Executive é de R$ 806.900, aproximadamente, sem falar nos opcionais ou customizações, no que a marca é especializada. Para dar ideia ao leitor, uma pintura com tinta de tonalidade customizada pode passar dos 50 mil reais.
Um dos destaques do modelo é sua motorização. Apesar de ser um carro que preze pelo luxo e conforto, não deixa de lado – e com esse preço não podia ser diferente – o lado esportivo característico da marca.
Com seu motor de 2.894 cilindradas reais e 6 cilindros, é capaz de gerar 440 cv de potência e um torque máximo de 550 Nm entre 5.650 e 6.600 rpm. Potência de sobra para o transformar num esportivo de alta classe.
Seu motor o leva de 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos. Aliado a ele está a transmissão automática de 8 velocidades com a tecnologia Porsche Doppelkupplung.
A tecnologia Porsche Doppelkupplung está composta por um sistema de dupla embreagem que permite trocas de marcha em milésimos de segundos, o que por sua vez garante o total aproveitamento da energia cinética gerada pelo motor, reduzindo significativamente o consumo de combustível.
Para que o consumo seja ainda menor, o sistema conta com a função “velejar”, ou seja, em certas situações o motor é desacoplado da embreagem para evitar o efeito “freio motor” que aumenta o arrasto natural do veículo.
O modelo ainda conta com outras tecnologias exclusivas, feitas sob medida para dar respaldo ao enorme desempenho do motor. Uma dessas tecnologias é a Porsche Traction Management (PTM), que opera por meio da tração integral e inteligente de forma a garantir a estabilidade e aderência mesmo em situações extremas.
De forma semelhante a tecnologia Porsche Active Suspension Management (PASM) auxilia o condutor a manter o controle do veículo. O sistema trabalha sobre o conjunto de suspensão, calibrando de forma individuada as reações de cada uma delas de maneira a garantir o conforto dos ocupantes e a estabilidade do veículo.
A tecnologia Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC) também faz parte do “pacote” de sistemas que vêm em prol do motorista para prestar assistência em caso de necessidade. Neste caso concreto o sistema monitora continuamente a inclinação e torção do chassi e faz ajustes em tempo real para proporcionar mais comodidade aos passageiros.
O Porsche Torque Vectoring Plus (PTV) é um sistema de distribuição inteligente de torque e que também opera junto ao complexo conjunto tecnológico, sendo responsável por entregar o torque necessário a cada uma das rodas de forma individual, garantindo o melhor desempenho do veículo e aumentando a segurança em curvas ou manobras inesperadas, evitando a perda do controle durante a condução.
Além de todas essas tecnologias de segurança e assistência ao motorista, o modelo ainda traz o pacote Porsche Sport Chrono, que amplia o leque de possibilidades de condução, podendo deixá-la mais confortável, mais econômica ou mais esportiva.
Entre os itens do pacote está o conjunto de modos de condução: Normal, Personalizado, Sport e Sport Plus. Além dessas opções, o pacote conta com a função Sport Response, o qual entrega toda potência do motor de forma instantânea quando acionado, e pode permanecer ativo por cerca de 20 segundos, e a função Launch Control, que otimiza a tração para uma arrancada rápida e sem perder aderência.
Com tanta potência e tecnologia o modelo não podia deixar de ter um sistema de freios à altura. Por isso, o Porsche Ceramic Composite Brake garante total eficiência em todas as circunstâncias.
Esse impressionante sistema está composto em parte por material cerâmico, que o torna até 50% mais leve que o convencional. Mas, mais importante, dá ao modelo maior eficácia nas frenagens, evita o superaquecimento do sistema e tem maior durabilidade.
O modelo ainda conta com uma tecnologia nova no mercado, a Porsche InnoDrive, sistema capaz de prever a sinalização – incluindo o limite de velocidade – e curvas com até 3 km de antecedência, predispondo o motor e outros sistemas para reagir de forma adequada.
O assistente de mudança de faixa já não é uma tecnologia tão exclusiva, mas nem todas contam com o assistente de mudança de direção. Através de sensores posicionados de forma estratégica o sistema informa o motorista através de um sinal luminoso no retrovisor da existência de um objeto no chamado “ponto cego”.
O modelo ainda conta com o assistente de faixa de rodagem, que por câmeras e sensores identificam a faixa de rodagem e alertam o motorista se entende que o desvio é involuntário, por exemplo, se a mudança de faixa se faz sem o uso da seta de indicação. Caso o fato se repita várias vezes o sistema emitirá uma sugestão para que o motorista faça uma parada para descansar e tomar um café.
Algo que também não é tão incomum em modelos mais simples, mas que de forma alguma podia faltar, é o sistema ParkAssist, capaz de executar manobras de estacionamento com mínima intervenção do condutor.
Como opcional o modelo ainda pode contar com o Surround View, composto por três câmeras que dão uma visão completa de tudo que está em torno do veículo. As imagens aparecem na tela de central multimídia e têm altíssima qualidade.
Por falar em central multimídia, esta conta com o Porsche Rear Seat Entertainment, sistema de última geração e que adiciona duas telas no encosto dos assentos dianteiros de forma que os passageiros do banco de trás podem se beneficiar do entretenimento. Essas duas telas podem ser retiradas do suporte e utilizadas fora do veículo.
Faz parte da identidade visual da marca o icônico conta-giros analógico, que dá uma aspecto de alta esportividade, e isso continua no modelo em questão. Mas ao seu redor existe um incrível painel de instrumentos digital e moderno que compõe um conjunto harmônico e sofisticado de cair o queixo.
Outro item que não podia ficar de fora é o teto solar panorâmico. Com ele o ambiente dentro do veículo fica muito mais agradável, já que permite a entrada da luz natural ou ainda, quando aberto, a entrada de vento. Seu tamanho torna o modelo quase um conversível.