buscar
Notícias

Porsche quer ser cada vez mais amiga do verde

Tendo em vista proteger e respeitar o meio ambiente, a Porsche lançou duas novas plantas de cogeração para produzir internamente calor e energia em Stuttgart-Zuffenhause.
Publicado em Notícias dia 21/05/2019 por Alan Corrêa

Tendo em vista proteger e respeitar o meio ambiente, a Porsche lançou duas novas plantas de cogeração para produzir internamente calor e energia em Stuttgart-Zuffenhause.

Esta iniciativa permite que a marca alemã esteja mais próxima da produção neutra de CO2, bem como do pleno desenvolvimento do primeiro veículo totalmente elétrico: o Taycan.

Novas usinas em parceira com o meio ambiente

Desde 2014, a Porsche já havia conseguido reduzir as emissões de dióxido de carbono por veículo em mais de 75%, bem como o consumo de energia em cerca de 31%, graças ao uso de energia oriunda de fontes renováveis.

Agora já são duas novas usinas da Porsche para chegar às emissões neutras de CO2. Localizadas em Stuttgart-Zuffenhausen, as novas plantas de cogeração vão produzir simultaneamente calor e energia.

Plantas de cogeração

Em vez de expulsar ao meio ambiente o calor gerado pela produção de energia, as plantas de cogeração incorporam o calor para manter o aquecimento.

Nas áreas em que é necessário calor de modo constante, como nas zonas de imersão e secagem de pintura, é possível maximizar a eficiência do trabalho.

Usinas de cogeração funcionando com biogás complementam uma combinação energética ambientalmente amigável

Calcula-se que 90% do calor que se produz serão utilizados para esquentar e abastecer água aquecida para as instalações de departamentos e oficinas de produção da Porsche, onde circulam aproximadamente 12.000 pessoas.

A produção de calor e energia já existente na fábrica da Porsche também será beneficiada pelas novas plantas de cogeração, onde se fará a mudança das plantas de gás natural por biogás.

Emissões neutras

De acordo com Albrecht Reimold, membro do Conselho de Direção da Porsche, as novas usinas de cogeração são um passo fundamental para evitar qualquer pegada ambiental na “fábrica de impacto zero”.

A Porsche avança para tornar-se neutra em emissões de CO2

A meta seguinte, estabelecida para 2021, será conseguir utilizar a bioenergia proveniente da planta de resíduos orgânicos da cidade de Stuttgart.

Taycan

Taycan

Com efeito, o Taycan – o primeiro veículo totalmente elétrico produzido em série da Porsche – está sendo fabricado nas instalações de Zuffenhausen e tem previsão de apresentação para o segundo semestre de 2019 e venda para ainda este ano.

A potência máxima do Taycan será de 600 cv, o que lhe permitirá atingir de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos, com autonomia de mais de 500 km.

Infografico: Calor e eletricidade gerados do biogás