Porsche Taycan Cross Turismo é lançado com preço partindo de R$ 649.000

Como opcional, tem o pacote "Off Road Design" que adiciona reforço nas extremidades dos para-choques para proteger contra o impacto de pedras, além de um novo modo de condução "Gravel" (cascalho), para terrenos um pouco mais acidentados, embora não tenha a pretensão de ser um modo 'Off-road'.
Publicado por Alan Corrêa em Carros dia 9/04/2021

A nova perua elétrica Porsche Taycan Cross Turismo mal estreou e já está confirmado para o Brasil.

O modelo já pode ser encomendado, mas só na versão de entrada com 380 cv, as entregas começam no segundo semestre deste ano.

O lançamento aconteceu de forma simultânea na Europa e no Brasil, a chegada ao Brasil está confirmada apenas na configuração Taycan 4 Cross Turismo, com preço partindo de R$ 649.000, já inclusa a instalação do carregador doméstico. Fazem parte da linha Taycan o Taycan 4S Cross Turismo, o Taycan Turbo Cross Turismo e o Taycan Turbo S Cross Turismo.

Mais Detalhes

Versões do Taycan Cross Turismo
Versões do Taycan Cross Turismo

O Porsche Taycan Cross Turismo tem um visual mais aventureiro que o sedã cupê, com um pequena área envidraçada, colunas C bem largas e linhas fluidas, mas com formas bem robustas também.

O modelo perua do Taycan mede 4,96 metros, o mesmo comprimento da versão sedã, mas o Taycan Cross Turismo se destaca mesmo é pela linha de teto mais esticada e menos inclinada, com isso o porta-malas ficou com 39 litros a mais que a versão sedã, totalizando 446 litros de capacidade que podem chegar a 1.212 litros com os bancos rebaixados. Na frente, onde ficaria um motor a combustão, o modelo tem outros 84 litros disponíveis. No teto, a Porsche divulga que é capaz de levar outros 75 kg usando um rack. O peso total, em ordem de marcha, é de 2.245 kg.

Taycan 4 Cross Turismo
Taycan 4 Cross Turismo

Todas as 4 versões possuem bateria Performance Plus de íons de lítio com capacidade total de 93,4 kWh, sua autonomia fica entre 389 km e 456 km no ciclo de testes WLTP. Esse tipo de aferição de autonomia tenta reproduzir o uso real do modelo, não mais o feito em laboratório. Além disso, toda a linha vem com suspensão pneumática adaptativa, que se eleva em até 30 mm e tração nas quatro rodas (por isso o 4 no nome).

Quanto à recarga da bateria, em apenas 22,5 minutos numa potência de carga de 270 kW é possível chegar a 80% de carga, e no caso de uma tomada de 11 kW CA são necessárias 9 horas para carregar de 0 a 100%.

Taycan 4S Cross Turismo
Taycan 4S Cross Turismo

O Porsche Taycan 4 Cross Turismo tem 380 cavalos (476 com overboost) e vai de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos, alcançando 220 km/h e com autonomia de até 456 km. O 4S tem 490/571 cavalos, respectivamente, baixando o tempo para 4,1 segundos e com máxima de 240 km/h. A autonomia é de até 452 km.

Já o Taycan Turbo Cross Turismo tem 625 cavalos, mas pode dispor de 680 cavalos no overboost, indo até 100 km/h em 3,3 segundos e com máxima de 250 km/h. O alcance é o mesmo do 4S.

Por fim, o Turbo S tem os mesmos 625 cavalos, porém, seu overboost despeja 761 cavalos, o catapultando até 100 km/h em 2,9 segundos. A máxima também é de 250 km/h e com alcance de 419 km.

Taycan Turbo S Cross Turismo
Taycan Turbo S Cross Turismo

Como opcional, tem o pacote “Off Road Design” que adiciona reforço nas extremidades dos para-choques para proteger contra o impacto de pedras, além de um novo modo de condução “Gravel” (cascalho), para terrenos um pouco mais acidentados, embora não tenha a pretensão de ser um modo ‘Off-road’.