Porsche transforma pneu de carro vencedor de Le Mans em disco de vinil

Quando o assunto gira em torno da famosíssima prova das 24 horas de Le Mans, é inevitável lembrar da montadora alemã com procedência austríaca Porsche e sua equipe, uma das mais vitoriosas nesta prova tão disputada e longa.

Notícias
4 semanas atrás
Porsche transforma pneu de carro vencedor de Le Mans em disco de vinil

O veículo da icônica marca que com toda certeza vai ficar marcado na história da prova é o 919 Hybrid, vencedor de três provas consecutivas até 2017. Para eternizar o veículo, a Porsche decidiu fazer uma homenagem pra lá de curiosa, transformando os 24 pneus de seus 919 Hybrid utilizados nas provas em discos de vinil, uma forma inovadora de se eternizar um veículo tão importante para a montadora.

Porsche e as 24 Horas de Le Mans

A prova de 24 horas de Le Mans é sediada no circuito de La Sarthe, na França, com duração de 24 horas e colocando os pilotos a prova, testando a habilidade dos mesmos com carros extremamente velozes e o quanto os mesmos conseguem aguentar em uma prova tão competitiva como essa.

O circuito foi construído em 1920, porém, apenas no ano de 1923 em que a primeira prova neste estilo, com dois pilotos alternando conforme um fosse cansando, que aconteceu nos dias de 26 e 27 de maio de 1923.

A Porsche sempre esteve presente entre as montadoras mais icônicas desta competição e, desde sua primeira vitória em 1970 com os pilotos Hans Hermann e Richard Attwood em um Porsche 917K, a marca vem fazendo bonito e possui recordes interessantes, como a maior sequência de vitórias consecutivas na prova (1981 – 1987) e quatro vitórias das últimas cinco provas disputadas utilizando o 919 Hybrid.

O 919 Hybrid, por sua vez, foi apresentado em 2014 no Salão de Genebra. Criado como um veículo protótipo exclusivo para a competição das 24 horas de Le Mans com um motor 2.0 V4 turbinado, uma bateria de lítio e um câmbio de 7 marchas semi automáticas, o veículo correu de 2015 até 2017, vencendo todas as provas disputadas.

Por que discos de vinil?

Foi uma decisão muito interessante por parte da Porsche, que não fazia ideia do que fazer com os 24 pneus utilizados pelo 919 Hybrid durante estes vitoriosos anos de glória em Le Mans.

Disco de vinil Porsche
Disco de vinil Porsche

Para a marca, destruir os pneus que fizeram tanta história nesta prova seria uma verdadeira falta de respeito com o legado do veículo e, para armazenar esta história em algum lugar, decidiram produzir 200 discos de vinil que contam a história vitoriosa da Porsche em Le Mans.

Número 24

Além do número 24 estar presente no nome da prova, este número representa muito mais que apenas a duração da prova para a Porsche.
Além dos 24 pneus que foram utilizados para a produção dos 200 discos, o conteúdo inserido nos mesmos contém 24 faixas contando sobre a gloriosa história da marca na prova francesa e, além de tudo isso, apenas 24 destas 200 unidades serão leiloadas para o público.

Disco de vinil Porsche
Disco de vinil Porsche

Exclusivamente sendo as unidades de 1 a 24 leiloados, o dinheiro arrecadado será doado para a Loisirs Pluriel, uma organização localizada em Le Mans que apoia crianças com deficiência em toda a França.

É muito interessante ver a maneira em que a Porsche achou para utilizar os pneus do glorioso 919 Hybrid. A montadora não destruiu um pedaço da história e, de forma extremamente criativa, conseguirá compartilhar esta história no formato de disco de vinil e ainda ajudar uma causa nobre. Um verdadeiro exemplo de apreço a sua história!

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?