Ram Dakota 2025 renasce na Argentina com motor turbodiesel de 200 cv; em breve picape estará no Brasil

Ram Dakota 2025 renasce na Argentina com motor turbodiesel de 200 cv; em breve picape estará no Brasil
Produzida em Córdoba, a nova Ram Dakota 2025 estreia com motor 2.2 turbodiesel de 200 cv, tração 4x4 automática e interior tecnológico com duas telas, marcando o retorno da picape média ao mercado sul-americano.
Publicado por em Mundo e RAM dia

A Ram Dakota está de volta, e agora carrega a missão de reposicionar a marca em um dos segmentos mais competitivos da América do Sul. A nova geração foi apresentada na Argentina, na fábrica de Córdoba, e chega como símbolo de força industrial e de estratégia regional da Stellantis. Com design robusto e motorização turbodiesel de 200 cv, o modelo une herança e modernidade em um projeto voltado para o público que busca potência, luxo e identidade.

Pontos Principais:

  • Ram Dakota 2025 é produzida na Argentina e traz motor 2.2 turbodiesel de 200 cv.
  • Picape tem tração 4×4 automática com reduzida e câmbio de oito marchas.
  • Interior luxuoso com duas telas, bancos elétricos e acabamento premium.
  • Caçamba leva mais de uma tonelada e reboque chega a 3,5 toneladas.
  • Investimento de R$ 2 bilhões em Córdoba cria 1.800 empregos e fortalece o polo automotivo.

Por fora, a Dakota Warlock impõe presença. A dianteira musculosa exibe faróis totalmente de LED, uma grade larga com o logo RAM em destaque e o capô com a inscrição “RAM TURBO”, que remete ao motor 2.2 Turbodiesel. As rodas de liga leve de 17 polegadas, com bordas diamantadas, combinam com pneus de uso misto e estribos laterais, enquanto a Rambar na caçamba reforça a vocação aventureira. O visual equilibra robustez e refinamento, evocando o DNA da marca que se consolidou no imaginário dos entusiastas das picapes.

A nova Ram Dakota 2025 renasce na Argentina com visual robusto e alma off-road, marcando o retorno da picape média que fez história nos anos 1990.
A nova Ram Dakota 2025 renasce na Argentina com visual robusto e alma off-road, marcando o retorno da picape média que fez história nos anos 1990.

No interior, a Dakota surpreende pela sofisticação. O acabamento mistura materiais macios ao toque e detalhes que lembram SUVs premium. O painel tem duas telas dispostas lado a lado — uma para o quadro de instrumentos e outra, de 12,3 polegadas, para o sistema multimídia, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O console central elevado abriga o seletor de marchas eletrônico, carregador por indução e entradas USB do tipo C. Os bancos dianteiros elétricos e o apoio de braço largo evidenciam conforto e ergonomia.

O interior luxuoso conta com duas telas, bancos elétricos e acabamento premium, elevando o padrão do segmento das picapes médias.
O interior luxuoso conta com duas telas, bancos elétricos e acabamento premium, elevando o padrão do segmento das picapes médias.

O conjunto mecânico reforça a proposta de robustez e desempenho. O motor 2.2 turbodiesel gera 200 cv de potência e 450 Nm de torque, associado a um câmbio automático de oito marchas e tração 4×4 com reduzida, operada por comando eletrônico. Há ainda bloqueio do diferencial traseiro, acionado por botão no console, e modos de condução para diferentes tipos de terreno. Com capacidade para mais de uma tonelada de carga e reboque de até 3,5 toneladas, a Dakota chega pronta para trabalho e lazer.

Com motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e torque de 450 Nm, a Dakota alia desempenho, eficiência e confiabilidade em terrenos variados.
Com motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e torque de 450 Nm, a Dakota alia desempenho, eficiência e confiabilidade em terrenos variados.

A caçamba, revestida e iluminada por LEDs, oferece 1.200 litros de volume, e o sistema de fixação com Rambar facilita o transporte de acessórios e cargas. Mesmo com seu porte e força, a picape não abre mão de segurança. São seis airbags e uma suíte completa de assistências à condução, incluindo frenagem autônoma e alerta de colisão, colocando o modelo em sintonia com as exigências do segmento premium.

Prevista para chegar ao Brasil em 2026, a Ram Dakota Warlock promete desafiar concorrentes com força e tecnologia de sobra.
Prevista para chegar ao Brasil em 2026, a Ram Dakota Warlock promete desafiar concorrentes com força e tecnologia de sobra.

A Stellantis anunciou investimento de R$ 2 bilhões no Polo Automotivo de Córdoba, consolidando o local como centro de produção de picapes da região. A operação gerará 1.800 novos empregos, metade deles ocupados por mulheres, e 400 destinados exclusivamente à Dakota. O projeto marca um novo ciclo de desenvolvimento industrial, que inclui também o futuro motor Multijet 2.2 a ser produzido localmente a partir de 2027.

Com previsão de chegada ao Brasil em 2026, a Ram Dakota Warlock se torna a segunda picape da marca produzida fora da América do Norte, ao lado da Rampage. O modelo simboliza o avanço da Stellantis na América do Sul e reforça a ambição da Ram de ampliar sua presença em um mercado onde força, tecnologia e estilo se tornaram exigências básicas.

Fonte: Stellantis.

Alan Corrêa
Alan Corrêa
Jornalista automotivo (MTB: 0075964/SP) com foco em análises, lançamentos, testes e novidades do setor. Produzo conteúdo especializado e atualizado para o Carro.Blog.Br.