Salão do Automóvel de São Paulo 2024: feira de carros volta à tradição

O Salão do Automóvel de São Paulo é uma tradição que se estende por décadas no cenário automobilístico brasileiro. Embora ainda não haja um anúncio oficial, é quase certo que o evento retorne à área central de São Paulo no próximo ano, marcando um renascimento para um dos mais antigos e icônicos encontros do setor. Neste artigo, vamos fazer uma retrospectiva da história do Salão do Automóvel de São Paulo e explorar os eventos que levaram ao seu retorno previsto em 2024.
Publicado em Notícias dia 28/09/2023 por Alan Corrêa

O Salão do Automóvel de São Paulo é uma tradição que se estende por décadas no cenário automobilístico brasileiro. Embora ainda não haja um anúncio oficial, é quase certo que o evento retorne à área central de São Paulo no próximo ano, marcando um renascimento para um dos mais antigos e icônicos encontros do setor.

Neste artigo, vamos fazer uma retrospectiva da história do Salão do Automóvel de São Paulo e explorar os eventos que levaram ao seu retorno previsto em 2024.

1960: O Início de uma Tradição

27º Salão do Automóvel (Agência Brasil)
27º Salão do Automóvel (Agência Brasil)

A indústria automobilística brasileira estava apenas começando a acelerar nos anos 1950. Em setembro de 1956, a Romi-Isetta lançou o microcarro que seria um dos primeiros veículos produzidos no país. Dois meses depois, a DKW-Vemag apresentou a camioneta DKW-Vemag Universal. Foi nesse contexto que o Salão do Automóvel de São Paulo teve sua primeira edição, em novembro de 1960, no Centro de Convenções do Parque Ibirapuera.

Naquela época, o Salão do Automóvel era um evento anual e contava com apenas 11 expositores. Apesar disso, conseguiu atrair incríveis 400 mil visitantes. O evento, mesmo em seu início modesto, demonstrou o apetite do público brasileiro por automóveis e o potencial do mercado automobilístico no país.

Da Anual para a Bienal

Em 1962, o Salão do Automóvel de São Paulo passou por uma transformação, tornando-se um evento bienal. Isso permitiu um planejamento mais abrangente e a oportunidade de exibir as inovações do setor de maneira mais substancial. Nos anos seguintes, o evento continuou a crescer e evoluir.

O Salto para o Parque Anhembi

Em 1970, o Salão do Automóvel de São Paulo deu outro salto significativo ao mudar-se para o Parque Anhembi, um local muito mais amplo. No entanto, naquela época, o Anhembi ainda não oferecia climatização, o que tornava o evento um desafio, especialmente em um clima tropical. À medida que os anos avançaram, os organizadores buscaram melhorias para tornar a experiência dos visitantes mais confortável.

O São Paulo Expo: Uma Nova Casa em 2016

Em 2016, uma mudança importante ocorreu quando o Salão do Automóvel de São Paulo trocou novamente de endereço, desta vez para o São Paulo Expo. Esta mudança trouxe alívio para visitantes e expositores, uma vez que o novo local ofereceu climatização eficiente, tornando a experiência muito mais agradável.

Os Altos e Baixos: De 2018 a 2022

A última edição do Salão do Automóvel de São Paulo aconteceu em 2018 e contou com a participação de 29 marcas e impressionantes 742 mil visitantes. No entanto, a partir de então, o evento enfrentou desafios significativos. Em 2020, a pandemia de Covid-19 assolou o mundo, forçando o cancelamento do evento e levantando preocupações com a segurança dos participantes.

Em 2022, o Salão do Automóvel enfrentou outro cancelamento, mas desta vez não devido à pandemia. Os expositores se queixaram de gastos elevados e, também, surgiram discussões sobre o desinteresse do público, um fenômeno que estava se tornando evidente em outros salões automobilísticos ao redor do mundo.

Renascimento Inspirado no Salão de Detroit

Ainda assim, em meio a essas adversidades, o Salão do Automóvel de São Paulo encontrou inspiração no Salão de Detroit, que passou por uma transformação bem-sucedida. Detroit começou a oferecer testes de veículos para o público, mantendo a exposição estática, e isso provou ser uma maneira eficaz de atrair entusiastas de automóveis.

O Retorno à Área Central de São Paulo em 2024

Agora, as notícias mais recentes indicam que o Salão do Automóvel de São Paulo está prestes a fazer um retorno triunfante à área central da cidade em 2024. A RX, a tradicional organizadora do evento, está apostando nesse retorno às origens. Isso é possibilitado pelas obras de ampliação e modernização do Centro de Exposição Distrito Anhembi, que receberá um investimento maciço de R$ 1,5 bilhão.

As melhorias incluirão a climatização da área de exposição, proporcionando conforto aos visitantes e expositores. Além disso, haverá espaço para testes de veículos, possivelmente aproveitando a já existente infraestrutura do Sambódromo.

O Futuro do Salão do Automóvel de São Paulo

Tudo isso aponta para a emocionante 31ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo, que está prevista para novembro do próximo ano. Este evento, que tem raízes profundas na cultura automobilística brasileira, promete ser uma celebração do passado, presente e futuro da indústria automobilística no Brasil.

Com sua história rica e a promessa de inovação, o Salão do Automóvel de São Paulo está mais uma vez pronto para cativar o público e demonstrar o poder da indústria automobilística no país. A espera até 2024 certamente valerá a pena para os amantes de carros e entusiastas que ansiosamente aguardam a oportunidade de explorar o mundo automobilístico em um dos eventos mais icônicos do Brasil.