
Após 44 anos de ausência, a Scout Motors, uma marca que fez sucesso nas décadas de 1960 e 1980, retorna ao mercado com dois novos veículos elétricos: o SUV Traveler e a picape Terra. A empresa, famosa por seus modelos off-road, foi adquirida pela Volkswagen e está investindo em novos modelos com foco no mercado de utilitários elétricos. A produção dos veículos está prevista para 2027, em uma nova fábrica na Carolina do Sul, nos Estados Unidos.
Pontos Principais:
Ambos os veículos, o SUV Traveler e a picape Terra, são projetados sobre uma plataforma exclusiva, com chassi separado da carroceria, uma característica que aumenta a robustez para atividades off-road. A Scout Motors confirma que a capacidade off-road é o grande diferencial, com pneus de até 35 polegadas, 30 cm de altura em relação ao solo e quase 90 cm de capacidade de imersão. Esses elementos visam atrair um público específico que procura veículos para terrenos acidentados.

Além das características de off-road, os dois modelos possuem outros detalhes técnicos avançados. A capacidade de reboque do SUV Traveler é de 3.200 kg, enquanto a picape Terra suporta até 4.530 kg. Ambos têm capacidade de carga útil de 910 kg e compartilham a mesma arquitetura elétrica de 800 volts, que oferece carregamento bidirecional e suporte para até 350 kW de capacidade de carregamento rápido.
O design dos veículos segue um estilo retrô, inspirado nos modelos clássicos da Scout produzidos entre 1960 e 1980. O visual exterior tem linhas quadradas que lembram os SUVs da época, enquanto o interior combina elementos vintage, como acabamentos em madeira, com tecnologias modernas, incluindo várias telas digitais. Até mesmo os tecidos dos bancos foram desenhados para remeter aos antigos veículos Scout.

A Scout Motors não revelou informações detalhadas sobre a motorização dos modelos, mas adiantou que eles terão uma autonomia de até 560 km e conseguirão acelerar de 0 a 96 km/h em 3,5 segundos. A marca estima que o torque será de cerca de 138,1 kgfm. Além disso, os veículos contarão com um extensor de alcance, denominado Harvester, que é um pequeno motor a gasolina para recarregar a bateria e estender a autonomia total para 805 km.

A produção dos novos veículos começará apenas em 2027. A fábrica que está sendo construída na Carolina do Sul, EUA, custará cerca de US$ 2 bilhões. A Scout Motors tem como objetivo competir com empresas como Rivian, com preços abaixo de US$ 60.000 no mercado de utilitários elétricos.
O retorno da Scout Motors se deu após a Volkswagen adquirir a Navistar International, antiga fabricante dos veículos Scout, por meio de seu grupo de caminhões Traton. A marca histórica volta a focar no segmento de utilitários esportivos elétricos e pretende recuperar o prestígio entre os consumidores, especialmente aqueles que procuram veículos com capacidade off-road.

Fonte: Wikipedia, iG, OlharDigital, Scoutmotors e Motor1.