Tesla ganha dinheiro para compensar as emissões de outras fabricantes

O futuro do setor automobilístico mundial realmente está completamente focado em veículos elétricos e com menores números de emissão de poluentes.

Notícias
4 meses atrás
Tesla ganha dinheiro para compensar as emissões de outras fabricantes

Números estes que fazem grandes empresas do ramo automotivo terem muitas dificuldades para se encaixar nos padrões de emissão de poluentes exigidos, fazendo com que gigantes desse setor tenham que se render a tecnologia ou simplesmente se aliar com empresas já consagradas neste ramo da energia elétrica como combustível para carros, como a americana Tesla por exemplo.

A Tesla

A Tesla Motors foi fundada em San Carlos, Califórnia em 2003 pelos engenheiros Marc Tarpenning e Martin Eberhard, sendo que o nome escolhido para batizar a marca foi em homenagem ao grande inventor Nikola Tesla.

Martin Eberhard era apaixonado por veículos de alto desempenho, porém contra a utilização de petróleo para gerar combustível aos carros, tendo assim a ideia de criar carros esportivos que utilizassem apenas energia elétrica.

No ano de 2006, foi anunciado o Tesla Roadster, um esportivo conversível 100% elétrico feito em parceria com a Lotus (por esta razão o veículo se parece tanto com o Elise da marca inglesa) e sua produção só foi iniciada em 2008, mesmo ano em que o bilionário Elon Musk adquiriu a empresa. O Roadster alcançava incríveis 350 km/h e 0-100 km/h em 3,9 segundos, mas sua produção foi encerrada em 2011.

Após isso, em 2012, a Tesla lançou seu maior sucesso que perpetua até hoje: O Model S, um sedã de luxo 100% elétrico com tecnologia de ponta que encantou e continua encantando os americanos. Após o Model S, foram lançados o Model X (SUV) e o Model 3 (sedan mais em conta), todos movidos apenas a eletricidade.

Tesla Motors
Tesla Motors

Hoje a Tesla é reconhecida mundialmente por seus veículos e pela inovação que a mesma apresentou, mostrando que pode ser possível sim atrelar esportividade, luxo e ainda ajudar o meio ambiente.

Para se ter ideia, a Tesla conseguiu até mesmo bater a gigante Ford em valor de mercado, um feito até pouco tempo atrás inimaginável para uma marca com 16 anos apenas de existência.

FCA e Tesla

O grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores grupos de marcas automotivas do mundo. Montadoras de renome mundial como Chrysler, Jeep, Fiat, Lancia, Alfa Romeo, Maserati e Ferrari são algumas das marcas que fazem parte do extenso portfólio do grupo.

Versões híbridas dos Jeep Compass e Renegade poderá ajudar a FCA a reduzir sua média de emissões por conta própria
Versões híbridas dos Jeep Compass e Renegade poderá ajudar a FCA a reduzir sua média de emissões por conta própria

Mas no território da União Europeia, onde as leis de fiscalização e controle de emissão de poluentes estão cada vez mais rígidas, o grupo encontra muitas dificuldades para poder enquadrar seus modelos das mais diversas marcas na porcentagem de veículos elétricos.

Visto isso, o grupo FCA decidiu fazer uma parceria com a Tesla e levar os modelos da inovadora montadora americana para o mercado europeu, fazendo assim com que o grupo não receba multas do bloco pelas questões ambientais.

Como funciona esta parceria?

A primeira vista, pode parecer uma estratégia um tanto quanto sem sentido, visto que a Tesla não pertence ao grupo FCA e, consequentemente, as vendas do veículo não se enquadrem para o grupo.

Mas esta estratégia possui o nome de “pool aberto”, e é mais comum do que você imagina! Simplesmente a FCA pagará à Tesla para que as vendas de seus veículos na Europa sejam contabilizadas para o grupo liderado pela Fiat.

As cifras não estão confirmadas ainda, mas a estimativa é de que possam chegar à casa dos € 2 bilhões, algo em torno de 9 bilhões de reais.

A Tesla sairá ganhando nesta parceira imensamente, uma vez que seus veículos terão maior visibilidade no cenário europeu, ajudarão o meio ambiente (que é a principal missão da marca) e ainda receberão uma bela quantia por isso. Uma excelente jogada de Elon Musk para a empresa!

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?