Toyota Hilux GR-Sport sai de linha no Brasil devido a novas regras e baixa procura

A Toyota decidiu descontinuar a Hilux GR-Sport no Brasil, modelo com motor turbodiesel de 224 cv, devido a fatores como novas regras de emissões e baixa demanda do público. A decisão ocorre junto ao lançamento da linha 2025 da picape, que trouxe outras atualizações.
Publicado em Notícias dia 12/12/2024 por Alan Corrêa

A Hilux GR-Sport, com motor exclusivo e visual diferenciado, deixa de ser comercializada no Brasil por causa de novas regras ambientais e preferência conservadora dos consumidores.

Resumo dos pontos principais:

Pontos Principais:

  • A Toyota não incluirá a versão GR-Sport na linha 2025 da Hilux no Brasil.
  • O modelo tinha motor 2.8 turbodiesel com 224 cv e suspensão adaptada.
  • Novas regras do Proconve L8 dificultaram a continuidade do modelo.
  • Baixa demanda influenciou na retirada da versão do mercado.

A Toyota anunciou que a versão esportiva da Hilux GR-Sport não estará mais disponível no Brasil. Este modelo, que oferecia características como motor turbodiesel de 224 cv e suspensão retrabalhada, se destacou por trazer mudanças exclusivas no desempenho e no visual. No entanto, sua retirada de linha coincide com a chegada da linha 2025 da Hilux, que implementou a tecnologia Arla 32 para atender às normas ambientais.

As novas regras do Proconve L8, que entrarão em vigor em janeiro de 2025, foram um dos fatores determinantes para o fim do modelo no país. A adaptação do motor e suas características esportivas à nova legislação seria inviável, de acordo com especialistas da área. Mesmo com avanços tecnológicos, o custo de adequação ao padrão ambiental foi considerado alto para um modelo de nicho.

Além disso, a Hilux GR-Sport enfrentou resistência do público-alvo. Os consumidores da picape, conhecidos por preferirem configurações tradicionais e robustas, demonstraram baixa adesão ao modelo esportivo, especialmente pelo visual mais agressivo. Essa percepção contribuiu para a decisão da Toyota.

Embora a Hilux GR-Sport tenha deixado o mercado brasileiro, versões similares seguem disponíveis em outros países, como a Argentina, onde as normas de emissões são menos rígidas. Por lá, a linha esportiva Gazoo Racing continua a ganhar força, indicando que a Toyota não abandonou completamente o segmento esportivo.

Outra questão relevante foi o recall do aerofólio instalado na versão GR-Sport. O componente apresentava problemas de durabilidade e risco de se soltar em situações de uso severo. Isso afetou a percepção de confiabilidade da versão e reforçou a decisão de encerramento da sua produção.

Para quem busca características esportivas na Hilux, a versão SRX Plus pode ser uma alternativa. Ela herdou ajustes na suspensão e outros itens da GR-Sport, mas sem o kit estético diferenciado. Essa configuração atende tanto ao novo padrão ambiental quanto às expectativas do público tradicional da marca.

Com a previsão de lançamento de uma nova geração da Hilux em 2025, há expectativa de que a Toyota explore novas opções esportivas, possivelmente adaptadas às demandas do mercado brasileiro. Enquanto isso, a marca segue focada em oferecer soluções que equilibram performance, regulamentação e aceitação de mercado.

Fonte: Motor1, QuatroRodas e Vrum.