Transporte na Europa da Volvo passa a utilizar trens para redução de CO2

A preocupação com o meio ambiente está cada vez mais presente no mundo automotivo. Seja pelas regulamentações de emissões de poluentes, pelos veículos elétricos ou até mesmo pela redução no consumo de combustível dos veículos.

Novidades
6 meses atrás
Transporte na Europa da Volvo passa a utilizar trens para redução de CO2

A marca sueca Volvo vem fazendo de tudo para se tornar uma das empresas mais sustentáveis do ramo. Dessa vez, a empresa adotou uma estratégia logística um tanto quanto interessante para conseguir reduzir as emissões de CO2.

Transporte pelas ferrovias

A Volvo identificou que uma boa parte da emissão de CO2 da vida útil de seus veículos vem justamente do transporte dos mesmos das fábricas para os depósitos de distribuição e para as concessionárias.

Para isso, a marca decidiu implementar na Europa a utilização do transporte por meio de linhas férreas, aproveitando a boa malha ferroviária disponível no continente. Embora o modal rodoviário ainda seja mandatório no continente, suas ferrovias têm grandes alcances também.

Para se ter uma ideia, na rota entre a fábrica da montadora que fica em Ghent (Bélgica) para um depósito no norte da Itália, a emissão de CO2 foi reduzida em 75%, enquanto em um trajeto da fábrica até a Áustria teve suas emissões cortadas pela metade.

A marca também já está utilizando a malha ferroviária em locais como a China e nos EUA. Na terra do Tio Sam, a fábrica fica em Charleston, na Carolina do Sul, onde existe um grande fluxo ferroviário, o que ajudou muito na propagação da ideia da Volvo.

Compromisso ambiental da Volvo

A Volvo tem um reconhecimento muito além da beleza, segurança e credibilidade de seus veículos. Eles querem ser reconhecidos como uma das montadoras mais sustentáveis de todo o planeta.

Além da estratégia de ampliar cada vez mais seu portfólio de veículos elétricos ou híbridos, a marca leva muito a sério os acordos firmados no acordo climático global de Paris de 2015, tanto que a própria Volvo já declarou que até 2040 pretende não agredir o meio ambiente de nenhuma forma, ou seja, deixar tanto seus carros quanto outras atividades sem emitirem sequer uma molécula de CO2.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?