buscar
Carros

Tudo sobre o novo BMW Série 8 Coupé

Em todos esses atributos a marca alemã BMW é especialista. É impossível não associar os bávaros aos esportivos da linha Motorsport que conquistaram o mundo. Mas 20 anos depois, a marca decidiu ir além e trouxe de volta o Série 8 Coupé, que virá para compor o topo da gama da BMW.
Publicado em Carros dia 16/08/2019 por Alan Corrêa

Veículos esportivos sempre costumam nos atrair interesse por suas curvas ousadas, design arrojado, tecnologia de ponta e, principalmente, pela sua força e velocidade acima dos demais carros.

Em todos esses atributos a marca alemã BMW é especialista. É impossível não associar os bávaros aos esportivos da linha Motorsport que conquistaram o mundo. Mas 20 anos depois, a marca decidiu ir além e trouxe de volta o Série 8 Coupé, que virá para compor o topo da gama da BMW.

Sobre o Serie 8

A primeira geração do Série 8 foi lançada (também chamada de E31) foi apresentada ao público no Salão de Frankfurt em 1989, sendo que sua produção começou um ano depois. O carro chegou então ao mercado com a promessa de se localizar em um patamar acima do Série 6, até então modelo de topo da marca.

E31 (foto: JanS / wikimedia)

Foi um carro um tanto quanto inovador para a BMW por todas as mudanças que o mesmo trouxe. Foi o primeiro veículo da marca a utilizar o acelerador com a tecnologia “drive-by-wire”, um dos primeiros a contar com a suspensão traseira do estilo Multi-link e além de tudo isso, também contava com um motor V12 acoplado a um câmbio manual de 6 marchas. Um verdadeiro espetáculo!

Porém nem tudo foram flores na trajetória do série 8 e, em 1999, o veículo foi descontinuado pela montadora.

Mas foi quase 20 anos depois da descontinuação do veículo, em 2018, que a BMW teve a brilhante ideia de relançar o série 8 em uma nova geração com linhas mais modernas, mais tecnológico e mais forte, mas tudo isso sem perder a essência da primeira geração. A segunda geração do série 8 chega ao mercado nas opções 840i Coupé a gasolina e a diesel, além da versão M850i, que da um toque ainda mais apimentado ao veículo.

BMW Série 8 Coupé
BMW Série 8 Coupé

Design e interior

O design do Série 8 Coupe dispensa comentários muito críticos! O carro é de um estilo esportivo completamente refinado e futurista, chamando atenção em qualquer canto do mundo por onde passa com extrema tranquilidade.

Os faróis a laser na frente e atrás, a grande grade frontal (já característica dos modelos da nova geração da BMW), os detalhes em fibra de carbono (presentes em maior abundância na versão M) e as belíssimas rodas aro 19 na versão normal e 20 na versão M juntamente as linhas curvadas do carro fazem do Serie 8 Coupé um dos mais belos veículos coupes já produzidos pelos alemães.

Na parte interior do veículo, todo o ambiente relembra bastante a nova 330i, porém com retoques de mais sofisticação e alguns mimos a mais como os assistentes (de colisão, mudança de faixa, estacionamento e de ré), os bancos podendo possuir até duas tonalidades simultaneamente, chave digital, uma multimídia completíssima de 7 polegadas e o novo sistema de inteligência artificial da BMW.

Motorização

Mais empolgante que toda a beleza e sofisticação que o Série 8 apresenta, somente seu motor e sua mecânica impecável que, aliás, sempre acompanhou o segmento de veículos esportivos da BMW.

Existirão três tipos de motorização, sendo dois a gasolina e um a diesel. Na versão a diesel, o motor 3.0 com seis cilindros em linha contará com 320 cv de potência e 69,3 kgfm de torque com um 0-100 em 4,9 segundos. No motor a gasolina que equipa a versão normal, 340 cavalos de potência com 50 kgfm de torque estarão disponíveis com um 0-100 em 5,1 segundos. Mas a verdadeira emoção está com o M850i e seu motor a gasolina V8 biturbo 4.4 de 530 cv de potência, 76,5 kgfm de torque e 0-100 em apenas 3,7 segundos. A velocidade máxima de todos os modelos está limitada a 250 km/h.

Se interessou pelo veículo? Bem, prepare-se para desembolsar a bagatela de pelou menos 70 mil libras (336 mil reais) na versão mais barata (840i) e 98 mil libras na versão M (470 mil reais). Estes preços são cobrados na Inglaterra, porém aqui no Brasil apenas a versão M está disponível e custando 800 mil reais.