Você aguentaria manter um Lamborghini Aventador?

Hoje em dia, todo mundo sabe que a Lamborghini é uma das principais montadoras de carros de luxo do mundo, inclusive, tem dois modelos na lista dos veículos mais caros do mundo. Porém, nem sempre foi assim.

Carros
2 meses atrás
Você aguentaria manter um Lamborghini Aventador?

Ferrucio Lamborghini era um rico italiano, construtor de tratores e fazendeiro, filho de toureiros e que fazia parte da elite da sociedade.

Ele era apaixonado por carros e, assim como muitos integrantes da alta sociedade, tinha uma Ferrari 250GT. Porém, no ano de 1962, ele percebeu que a embreagem de sua nova Ferrari – pela qual havia pagado milhares de dólares – estava danificada. Mais do que isso: ele verificou que a embreagem utilizada no carro era a mesma que ele utilizava para fazer seus tratores.

Primeiro confronto

Ferruccio Lamborghini com um Jarama e um trator de sua marca
Ferruccio Lamborghini com um Jarama e um trator de sua marca

Desapontado, ele foi ao escritório de Enzo Ferrari solicitar que eles usassem uma embreagem de melhor qualidade, já que pagara muito dinheiro pelo carro. Foi decepcionado mais uma vez: Ferrari respondeu algo como “você é um agricultor! Continue dirigindo seus tratores e não venha falar dos meus carros”.

Uma frustração enorme para que m investiu um bom dinheiro em algo que tanto gosta. Porém, determinado a provar que a montadora estava errada, ele decidiu criar a sua própria empresa automobilística. A empresa que ele criou é conhecida por Automobili Lamborghini e é uma das maiores do ramo.

Para fazer os primeiros modelos de carro, Ferruccio contratou um engenheiro chamado Giotto Bizzarrini, que era ex-funcionário da própria Ferrari. O então contrutor de tratores, pediu apenas uma diferença na produção para Bizzarrini: que os carros Lamborghini fossem projetados exclusivamente para utilização em estradas, em contraste com os motores de corrida modificados utilizados pela Ferrari.

350 GTV foi o primeiro Lamborghini

Lamborghini 350 GT (Herranderssvensson / Wikimedia)
Lamborghini 350 GT (Herranderssvensson / Wikimedia)

No mesmo ano a marca apresentou o protótipo do 350 GTV no salão de Turim e depois em Genebra, na Suiça. Em 1964 o modelo passou a ser feito em série, até 1966. Com linhas assinadas pelo Carrozzeria Touring, teve 120 unidades, a maioria com motor 3.5 V12 de 320 cv.

Nascimento da Lamborghini Aventador

Lamborghini Aventador no Geneva Motor Show 2011 (Autoviva / Flickr)
Lamborghini Aventador no Geneva Motor Show 2011 (Autoviva / Flickr)

Com o casamento da Lamborghini com a Audi, nasceu o Aventador, o supercarro dos supercarros.

Aventador é um carro silencioso, fácil de guiar e civilizado. Já o novo Aventador SVJ Roadster, é mais largo e tem um sistema de escapamento revisado, com canos monstruosos. Conta com um novo sistema de aerodinâmica controlada eletronicamente, que muda o formato do carro à medida que você dirige.

O SVJ Roadster tem um motor V12 de 760 cv de potência
O SVJ Roadster tem um motor V12 de 760 cv de potência

Junte a isso um V12 que produz 760 cv, e você tem um carro que faz o circuito de Nürburgring em seis minutos e 44 segundos. Entrar no Aventador não é uma tarefa tão simples, é preciso se dobrar para caber no carro, sem falar que não possui porta-objetos, nem porta-luvas. Não tem lugar para colocar nada.

O grande ponto fraco do carro é a suspensão, parece que ela não existe, que significa que, sempre que você passar por alguma irregularidade, por menor que seja, sua cabeça bate no teto. O Aventador já tem quase 10 anos, por isso o sistema de controle já é bem ultrapassado, o câmbio tem um sistema único de embreagem que já é antiquado.

Qual é o preço de uma Lamborghini Aventador?

Lamborghini Aventador
Lamborghini Aventador

Lamborghini Aventador SVJ Roadster chega ao Brasil por um valor aproximado de R$ 8,2 milhões.

Já um Lamborghini Aventador 2017 você encontra por um preço mais modesto, algo em torno de R$ 4.499.900,00.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?