Atualmente fazemos praticamente tudo pela internet: Compramos produtos, conversamos com pessoas distantes, trabalhamos, pedimos comida, ouvimos música, assistimos filmes e… compramos carros?
Você já deve ter entrado em um site de alguma empresa automotiva e configurado o modelo que você estava planejando comprar, porém para efetuar a venda era necessário ir até uma concessionária. Os tempos parecem estar mudando e, de acordo com a Volkswagen, comprar um carro de maneira digital nunca esteve tão perto de acontecer.
Quando você pretende comprar um carro, vai até a concessionária, geralmente realiza o test-drive e depois decide se irá querer o veículo ou não. Esta é a maneira tradicional que todos nós estamos habituados a comprar um veículo, certo?
Mas a Volkswagen do Brasil quer mudar este panorama completamente e transformar as concessionárias em showroons digitais, onde pouquíssimos carros ficarão expostos (quase nenhum veículo na verdade) dando espaço para um acervo completamente digitalizado e completo já que a marca não terá problemas de não possuir o modelo naquela concessionária.
Este novo modelo de concessionária começará a ser implantado pela Volks ainda em dezembro desse ano com 10 lojas experimentais que, caso tenham uma boa aceitação do público, podem se tornar o principal modelo de concessionária dos alemães aqui no Brasil.
Além de tudo isso, a concessionária também poderá ser “móvel”, visto que a tecnologia utilizada para vender os carros digitalmente está localizada em um tablet que pode ser transportado até o cliente, fazendo assim com que o ato de comprar um veículo seja muito mais cômodo.
Por mais que seja uma incrível inovação da Volkswagen do Brasil, a solução encontrada pelos mesmos para digitalizar suas vendas foi feita de um modo que já estamos habituados: Com os famosos óculos VR.
O projeto da Volks funciona da seguinte forma: Quando o cliente chegar em uma concessionária, o mesmo será direcionado para uma tela onde poderá configurar o modelo da forma que quiser (no caso das vendas a domicílio, esta configuração será feita pelo tablet). Logo após a configuração do modelo ideal, o cliente receberá um óculos de VR onde poderá se enxergar dentro do veículo que foi configurado, podendo enxergar seu interior e exterior.
Após a idealização do veículo, a venda será concluída da mesma forma de sempre, mas dessa vez com o cliente tendo visto o carro de maneira virtual apenas, não mais fisicamente.
Para serem pioneiros nesta ideia, a Volkswagen teve que ter uma incrível coragem para inovar e possivelmente lançar tendência. Mas afinal, por quais razões os alemães decidiram adotar esse novo layout de concessionária?
De acordo com o CEO da Volkswagen na América Latina, Pablo Di Si, a intenção é realizar uma mudança progressiva de forma que as lojas que possuam um imenso espaço físico desapareçam e, no lugar de terem um pátio recheado de veículos, terem outros pontos de venda menores, visto que agora a marca está aceitando espaços de até 90 metros quadrados para servirem como concessionária.
Além de estar mais próximo do consumidor por aumentar os pontos de venda, ao se interagir com o cliente de forma tão única e conectada, as chances de ganhar o cliente por conta da inovação aumentam consideravelmente.
Também vale ressaltar o ponto de vista econômico da Volks. Com o acervo de veículos guardados de forma digital, não existe mais a necessidade de se ter muitos veículos na loja, resultando assim em um corte de gastos que pode ser refletido com os preços mais baixos, assim como acontece nas redes de varejo pela internet.