Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
14/03/2025
A Volkswagen iniciou a produção do Tera 2026 na fábrica de Taubaté. O SUV compacto será o mais acessível da marca no Brasil e chegará ao mercado ainda neste semestre.
A fábrica de Taubaté recebeu um investimento de R$ 16 bilhões para modernização e adaptação à produção do Tera. A linha de montagem agora conta com mais robôs e equipamentos de alta tecnologia.
O Volkswagen Tera será produzido sobre a plataforma MQB-A0, a mesma de Polo, Nivus e T-Cross. Com isso, o modelo compartilha componentes e processos de fabricação com outros veículos da marca.
A produção do Tera gerou 260 empregos diretos na fábrica de Taubaté e deve impactar o setor de fornecedores com até 2.600 novos postos de trabalho, fortalecendo a indústria automotiva nacional.
Os modelos topo de linha do Tera terão rodas de liga leve de 17 polegadas e central multimídia de 10 polegadas. A versão de entrada deve trazer rodas de aço aro 15 com calotas.
A Volkswagen confirmou que o Tera será lançado no Brasil antes do meio do ano. Logo após sua chegada ao mercado, o modelo começará a ser exportado para mais de 25 países.
A estratégia da Volkswagen com o Tera é posicioná-lo abaixo do Nivus, oferecendo um SUV acessível para competir com modelos como Fiat Pulse e Renault Kardian no mercado brasileiro.
A fábrica de Taubaté já produziu modelos icônicos da Volkswagen, como o Gol. Agora, com a chegada do Tera, a unidade se moderniza para atender a nova fase da marca no país.
Com 80% de índice de nacionalização, o Tera tem mais de 230 fornecedores brasileiros. Isso reforça a estratégia da Volkswagen de manter uma cadeia produtiva forte dentro do país.
A planta de Taubaté recebeu 158 novos equipamentos e agora tem 875 robôs na linha de produção. Isso aumentou em 80,6% a capacidade de fabricação de componentes para o SUV.
A exportação do Tera será focada na América Latina, com países como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México já confirmados. A Volkswagen também avalia levar o modelo para o mercado africano.
O Tera traz opções de pintura bi-tom, um diferencial possível graças às melhorias na fábrica de Taubaté. O teto preto será uma das opções nas versões mais equipadas do modelo.
A Volkswagen vê no Tera uma aposta de alto volume. O SUV deve ganhar destaque no segmento, consolidando a linha de SUVs compactos da marca e ampliando sua participação no mercado.
O SUV será um dos modelos mais acessíveis da Volkswagen no Brasil. Ainda sem preços revelados, ele ficará posicionado abaixo do Nivus e será uma das apostas da marca para ganhar mercado.