A Stellantis aposta em um Dodge elétrico com escapamento.  Faz sentido?

Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa

25/02/2025

A Stellantis criou um sistema de escapamento para elétricos que libera gases tóxicos em incêndios de baterias, reduzindo riscos para ocupantes e ambiente. A patente já foi registrada.

A tecnologia evacua gases inflamáveis como metano e acetileno, prevenindo explosões. O sistema pode se tornar um novo padrão de segurança para veículos elétricos no futuro.

A plataforma STLA Large já conta com espaço para o sistema, permitindo integração em modelos elétricos e híbridos de marcas como Dodge, Alfa Romeo, Maserati e Lancia.

O Charger Daytona elétrico pode ser o primeiro modelo com a tecnologia. A plataforma STLA Large suporta baterias de 800 Volts e 118 kW, garantindo adaptação ao novo sistema.

O sistema propõe áreas específicas para tratamento dos gases antes da liberação, minimizando explosões e reduzindo a propagação das chamas em caso de fuga térmica da bateria.

Incêndios em baterias são raros, mas difíceis de extinguir. O sistema da Stellantis oferece uma solução para evacuar gases tóxicos e melhorar a segurança de veículos elétricos.

A Stellantis ainda não confirmou quando a tecnologia será aplicada, mas a patente mostra que a empresa busca novas formas de tornar os veículos elétricos mais seguros.

O avanço da eletrificação exige novas soluções de segurança. Se for adotado, esse sistema pode redefinir padrões da indústria e reduzir preocupações sobre incêndios em elétricos.