Por Carro.Blog.Br 13/08/2022
O ano era 2002, o início do novo milênio, e a Audi não podia estar vivendo uma fase melhor para a época, focada no mundo superesportivo, havia acabado de levar o título na estreia das 24h de Le Mans em 1999 e depois conquistou consecutivamente nos 3 anos seguintes o mesmo feito.
O momento agora era de buscar a inovação para a famosa família das quatro argolas. Sendo assim, no ano de 2002 os engenheiros usaram todo conhecimento e recursos que tinham para transformar o A6 em um superesportivo de pista adaptado para as ruas. Com ajustes na parte mecânica (motor, suspensão e transmissão) e no visual, surgiu uma nova estrela: o Audi RS 6!
O primeiro modelo do RS 6 foi feito em parceria com a Cosworth, companhia subsidiária da fabricante, contava com um motor V8 4.2 biturbo que possuía 450 cavalos de potência e 560 Nm de torque. Números muito significativos para a época.
Seis anos depois, a Audi lançou a segunda geração do RS 6, que alcançou o que a marca sempre quis proporcionar para os entusiastas: um modelo ainda mais potente e esportivo. Dessa vez, a Audi optou por um motor V10 5.0 biturbo, que fez com que o carro tivesse incríveis 580 cavalos e torque de 650 Nm.
Terceira geração: O motor agora era um V8 biturbo 4.0 e teve seu peso reduzido em 120 kg, que foi reposicionado, ficando 15 centímetros recuado em relação às versões anteriores. Com todas as modificações de motor o carro agora possuía 560 cavalos de potência, 700 Nm de torque e câmbio tiptronic de oito velocidades e fazia o 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos.
Em 2019 a quarta geração chegou ao mercado, novamente com um motor inovador para agradar aqueles que estavam ansiosos por mais potência e torque. Agora com um motor 4.0 V8 biturbo, capaz de produzir 600 cavalos de potência e 800 Nm de torque, e pela primeira vez junto com um sistema híbrido leve de 48 volts.