Brasil negocia  produção de baterias  e lítio com a BYD

Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa

Ministro Alexandre Silveira se reuniu com o vice-presidente da BYD na América Latina, Oscar Su

20/04/2025

O ministro Alexandre Silveira viajou à China para discutir investimentos no setor energético com a BYD, focando em baterias e na exploração do lítio em território brasileiro.

A reunião com Oscar Su, vice-presidente da BYD na América Latina, confirmou o interesse da empresa em formar parcerias com mineradoras brasileiras para produzir baterias no país.

Silveira afirmou que a BYD quer aumentar o número de concessionárias e construir a cadeia completa de baterias no Brasil, desde a mineração até o armazenamento de energia.

A visita do ministro também prepara terreno para a ida do presidente Lula, que pode assinar um memorando de entendimento com os chineses sobre produção nacional de baterias.

Além dos veículos elétricos, a BYD lidera globalmente sistemas de armazenamento de energia, e vê o Brasil como peça-chave para expandir esse mercado na América Latina.

O governo brasileiro planeja realizar o primeiro leilão de baterias de energia ainda este ano, o que atraiu o interesse da BYD e também da gigante chinesa Huawei.

Desde 2014, a BYD vem ampliando sua presença no Brasil e já conta com sete fábricas, sendo Camaçari, na Bahia, a maior unidade da empresa fora da Ásia.

Com apoio direto do governo chinês, a BYD vê o Brasil como parceiro prioritário para energia limpa, mobilidade elétrica e infraestrutura de baterias sustentáveis.