Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
11/03/2025
Em 1970, o Citroën GS e o Citroën SM foram apresentados no Salão de Genebra. O GS trouxe tecnologia acessível, enquanto o SM combinou esportividade e inovação, tornando-se ícones automotivos.
O Citroën GS revolucionou o mercado em 1970 com sua suspensão hidropneumática, garantindo conforto e estabilidade superiores. Em 1971, foi eleito "Carro Europeu do Ano".
O Citroën GS Service tinha duas variantes: Vitrée, com vidro lateral, e Tolée, com estrutura metálica fechada. Ambas foram projetadas para transporte de carga com eficiência.
Com motor quatro cilindros refrigerado a ar e design aerodinâmico, o Citroën GS combinava eficiência e dirigibilidade. Sua tecnologia influenciou gerações da indústria automotiva.
O Citroën SM uniu tecnologia e desempenho com motor Maserati V6 e suspensão hidropneumática. Seu design aerodinâmico garantiu estabilidade e velocidade acima de 220 km/h.
Com direção Diravi progressiva, freios a disco e suspensão autonivelante, o Citroën SM oferecia condução precisa e conforto, tornando-se um dos Gran Turismo mais avançados da época.
O Citroën SM teve versões especiais, incluindo um modelo presidencial para Georges Pompidou. Foi escolhido por celebridades como Johan Cruyff, Jay Leno e Burt Reynolds.
Citroën GS e Citroën SM redefiniram conforto, tecnologia e design. Suas inovações influenciaram a indústria, servindo de inspiração para engenharia e automóveis até hoje.