Citroën GS e Citroën SM: 55 anos desafiando padrões automotivos

Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa

11/03/2025

Em 1970, o Citroën GS e o Citroën SM foram apresentados no Salão de Genebra. O GS trouxe tecnologia acessível, enquanto o SM combinou esportividade e inovação, tornando-se ícones automotivos.

O Citroën GS revolucionou o mercado em 1970 com sua suspensão hidropneumática, garantindo conforto e estabilidade superiores. Em 1971, foi eleito "Carro Europeu do Ano".

O Citroën GS Service tinha duas variantes: Vitrée, com vidro lateral, e Tolée, com estrutura metálica fechada. Ambas foram projetadas para transporte de carga com eficiência.

Com motor quatro cilindros refrigerado a ar e design aerodinâmico, o Citroën GS combinava eficiência e dirigibilidade. Sua tecnologia influenciou gerações da indústria automotiva.

O Citroën SM uniu tecnologia e desempenho com motor Maserati V6 e suspensão hidropneumática. Seu design aerodinâmico garantiu estabilidade e velocidade acima de 220 km/h.

Com direção Diravi progressiva, freios a disco e suspensão autonivelante, o Citroën SM oferecia condução precisa e conforto, tornando-se um dos Gran Turismo mais avançados da época.

O Citroën SM teve versões especiais, incluindo um modelo presidencial para Georges Pompidou. Foi escolhido por celebridades como Johan Cruyff, Jay Leno e Burt Reynolds.

Citroën GS e Citroën SM redefiniram conforto, tecnologia e design. Suas inovações influenciaram a indústria, servindo de inspiração para engenharia e automóveis até hoje.