Por Carro.Blog.Br

18/11/2022

Como funciona  o freio ABS?  A gente explica

No Brasil, o sistema ABS – inventado em 1978 pela empresa alemã Bosch – chegou em 1991 equipando o Volkswagen Santana. Em seguida, foi adotado pelo Chevrolet Ômega.

Embora o freio ABS seja obrigatório desde 2014 ainda muitos motoristas desconhecem o funcionamento de tal sistema, mesmo porque não existe uma exigência do funcionamento do antitravamento dos freios nas aulas e testes de autoescola.

O resultado é que atualmente os veículos estão mais seguros, mas poucos sabem como utilizar o sistema ABS com segurança, sendo que para os veículos sem ABS a técnica de frenagem é inversa.

A modernização dos veículos trouxe diversas vantagens de assistências e comodidades na condução. Por outro lado, a interação entre homem e máquina ficou reduzida aos instrumentos eletrônicos.

As consequências desta nova concepção mecânica exigem especialistas e oficinas próprios para a manutenção eletrônica, bem como implica em técnicas específicas de direção.

Hoje queremos alertar particularmente o modo correto de utilizar os freios com o sistema ABS, uma vez que nos momentos de emergência a frenagem correta acaba sendo o mais vital para evitar acidentes.

Entre as diversas tecnologias de frenagem, o sistema ABS é o principal recurso eletrônico que evita o travamento das rodas, bem como reduz o tempo e a distância de parada do veículo.

Entre as diversas tecnologias de frenagem, o sistema ABS é o principal recurso eletrônico que evita o travamento das rodas, bem como reduz o tempo e a distância de parada do veículo.

Entre as diversas tecnologias de frenagem, o sistema ABS é o principal recurso eletrônico que evita o travamento das rodas, bem como reduz o tempo e a distância de parada do veículo.