Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
23/03/2025
Carro.Blog.Br
Carro.Blog.Br
O Volkswagen Tera chega ao mercado entre o Polo e o Nivus. A proposta é ocupar o segmento de entrada, mas o desempenho coloca o modelo em desvantagem frente aos concorrentes.
O Tera será oferecido em quatro versões, sendo uma com motor 1.0 aspirado e três com motor 1.0 turbo 170 TSI. A transmissão pode ser manual ou automática, dependendo da versão escolhida.
O Fiat Pulse utiliza motor 1.0 turbo de 130 cv e torque de 20,4 kgfm. Esses números destacam o modelo da Fiat na liderança de potência entre os rivais do segmento de SUVs compactos.
Carro.Blog.Br
Carro.Blog.Br
O Renault Kardian apresenta motor 1.0 turbo de 125 cv e torque de 22,4 kgfm. Essa força superior coloca o SUV francês à frente em acelerações e retomadas urbanas e rodoviárias.
Carro.Blog.Br
Carro.Blog.Br
O Volkswagen Tera conta com motor 1.0 turbo 170 TSI de 116 cv e torque de 16,8 kgfm. Esses números o deixam atrás dos concorrentes diretos no quesito desempenho mecânico.
O desempenho inferior do Tera é consequência de uma estratégia da Volkswagen. A decisão prioriza economia de produção e alinhamento com outros modelos da linha como o Polo.
Apesar do desempenho menor, o Tera chega para atender consumidores que priorizam preço e simplicidade. O SUV compacto visa conquistar um público menos exigente em performance.
O comparativo mostra que Fiat Pulse e Renault Kardian oferecem mais força. O Volkswagen Tera ocupa a terceira posição em potência e torque no segmento de SUVs compactos turbinados.