05/11/2024
Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
Como a cor do seu carro pode afetar o consumo de combustível e a eficiência do ar-condicionado
A escolha da cor do carro afeta mais do que a estética. Cores claras, como branco e prata, refletem melhor a luz solar, reduzindo a temperatura interna e economizando combustível.
Estudos indicam que veículos com cores claras refletem até 60% da luz solar, mantendo a cabine mais fresca. Essa característica ajuda a reduzir o uso do ar-condicionado.
Veículos escuros, como os de cor preta, tendem a absorver mais calor, elevando a temperatura interna. Isso resulta em maior uso do ar-condicionado e consumo adicional de combustível.
Carros claros reduzem o uso do ar-condicionado em até 13% para manter a temperatura interna ideal. Essa redução leva a uma economia de até 2% no consumo de combustível.
Ao exigir menos ar-condicionado, carros claros emitem menos poluentes, como dióxido de carbono, e ajudam a diminuir o impacto ambiental em áreas de clima quente.
Estudos mostram que o menor uso de ar-condicionado nos carros claros gera uma economia de combustível que, embora pareça pequena, se acumula ao longo dos anos de uso do veículo.
Além de economizar combustível, carros de cores claras também ajudam a reduzir a chamada ilha de calor urbano, um fenômeno onde áreas urbanas absorvem e mantêm mais calor.