Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
15/04/2025
O Fiat Argo será substituído por um modelo baseado no Grande Panda europeu, que chega com visual moderno e motorização mais avançada do que o hatch vendido atualmente no Brasil.
O novo híbrido leve da Fiat usa motor 1.2 turbo a gasolina com sistema elétrico de 48V, garantindo mais eficiência e desempenho frente ao atual motor T200 de 12V usado por aqui.
Enquanto o sistema brasileiro entrega até 130 cv, o novo conjunto europeu chega a 145 cv, somando o motor a combustão e o elétrico de 28 cv, agora incluído no cálculo oficial da potência.
A unidade elétrica de 21 kW no Grande Panda tem torque de 5,6 kgfm e pode movimentar o carro sozinho por alguns quilômetros, a até 30 km/h, sendo considerada um híbrido intermediário.
Esse sistema é mais avançado que o híbrido leve nacional, em que o motor elétrico atua apenas como alternador/gerador, sem tração direta, ligado ao motor por correia e com apenas 4 cv.
Além de mais potente, o sistema europeu conta com câmbio automatizado de dupla embreagem, diferente do CVT usado no Brasil, trazendo resposta mais rápida e maior eficiência energética.
A Stellantis elevou os números de potência sem alterar componentes mecânicos, apenas reconhecendo a contribuição do elétrico, em preparação às exigências da norma europeia Euro 7.
Com esse conjunto, o Grande Panda europeu inaugura uma nova fase para os compactos da Fiat, antecipando o futuro do segmento com soluções mais limpas, eficientes e conectadas à eletrificação.