Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
15/12/2024
A pesquisa global da Global EV Alliance revelou que 99% dos motoristas de carros elétricos não consideram voltar aos modelos a combustão, destacando economia e sustentabilidade como fatores-chave.
O estudo entrevistou 23 mil proprietários de veículos elétricos em 18 países, incluindo o Brasil, onde 97% dos motoristas demonstraram alto nível de satisfação com seus veículos eletrificados.
Entre os motivos citados na pesquisa, 45% dos motoristas destacaram o custo operacional reduzido, seguido pelos benefícios ambientais, apontados por 40% dos entrevistados globalmente.
No Brasil, a infraestrutura limitada para recarga é um desafio. Poucas estações de carregamento rápido e tempos de recarga elevados dificultam a expansão dos veículos elétricos.
Globalmente, 72% dos motoristas de veículos elétricos realizam recargas em casa, destacando a conveniência e independência em relação às infraestruturas públicas de carregamento.
As vendas de carros elétricos continuam em alta, com recorde de 1,7 milhão de unidades em outubro de 2024. A China lidera, representando a maior parte dessas vendas globais.
O setor automotivo global tem ampliado a oferta de modelos elétricos, incluindo SUVs, sedans e híbridos, impulsionando a adoção de tecnologias mais limpas e sustentáveis.